A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS."— Transcrição da apresentação:

1 MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS

2 Musculação: é preciso cuidado!
A adolescência é um momento de muita transformação. Muda-se o jeito de pensar, de vestir e de se relacionar com o mundo. Junte-se a isso a revolução hormonal que ocorre no organismo. É nessa fase que os pré-adolescentes questionam a própria imagem. Esse é um dos principais fatores que fazem com que os jovens, meninos ou meninas, queiram frequentar uma academia de ginástica para desenvolver um corpo mais “sarado”.

3 Antes dos 14 anos, não se deve praticar musculação
O ideal é que essa modalidade seja praticada depois dos 14 anos pelas meninas e dos 16 pelos meninos, após o fechamento das placas de crescimento associadas aos tendões musculares; antes disso, a criança e o adolescente estão com o aparelho músculo-esquelético ainda imaturo para esse tipo de esforço.

4 Cuidados com a prática da musculação:
Aquecimento e alongamento antes e depois de qualquer atividade; · Treino planejado de acordo com a idade, a altura e o peso; · Cuidado com o material utilizado. · Frequência: até três vezes por semana, com duração de, no máximo, 1:30 hs. · Série com cargas baixas; · Cuidados recobrados com a hidratação e a alimentação. Nunca ir para a academia com estômago vazio. A energia, neste caso, será retirada do músculo. Cuidados com a postura e com a carga a ser utilizada. Não cuidar do peso da pessoa ao lado, mas sim observar o que é possível para você. Sempre “malhar” todos os músculos, não somente a parte superior.

5 HOMEM ESFIRRA

6 Benefícios da musculação:
Melhora a parte estética. Faz com que o seu percentual de gordura diminua. Enquanto a quantidade de gordura corporal diminui, ocorre também um aumento de massa muscular. É bom para quem quer emagrecer e, principalmente, para quem quer ganhar peso. Musculação torna o coração mais saudável. A musculação treina o coração para esforços intensos. Quando a pessoa fortalece os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço. Aumenta a força, gera um aumento de peso e de massa muscular. Com isso os músculos começam a aparecer mais, esculpindo e dando uma maior definição ao corpo. Melhoria dos aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória e aprendizagem). Aumento da resistência do sistema imunológico, diminuindo o risco de infecções. Melhora a postura e a flexibilidade. Melhora a auto-estima. A musculação pode ser feita em conjunto com outros esportes, com o intuito de fortalecer os músculos, para auxiliar na preparação e treinamento de outras modalidades.

7 Riscos/cuidados da musculação:
O exercício deve ser feito com acompanhamento de um profissional de Educação Física. Os exercícios devem ser feitos de forma correta ou poderão ocorrer rompimentos dos ossos, músculos ou ligamentos, além de dores na coluna e desvio na postura. Adolescentes podem ter seu crescimento afetado. É essencial que o praticante de musculação faça um aquecimento e um alongamento assim que chegar à academia e depois que terminar de malhar Os músculos trabalhados devem ter 24 horas de descanso entre uma sessão e outra.

8 A musculação rejuvenesce e mantém você jovem
A musculação rejuvenesce e mantém você jovem. A partir dos 30 anos, nós começamos a perder massa muscular e podemos chegar a perder 30% de massa magra até os 80 anos. Todos nós envelhecemos, mas quem faz musculação, retarda este envelhecimento. A perda muscular é amenizada para quem faz exercícios com peso. Com a musculação, você vai amenizar, e muito, a celulite, pois aumentando a massa muscular, sua pele (em cima do músculo) fica mais lisa. A redução da gordura não melhora a aparência da pele. Ela pode ficar flácida e cheia de furinhos, mas se você fizer exercícios com pesos, evitará a flacidez e definirá os músculos, minimizando a celulite.

9 DOENÇAS QUE PODEM SER EVITADAS COM A PRÁTICA DA MUSCULAÇÃO:
Osteoporose - A musculação estimula a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a densidade óssea. Atividades aeróbias de impacto , como a corrida, também oferecem este benefício, mas os exercícios com peso são mais seguros para as articulações. Artrose (desgaste das articulações) - Quando os músculos são fortalecidos, propiciam maior estabilidade as articulações, promovendo menor desgaste entre os ossos. Diabetes - Quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose (substância que em excesso no sangue causa o diabetes).

10 As Séries na Musculação
As séries da musculação dependem muito do objetivo que o praticante pretende com aquela atividade e a disponibilidade do praticante.

11 Se teu objetivo é perder peso:
Faça três séries com 15 a 20 repetições; Procure alternar movimentos de pernas e braços; Faça intervalos curtos; Coloque uma carga que seja compatível.

12 Se teu objetivo é ganhar massa muscular:
Faça mais séries, com menos repetições e carga de peso alta. Exemplo: 4 séries de 8 repetições cada com peso que você suporte (sem alterar a postura correta no exercício). Se você treina todos os dias, alterne os grupos musculares.


Carregar ppt "MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google