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09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação Conceito.

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1 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 1970  Doutorado: 2008 Apresentador(a): Profa. Elisete M. Tomazetti Centro de Educação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM Pontos fortes do Programa  Aprovação do doutorado pela CAPES tendo como base a proposta do Programa e a produção qualificada de um grupo de doze docentes (2007);  Aumento do número de docentes com bolsa produtividade/CNPQ, de 3 para 7 nos últimos três anos;  Consolidação e expansão de grupos de pesquisa que são reconhecidos nacionalmente em suas pesquisas.  Boa participação discente na produção intelectual dos docentes  Participação dos discentes nos eventos importantes da área (ENDIPE, ANPED-sul, ANPED-nacional)  Aumento do número de pesquisas de docentes financiadas por agências de fomento (CNPQ, PIBID,Observatório da Educação...)  Alta percentagem de titulados no Mestrado

3 UFSM Pontos fracos do Programa  Produção intelectual qualificada desequilibrada entre o corpo docente: não há uma alta produção de todos os docentes; em alguns casos, o próprio docente não tem sua produção equilibrada  Alguns docentes com produção científica fora da linha de pesquisa  Baixa produção em periódicos e maior em livros  Conclusão do mestrado com tempo médio de 26 meses  Poucos Convênios em Operacionalização  Falta de dados que indiquem a inserção de docentes e discentes do Programa nas escolas da rede pública da cidade e da região com projetos de pesquisa  Historicamente poucos estudos quantitativos da situação do Programa. Produção intelectual qualificada desequilibrada entre o corpo docente: não existe um equilíbrio de produção entre os docentes e, em alguns casos, o próprio docente não tem sua produção equilibrada. Produção científica fora da linha de pesquisa. Baixa produção em periódico.

4 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Publicação de artigos de docentes em periódicos: aumento de 20% ao ano Envolvimento dos docentes com sua produção e acompanhamento dos coord. de linha Docentes com muita carga horária na graduação Demora na avaliação e retorno pelos periódicos 1 Reorganizar e/ou criar novas linhas de pesquisa Aumento do número de docentes e de objetos e temáticas de pesquisa Falta de articulação entre o objeto de pesquisa e as possibilidades das linhas de pesquisa Crescimento suicida e falta de apoio institucional 2 Criar, expandir/consolidar convênios internacionais, prioritariamente com países do MERCOSUL Existência de 3 convênios: UBA, Portugal, AUGM, Universidade de Valência, Venezuela. Não acolhimento por parte dos docentes, faltam ações mais efetivas. Ausência e/ou não aprovação de editais específicos (verba para missões de trabalho 3 Criar e expandir convênios nacionais Existência de alguns convênios (Maringá, Londrina, Univalli, Unioste), CEALE, RIES, PROCULTURA. Não acolhimento por parte dos docentes Ausência e/ou não aprovação de editais específicos 4 Propor ingresso de professor visitante Abertura de edital pela UFSM/CNPq Falta de vagas e de apoio pela UFSM 5 Aprovação de Projetos MINTERTratativas em andamento Não HáNão abertura de Edital pela Capes (previsão final do ano) 3

5 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumento do número de docentes com bolsa produtividade. Docentes de outras linhas de pesquisa. Aumentar de 7 para 14. Professores pesquisadores e com produção qualificada Não participação nos editais PQ/CNPQ Aprovação de projetos no mérito apenas 1 Aumento da produção qualificada individual do docente do programa Há um corpo docente com produção qualificada em expansão Não submissão de artigos para publicação em periódico qualificados Não aprovação dos trabalhos submetidos. 2 Ter um docente por ano em pós- doutoramento Relação de pesquisadores com outros grupos de pesquisa de outras instituições Falta professores para assumirem suas aulas na graduação Não contratação de professor substituto para a qualificação em pós- doutorado. 4 Redução do tempo médio de titulação de 26 para 24 meses Reconhecimento do Colegiado e docentes Alunos que são professores da Escola Básica Falta de Bolsas para discentes 3 DP - 2007200820092010 21 3033

