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Conceitos de Monitoramento

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Apresentação em tema: "Conceitos de Monitoramento"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos de Monitoramento
MONITORAMENTO DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO O CACTIEZ E SNMP Conceitos de Monitoramento ENCOSIS III – 2014

2 Introdução O aumento da competitividade no mercado empresarial tem obrigado as empresas a uma busca incansável pela redução de custos, aumento da eficiência operacional, novos mercados, maior lucratividade, racionalização de investimentos e mais agilidade na tomada decisões. Neste ambiente, a informação como subsídio para a tomada de decisões, tornou-se o principal ativo das organizações: tê-la disponível em tempo real, acessá-la com segurança de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo é fundamental para a continuidade dos negócios e crescimento sustentável das empresas.

3 Introdução Como consequência, o grau de dependência das redes de telecomunicações e da infraestrutura de tecnologia da informação aumentou. Sendo assim, deixar de monitorar, gerenciar estes ambientes e os seus principais parâmetros de desempenho, pode significar muitas perdas e prejuízos, uma vez que os dados e informações que trafegam nas redes corporativas são, em última análise, valores monetários.

4 Introdução Neste contexto, a gerência e monitoramento do desempenho de redes corporativas, tornam-se imprescindíveis, pois mais importante que saber quais os problemas que estão relacionados à rede corporativa, é conhecer o impacto deles no lucro das empresas.

5 Gerenciamento de Rede O gerenciamento está associado ao controle das atividades e ao monitoramento do uso dos recursos no ambiente da rede. As tarefas básicas desta gerência, resumidamente, são: Obter as informações da rede; Tratá-las para diagnosticar possíveis problemas; e Encaminhar as soluções destes problemas.

6 Gerenciamento de Rede Para cumprir estes objetivos, funções de gerência devem ser embutidas nos diversos componentes da rede, possibilitando detectar, prever e reagir aos problemas que por ventura possam ocorrer.

7 Gerenciamento de Rede De acordo com a ISO (ISO ), a gerência de redes pode ser classificada em cinco áreas funcionais: Gerência de falhas, Gerência de contabilização, Gerência de configuração, Gerência de desempenho e Gerência de segurança.

8 Gerência de Falhas Detecta, isola, notifica e corrige operações anormais no funcionamento dos recursos de rede; Para controlar o sistema como um todo, cada componente essencial deve ser monitorado individualmente para garantir o seu perfeito funcionamento. Quando ocorre uma falha, é importante que seja possível, rapidamente: Determinar o componente exato onde a falha ocorreu; Isolar a falha do resto da rede, para que ela continue a funcionar sem interferências; Reconfigurar ou modificar a rede para minimizar o impacto da operação sem o componente que falhou; Reparar ou trocar o componente com problemas para restaurar a rede ao seu estado anterior.

9 Gerência de Configuração
Responsável pelo registro, manutenção dos parâmetros de configuração dos serviços da rede e implementação de facilidades para atualização ou modificação dos recursos de rede, tais como versões de hardware e de software;

10 Gerência de Contabilização
Registra o uso da rede por parte de seus usuários com objetivo de cobrança ou regulamentação, isto é, implementa facilidades para alocação dos recursos e definição de métricas para uso dos mesmos;

11 Gerência de Desempenho
Responsável pela medição e disponibilização das informações de desempenho dos serviços de rede. Estes dados são usados para garantir que a rede opere em conformidade com a qualidade do serviço acordado com os seus usuários e para análise de tendência;

12 Gerência de Segurança Restringe o acesso à rede e impede o uso incorreto por parte de seus usuários, de forma intencional ou não, protegendo a operação dos recursos de rede.

13 Monitoramento de Rede Consiste na observação de informações relevantes ao gerenciamento, que podem classificadas em três categorias: Estática: caracteriza os elementos na atual configuração, como o número e identificação das portas em um roteador; Dinâmica: relacionada aos eventos na rede, como a transmissão de um pacote; Estatística: pode ser derivada de informações dinâmicas como a média de pacotes transmitidos por unidade de tempo em um determinado sistema.

14 Monitoramento de Rede A informação de gerenciamento é coletada e armazenada por agentes e repassada para um ou mais gerentes. Duas técnicas podem ser utilizadas na comunicação entre agentes e gerentes: Polling; e Event-reporting (ou relatório de evento).

15 Polling A técnica de polling consiste em uma interação do tipo request/response entre um gerente e um agente. O gerente pode solicitar a um agente (para o qual ele tenha autorização), o envio de valores de diversos elementos de informação. O agente responde com os valores constantes em sua MIB.

16 Event-reporting No event-reporting a iniciativa é do agente.
O gerente fica na escuta, esperando pela chegada de informações. Um agente pode gerar um relatório periodicamente para fornecer ao gerente o seu estado atual. A periodicidade do relatório pode ser configurada previamente pelo gerente. Um agente também pode enviar um relatório quando ocorre um evento significativo ou não usual.

17 Polling x Event-reporting
Tanto o polling quanto o event-reporting são usados nos sistemas de gerenciamento, porém a ênfase dada a cada um dos métodos difere muito entre os sistemas. Em sistemas de gerenciamento de redes de telecomunicações, a ênfase maior é dada para o método de relatório de evento. O SNMP dá pouca importância ao relatório de evento.

18 Polling x Event-reporting
A escolha da ênfase depende de um número de fatores: Quantidade de tráfego gerada por cada método e de processamento nos equipamentos gerenciados; Robustez em situações críticas; Tempo entre a ocorrência do evento e a notificação ao gerente; Transferência confiável versus não confiável; As aplicações de monitoração suportadas pela de rede; As considerações caso um equipamento falhe antes de enviar um relatório.


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