A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segurança do Trabalho Módulo 5 – EPI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segurança do Trabalho Módulo 5 – EPI"— Transcrição da apresentação:

1 Segurança do Trabalho Módulo 5 – EPI
Prof. Patrícia Bianca Proteção para membros superiores

2 Ferramentas Naturais Indispensáveis à Vida
M Ã O S Ferramentas Naturais Indispensáveis à Vida

3 Força do Hábito Pense: O que você fez com suas mãos desde que entrou nesta sala? Você fez alguma destas coisas sem precisar pensar? Nós usamos nossas mãos tão freqüentemente que a maioria das coisas que fazemos, não precisamos nem pensar nelas. Quando nós fazemos algo sem precisar pensar nisso, então este comportamento é uma “força do hábito”.

4 Com as mãos, nós pintamos, apalpamos, prendemos, agarramos, batemos, carregamos, alimentamos, sinalizamos,escrevemos, desenhamos, acariciamos ...

5 5 Razões Para Você Proteger Suas MÃOS
Suas mãos são preciosas, são suas Ferramentas Naturais, com elas você segura, aperta, empurra, etc. As mãos são os olhos dos cegos e voz dos mudos! Você só tem duas! Elas são importantes para o seu sustento e o de sua família.

6 5 Razões Para Você Proteger Suas MÃOS
Não existem mãos de reserva, elas nunca serão encontradas no almoxarifado para reposição. Nada as substitui completamente! Elas são frágeis e estão expostas a riscos diariamente, arestas cortantes, facas, etc., que são inimigos de mãos desatentas.

7 5 Razões Para Você Proteger Suas MÃOS
A mão é a região do corpo mais lesionada por acidentes. Qualquer ferimento, limita as suas mãos. Portanto, a segurança de suas mãos, está em suas MÃOS.

8 Dispositivos de Proteção
Algumas máquinas possuem telas de proteção, protetores de “dedos”, entre outros dispositivos para evitar que as mãos ou outras partes do corpo ou da vestimenta do operador entre com contato com os componentes móveis. Portanto nunca remova essas proteções e nem trabalhe com ela sem as proteções. Luvas Protetoras São importantes para o desenvolvimento de determinadas funções; Use luvas sempre que for movimentar ou remover peças ou equipamentos quentes, frio ou que estejam em contato com produtos químicos ou contaminados; Nunca use luvas além das medidas das suas mãos, isto é, luvas grandes ou muito folgadas, porque ao invés de proteger poderá ficar presa ou diminuir o “tato”, potencializando o risco de acidentes.

9 É ainda pelo intermédio das mãos que sabemos o que é ...
Polido; Áspero; Afiado; Quente; Frio; Pontiagudo; Macio; Duro, etc...

10 Caramba! Acho que ficou na máquina.
Principais Tipos de Acidentes com as MÃOS Ferimento Cortante; Perfurações; Amputações; Contato com Substância Química; Prensado por Objeto; Contato com Energia Elétrica; Esmerilhado ou Esfolado; Alta ou Baixa Temperatura; Superfícies Cortantes; Queda de Objeto sobre as mãos ou prensagem; Impacto com objetos, ferramentas, máquinas; Vibrações; Agentes Biológicos (Vírus, Fungos e Bactérias, etc...) Onde esta o dedo mínino? Caramba! Acho que ficou na máquina.

11 Conseqüência De Acidentes Nas MÃOS Com Perdas Substanciais
PROFISSIONAL . Dificuldades de ingressos em Empregos; . Alteração da Função; . Dificuldades nas Realizações de Tarefas;. . Dificuldades de Promoções. SOCIAL . Restrições de Atividades; . Impossibilitado à Prática de Esportes; . Privação de Tocar; . Sensação de Incapacidade. PESSOAL . Dificuldades de Alimentar, Vestir e Higiene Pessoal; . Problemas Psicológicos, inclusive no Meio Familiar; . Dependência de Pessoas; . Limitações Física.

12 PERIGOS PARA AS MÃOS Pontos de Atrito e Enroscamento
O primeiro passo que você deve dar para evitar que a Conscientização acidentes aconteçam com suas mãos, é a quanto aos riscos que estão em sua volta e o que fazer para evitá-los. Eis alguns riscos: Pontos de Atrito e Enroscamento São os espaços existentes entre componentes de uma máquina, tais como: engrenagens em movimento, polias, etc... Evite introduzir suas mãos nestes espaços.

13 Superfícies Rotativas
Pontos Quentes São locais onde geram calor que são responsáveis por queimaduras, muitas delas graves. Exemplo: tubulações de vapor, máquinas de solda, etc. O uso de luvas podem livrar suas mãos dos problemas causados pelas queimaduras. Superfícies Rotativas São atividades desenvolvidas com uso de esmeril, discos de corte, etc, são extremamente perigosas.