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 GT de assessoramento para participação em Editais de financiamento de pesquisa. GT em andamentoDesconhecimento e falta de participação - 4 Todo docente deverá submeter, pelo menos, um projeto para financiamento externo à UFSM. 3 Reestruturação das linhas de pesquisa para que abarquem os projetos de seus docentes. Atenção e discussão constante nas LP acerca das produções realizadas em seu interior (certa vigilância) Projetos de pesquisa de docentes e orientandos que não condizem com as temáticas investigadas nas LP. - 1 Criação de seminários interlinhas de pesquisa, privilegiando temáticas interdisciplinares Existências de alguns poucos seminários interlinhas Pouco acolhimento dos docentes Não há 2 2007200820092010 30 4045 Número de projetos de pesquisa

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Incrementar em 20% ao ano a produção intelectual dos docentes em periódicos Não submissão de artigos aos periódicos Alta demanda 1 Atingir 30% da produção de docentes com a participação discente ou de egressos Não submissão de artigo aos periódicos Alta demanda 2 2007200820092010 3987100 Trabalhos completos em periódicos

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2007200820092010 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 105 -98143-87106-90116-74  Número de titulados em cada ano 46593243 DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano 102030  Número de titulados em cada ano --- MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Reavaliação do elenco de disciplinas frente às necessidades do mestrado e doutorado – Articulação da Matriz do Programa Reorganização pelos docentes Discordância interna sobre linhas teóricas do Programa Não existem 1 Conclusão das primeiras turmas de doutorado (2012, 2013, 2014) com qualidade nas teses produzidas Alunos seguindo o fluxo do do Programa Dificuldades em fazer exames de qualificação de tese em tempo hábil Poucos recursos para composição das bancas 3 Atualização o conteúdo e bibliografia das disciplinas Reorganização pelas docentes Não existem 2

9 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos180 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 33,3% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG14% Demais destinos relevantes dos egressos 53%

10 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Alteração nas formas de financiamento e na definição de verbas  Melhoria no acervo bibliográfico  Mudanças no site do PPGE  Alterações de disciplinas da grade curricular  Maior apoio a discentes para participação em eventos e apresentação de trabalhos  Melhoria no atendimento ao público pela secretaria do PPGE  Intensificação da manutenção dos equipamentos das salas de aula  Intensificação da manutenção e ampliação do espaço físico

11 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Submissão de projeto a editais para aquisição de equipamentos Existência de edital Pró-equipamentos. Não participação nos editais Os equipamentos solicitados para pesquisa em ciências humanas não são considerados importantes no contexto do Edital 3 Melhoria e criação de novas salas para alunos do programa que contemplem a convivência entre linhas de pesquisa. Expansão física da UFSM Não háNão reconhecimento pela UFSM das necessidades de expansão física do CE 1 Melhoria do acervo da biblioteca setorial Reorganização da Biblioteca, existência de bibliotecária e de acervo na área Não solicitação por parte dos docentes de novas bibliografias e não de assinatura de periódicos Baixo investimento por parte da IES 2

12 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Conseguir que 30% dos doutorandos estejam em doutorado sanduíche. Crescimento do número de convênios e parcerias com outras IES Recursos financeiros 2 Gerar, pelo menos, 30% da produção a partir de pesquisas feitas a partir de convênios com instituições de ensino e pesquisa Crescimento do número de convênios e parcerias com outras IES Dificuldades devido a elevada carga horária na graduação Recursos financeiros para missões de trabalho 1 Apresentar indicadores da inserção de docentes e discentes na Escola Básica Não existem 3

13 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Consolidação do doutorado de forma integrada com o mestrado gerando o fortalecimento do Programa.  Demarcação de indicadores da inserção do Programa com a Escola Básica do município e região  Reorganização da Matriz Curricular do Programa  Aumento da produção qualificada dos docentes do Programa  Fortalecimento e operacionalização dos convênios existentes e criação de outros  Aumento do número de projetos financiados por agências de fomento  Aumento do número de docentes com bolsa produtividade/CNPQ  Ampliação do espaço físico e atualização dos equipamentos do PPGE PRINCIPAIS METAS

14 UFSM


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