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Pré-História Revolução Industrial – Inglaterra 1760

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Apresentação em tema: "Pré-História Revolução Industrial – Inglaterra 1760"— Transcrição da apresentação:

1 Pré-História Revolução Industrial – Inglaterra 1760 Pai da Medicina do Trabalho – Bernardino Ramazzini OIT (1919) Organização Internacional do Trabalho No Brasil 1940 – ABNT 1943 – CLT 1944 – CIPA (Decreto-lei nº de 10 de novembro de 1944 – Criação da CIPA) 1966 – FUNDACENTRO 1967 – SESMT 1977 – Lei – altera o Capítulo V do Título II da CLT – Relativo a Segurança e Medicina do Trabalho 1978 – Normas Regulamentadoras – NR – Portaria nº 3.214/78

2 Normas regulamentadoras
NR-1 Disposições Gerais NR-2 Inspeção Prévia NR-3 Embargo ou interdição NR-4 Serviços Especializados e Engenharia de Segurança e em medicina do trabalho - SESMT NR-5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA NR-6 Equipamento de Proteção Individual – EPI NR-7 Programa de Controle Médico de saúde Ocupacional – PCMSO NR-8 Edificações NR-9 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais- PPRA NR-10 Instalações e Serviços em eletricidade NR-11 Transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais NR-12 Máquinas e equipamentos NR-13 Caldeiras e vasos de pressão NR-14 Fornos

3 NR-15 Atividades e operações insalubre
NR-16 Atividades e operações perigosas NR-17 Ergonomia NR-18 Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção NR-19 Explosivos NR-20 Líquidos combustíveis e inflamáveis NR-21 Trabalho a céu aberto NR-22 Trabalhos subterrâneos NR-23 Proteção contra incêndio NR-24 Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho NR-25 Resíduos industriais NR-26 Sinalização de segurança NR-27 Registro profissional do técnico de segurança do trabalho no Ministério do Trabalho NR-28 Fiscalização e penalidades NR-29 Segurança e saúde no trabalho portuário

4 Normas regulamentadoras rurais
NRR-1 Disposições Gerais NRR-2 Serviços especializados em Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural – SEPATR NRR-3 Comissão interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho Rural NRR-4 Equipamentos de Proteção Individual - EPI NRR-5 Produtos químicos

5 Modelo de Gestão do SESMT
Determinar que empresas privadas e públicas que mantenham o Serviço com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho Que o dimensionamento dos serviços especializados estão vincula­dos à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento. Serviço especializado devem contar com a atuação de profissio­nais como Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.

6 MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
É o papel desempenhado pela empresa no seu negócio. Atua como uma mão invisível que guia os funcionários. Deve ter a “cara da empresa”; é uma espécie de carteira de identidade. Deve ter flexibilidade para que possa acompanhar as mudanças.

7 MISSÃO Tem como ponto de partida as seguintes questões:
O QUE a empresa deve fazer? PARA QUEM deve fazer? PARA QUE deve fazer? COMO deve fazer? ONDE deve fazer? QUAL sua responsabilidade social?

8 MISSÃO Tem como ponto de partida as seguintes questões:
Qual a RAZÃO de ser da existência da organização para: o ACIONISTA ou os SÓCIOS os EMPREGADOS os CLIENTES o MERCADO a COMUNIDADE

9 MISSÃO Exemplo: EMBRAPA
Sua missão é viabilizar soluções   de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura , em benefício da sociedade brasileira.

10 BANCO CENTRAL DO BRASIL
MISSÃO Exemplo: BANCO CENTRAL DO BRASIL       Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente.

11 MISSÃO Exemplo: PORTO SEGURO
Nossa missão é assumir riscos e prestar serviços, garantindo agilidade, por meio de um atendimento familiar que supere expectativas, a custos competitivos.

12 VISÃO Definindo as dimensões da VISÃO:
Qual impulso ou foco para o desenvolvimento da empresa? Qual o escopo de produtos e mercados a serem, ou não, considerados? Que prioridade e mix de produtos e mercados se encaixam nesse escopo? Quais os principais recursos necessários para transformar a visão estratégica em ação. Quais as implicações dessa visão para expectativa de crescimento e retorno? A visão deve ser clara e quantificada.

13 VISÃO Exemplo: PORTOBELLO
Ser uma empresa global, reconhecida como líder brasileira em soluções inovadoras e em excelência comercial, no segmento de revestimentos cerâmicos.

14 VISÃO Exemplo: BANCO DO BRASIL
Sermos o primeiro banco dos brasileiros no Brasil e no exterior, o melhor banco para  trabalhar e referência em desempenho, negócios sustentáveis e responsabilidade socioambiental.

15 VISÃO Exemplo: FIAT Estar entre os principais do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.

16 POLÍTICA Conjunto de objetivos que desenvolvem um programa de ação em uma organização. No caso de gestão integrada, a política deve atender à: qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho e ainda, responsabilidade social. A política deve ser condizente à cultura, valores, missão e visão de uma organização.

17 SISTEMA DE GESTÃO BASEADO EM PROCESSOS
A organização pode ser visualizada como um sistema que realiza seu trabalho através de um conjunto de atividades inter-relacionadas, que consomem recursos e produzem bens e serviços, denominados PROCESSOS.

18 SISTEMA DE GESTÃO BASEADO EM PROCESSOS (ORIENTADOS A CLIENTES)
PROCESSOS CHAVES (ORIENTADOS A CLIENTES) Os processos chaves têm impacto direto no cumprimento da missão da organização, isto é, são fundamentais para a execução de sua estratégia e suas atividades de rotina. Se houver falha num processo desse tipo o sucesso da organização estará comprometido.

19 SISTEMA DE GESTÃO BASEADO EM PROCESSOS (ORIENTADOS A CLIENTES)
PROCESSOS CHAVES (ORIENTADOS A CLIENTES) São aqueles que impactam diretamente o cliente externo. Se houver falha num processo desse tipo o cliente perceberá imediatamente. Por exemplo: O processo de PRODUÇÃO de uma fábrica de molas.

20 SISTEMA DE GESTÃO BASEADO
PROCESSOS PROCESSOS DE APOIO São aqueles que sustentam os processos chaves e impactam indiretamente o cliente externo. Se houver falha num processo desse tipo o cliente não perceberá imediatamente. Exemplo: Prestação de serviços de apoio de informática; Instrução do pessoal; Distribuição de material pelo almoxarifado.

21 SISTEMA DE GESTÃO BASEADO
PROCESSOS PROCESSOS DE GESTÃO São necessários para coordenar as atividades de apoio e os processos chaves.

22 SISTEMA DE GESTÃO BASEADO
PROCESSOS É uma série de tarefas que recebem insumos (materiais, informações, pessoas, máquinas, métodos) e geram produtos (bens, informações, serviços). Transformação Entrada Saída

23 SISTEMA DE GESTÃO BASEADO EM PROCESSOS
ESTRUTURA TRADICIONAL (HIERÁRQUICA) EMPRESA Vendas Produção Financeiro R. Humanos

24 SISTEMA DE GESTÃO BASEADO EM PROCESSOS LEVANTANDO OS PROCESSOS
EMPRESA Vendas Produção Financeiro R. Humanos Analisar todos os processos que passam nos departamentos (até a entrega do produto)


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