14 Máquinas Automáticas Jóias e Roupas Largas
São quando as alavancas e botões acionados por controle remoto ou por sistema de robô, muitas vezes tocados acidentalmente, fazem com que as máquinas, aparentemente desligadas, funcionem rapidamente. Jóias e Roupas Largas Anéis, alianças, pulseiras, correntinhas no pescoço, mangas compridas e folgadas de sua camisa, podem causar sérios problemas nos trabalhos diante de máquinas em movimento. Ao iniciar suas atividades remova as suas jóias e procure arregaçar as mangas da camisa.

15 Eletricidade Prensagem
Para evitar o choque elétrico use os EPI adequados para os trabalhos com eletricidade. Prensagem Não coloque as mãos em partes em movimento. Não lubrifique máquinas em movimento.

16 Recomendações para Proteção das Mãos
Não opere nenhuma máquina, sem conhecê-la bem; Verifique se a máquina usa alguma proteção. Ás vezes a proteção é retirada e não é colocada novamente no lugar. Providencie a recolocação o mais rápido possível; Não fique com dúvida, procure orientação de como proceder com o responsável pela equipe; Ao manipular Materiais, identifique se é Agressivo e faça uso de Luva Adequada; Observe os pontos onde pode machucar, eliminando-os.

17 Recomendações para Proteção das Mãos
Mantenha seus dedos fora do Perigo, cuidado ao deixar objetos pesados ou usar alavancas para abrir; As facas e estiletes são as mais perigosas, uma lâmina bem afiada requer menos força, assim sendo existe menor possibilidade que esta perca o controle; Nunca manuseie um objeto cortante em direção ao próprio corpo; As chaves machucam, principalmente dedos, quando usadas de forma incorreta. Use a ferramenta adequada; Comunique a sua chefia, se constatar alguma ferramenta defeituosa, não espere acontecer algum acidente.

18

19 TIPO DE LUVA UTILIZAÇÃO
Luva de Segurança à base de Borracha Natural Proteção em atividades domésticas e industrias - contra agentes químicos e mecânicos Luva de Segurança Cirúrgica Proteção em áreas médico - cirúrgico - hospitalares - contra agentes biológicos Luva de Segurança contra Agentes Abrasivos e Escoriantes - uso geral (couro e tecido) Proteção contra agentes abrasivos e escoriantes Luva de Segurança contra Agentes Mecânicos Proteção contra agentes, abrasivos, escoriantes cortantes e perfurantes (abrasão, corte, rasgo e perfuração) Luva de Segurança contra Agentes Químicos Proteção contra agentes químicos Luva de Segurança de Malha de Aço Proteção contra agentes cortantes Luva de Segurança Isolante de Borracha Proteção contra choques elétricos Luva de segurança para Procedimentos não Cirúrgicos Proteção em áreas médico hospitalares, odontológicas, laboratoriais e ambulatoriais - contra agentes biológicos

20 Luva de Raspa Luva de Vaqueta VANTAGENS Proteção contra abrasivos;
Resistência contra impactos; Resistência contra cortes. VANTAGENS Boa maleabilidade e resistência a abrasão. DESVANTAGENS Diminuição de tato; Restrição de movimentos; Estereognosia ausente. DESVANTAGENS Pouca resistência a perfurantes.

21 Luva de kourion Luva de Malha de Aço VANTAGENS
Proteção contra material quente; Resistência ao calor. VANTAGENS Proteção contra cortes. DESVANTAGENS Falta de tato e estereognosia DESVANTAGENS Falta de tato e contato com o material.

22 Luvas de PVC, látex, nitrílica e neoprene
VANTAGENS Impermeáveis; Resistência a produto químico. DESVANTAGENS Pouca resistência: cortes, rasgos e perfurantes.

23 Chama-se popularmente de luva invisível, o creme protetor tem composições em apresentações diversas formuladas especialmente para proteger a pele das mãos de trabalhadores de diversas atividades do contato com: sujeiras, partículas, óleos, graxas, tintas, solventes, fibras de vidro e amianto, resinas e produtos químicos diversos. Seu maior objetivo, especialmente no trato com substâncias e materiais irritantes à pele, é a prevenção de dermatites ocupacionais, alergias e ressecamento da pele. Alguns produtos manipulados, não causam lesão diretamente, nem irritação perceptível a primeira vista, mas o contato acumulado leva à desidratação da pele e a permitir a ação de agentes patogênicos, como bactérias. Por isso, algumas formulações, além da simples proteção, atuam como hidratantes da pele e possuem propriedades anti-sépticas. Sua vantagem em relação às luvas propriamente ditas é que não afetam o tato. São sempre removíveis com detergentes adequados. São apresentadas em forma de cremes, loções e aerossóis.

24

25


Carregar ppt "Segurança do Trabalho Módulo 5 – EPI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google