A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neon Concuros Fernando Camargo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neon Concuros Fernando Camargo"— Transcrição da apresentação:

1 Neon Concuros Fernando Camargo
Modelo IS-LM Neon Concuros Fernando Camargo

2 Análise do impacto das políticas monetária e fiscal sobre a renda agregada de equilíbrio e sua interação com a política cambial.

3 IS-LM Também chamado por alguns autores de Modelo Keynesiano Generalizado (MKG) pois substitui o Modelo Simplificado. Construído em 1937 por Hicks, a partir de Keynes.

4 MKS Função Investimento é formada apenas por uma componente autônoma, descrita da seguinte forma: I = Ia

5 I = Ia – xi IS-LM (MKG) x: sensibilidade juros do I
Já no modelo IS-LM, o investimento é uma função inversamente relacionada com a taxa de juros (i) I = Ia – xi x: sensibilidade juros do I

6 + juros – investimento - juros + investimento Os impactos de variação da taxa de juros sobre investimento é medido por x (sensibilidade ou elasticidade juros do investimento)

7 Curva IS (investimento-poupança) – mercado de bens
OA = Y + M DA = C + I + G + X Y = C + I + G + (X-M) A curva IS-LM nada mais é do que as combinações de juros e renda que tornam Oa = Da.

8 Curva IS - Gráfico Cada ponto da curva IS é uma combinação de i e Y onde se verifica um equilíbrio no mercado de bens, isto é: AO=DA

9 Curva LM (liquidez-dinheiro) – mercado monetário
É o lugar geométrico das combinações de juros e renda que equilibram o mercado monetário, isto é, quando a oferta monetária (M) iguala a demanda monetária (L), isto é: M = L A oferta monetária é determinada exclusivamente pelo Bacen.

10 Curva LM A demanda por moeda L é uma função da taxa de juros e do nível de renda. L = aY – bi a: sensibilidade renda da demanda por moeda b: sensibilidade juros da demanda por moeda

11 A demanda por moeda é uma função positivamente relacionada com a renda.
+ Y, maior necessidade dos agentes por moeda. – Y menor necessidade dos agentes por moeda. Como a Oferta Monetária (M) é constante (Bacen), o aumento de demanda por moeda gera uma elevação da taxa de juros. Por outro lado, quanto + i, menor a demanda por moeda.

12 LM Graficamente Renda aumenta, eleva a demanda por moeda e aumenta a taxa de juros

13 LM Graficamente No mercado monetário há uma relação positiva entre a taxa de juros e o nível de renda.

14 Ponto de equilíbrio

15 IS-LM e Política Fiscal
Política Fiscal Expansaionista-PFE Eleva G Reduz Impostos Política Fiscal Contracionista-PFC Diminui G Aumenta Impostos

16 IS-LM e Política Monetária
Política Monetária Expansaionista-PME Eleva oferta monetária Reduz taxa de juros Política Monetária Contracionista-PMC Eleva a taxa de juros

17 IS do MKS Neste modelo, o investimento é um gasto autônomo (I=Ia).Sensibilidade juros = 0. A realização de PME é incapaz de elevar o nível de produção, apenas a PFE tem essa eficiência.

18 LM Clássica A sensibilidade juros da demanda por moeda é nula. Isso significa que a demanda por moeda dependa só da renda, isto é L = aY. Neste caso, o equilíbrio independe da taxa de juros. Uma PFE não gera aumento do produto.

19 Armadilha da liquidez Ocorre quando os agentes estão dispostos a demandar toda oferta monetária do Bacen. LM é uma horizontal. Elevações na oferta de moeda não modificam a taxa de juros. PM é ineficiente.


Carregar ppt "Neon Concuros Fernando Camargo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google