A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TURISMO AULA 01.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TURISMO AULA 01."— Transcrição da apresentação:

1 TURISMO AULA 01

2 TURISMO Não é apenas um movimento de pessoas que implica transporte, alojamento e alimentação, etc. Fenômeno social complexo Múltiplas facetas Aspectos econômicos, socioculturais e meio-ambientais. Como atividade econômica - representa: Geração de novas fontes de riqueza. Geração de empregos Benefícios de forma direta em Hotéis, agências, transporte, restaurantes etc.

3 TURISMO Benefícios de forma indireta sobre outros setores da economia local, regional e nacional, através de: Maior arrecadação de impostos. Estímulo à atividade de comércio e serviço. Redistribuição da riqueza, quando são adotas medidas para que isto ocorra.

4 Efeito Multiplicador Beneficiários Secundárias Diretas Contabilistas
Técnicos de Eletrodomésticos Arquitetos Artesãos e artistas Fornecedores de artes e artesanato Atletas Advogados Mecânicos de autos Padeiros Bancários Açougueiros Carpinteiros Operadores Caixa Obras de Caridade Fabricantes e distribuidores de cinema e vídeo Confecções Cozinheiros/Garçons Dentistas Educadores Eletricistas Engenheiros Agricultores Pescadores Fornecedores de Mercadorias Transportadoras de mercadorias Marcenarias Jardineiros Funcionários (Lojas) Funcionários Públicos Mercearias Pessoal de Saúde Empregados de Limpeza Empregados do ramo de seguros Serviços de lavanderia Empregados Fabris Fornecedores de Mo-biliários de escritório Pintores Postos de Gasolina Encanadores Porteiros Gráficas e Editores Venda e Locação de Equipamentos recreativos Empregados da construção civil e de estradas Salvati (2007) Beneficiários Salários e Gorjetas Impostos e comissões Música / Entretenimento Despesas Adminis-trativas e Gerais Serviços Profissionais Compras de Abaste-cimento de Alimentos e Bebidas Concertos e Manutenção Publicidade e Promoção Utilidades Públicas Transportes Licenças Prêmios de Seguros Aluguel de Instalações e equipamentos Rendimentos e impostos Substituição dos Bens de Capital Devoluções ao Governo Secundárias Alojamento Refeições Bebidas Diversões Roupas Presentes e Recordações Cuidados Pessoais, Medicamentos, Produtos Cosméticos Fotografia Recreação Excursões Transportes e Guias Locais Despesas Diversas Diretas

5 Código mundial de ética do turismo - artigo 4
Atividade capaz de oportunizar: Conhecimento Sensibilidade Percepção social Contato com diferentes pessoas e culturas Desenvolvimento regional Código mundial de ética do turismo - artigo 4 "atividade turística deve ser concebida de forma a permitir a sobrevivência e o desenvolvimento de produções culturais e artesanais tradicionais, bem como do folclore, e que não provoque a sua padronização e empobrecimento".

6 MEIOS DE HOSPEDAGENS TRANSPORTE INFRA-ESTRUTURA ATRAÇÕES SER HUMANO Residentes Turistas Impactos Turismo sexual Poluição Inflação

7 CONCEITOS E DEFINIÇÕES
TURISMO CONCEITOS E DEFINIÇÕES “É O CONJUNTO DE FENÔMENOS ECONÔMICOS E SOCIAIS ORIGINADOS PELAS VIAGENS” MARCEL GAUTIER IN DIAS (2005) “TURISMO É O CONJUNTO DE RELAÇÕES E FENÔMENOS PRODUZIDOS PELO DESLOCAMENTO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS FORA DE SEU LUGAR DE DOMICÍLIO, DESDE QUE ESSES DESLOCAMENTOS E PERMANÊNCIA NÃO ESTEJAM MOTIVADOS POR UMA ATIVIDADE LUCRATIVA” HUNZIKER & KRAPF (1942) IN OMT (1998)

8 Continuará crescendo a uma taxa de 5% ao ano?
CRESCIMENTO DO TURISMO Fonte: OMT Em milhões Em milhões Em milhões Em milhões ,6 bilhões Qual outra industria possui uma taxa de crescimento tão grande assim? Automobilística + Petroquímica? Continuará crescendo a uma taxa de 5% ao ano?

9 CRESCIMENTO DO TURISMO Fonte: OMT

10 Maiores Destinos Turísticos Mundiais
CRESCIMENTO DO TURISMO Fonte: OMT Maiores Destinos Turísticos Mundiais 1950 Participaçao 1970 1990 2000 Ranking de Mercado 1 EUA Italia França 2 Canada Espanha 3 71% 43% 38% 35% 4 5 Suiça Hungria China 6 Irlanda Austria Reino Unido 7 Alemanha Russia 8 17% 22% México 19% 15% 9 Iulosgávia 10 11 Noruega 12 Argentina Tchecoslováquia Polônia 13 9% Bélgica 10% Grecia 11% 14 Holanda Bulgaria Portugal Hong Kong (China) 15 Dinamarca Romênia Malasia Outros 3% 25% 33% Total 25 milhoes 166 milhoes 457 miljhoes 697 milhoes

11 ESTIMATIVAS PARA 2020 Fonte: OMT
2020 – 1,6 bilhões 1. China milhões 2. EUA milhões 3. França milhões 4. Espanha 89 milhões .... Brasil milhões! Italia: 40

12 CRESCIMENTO DO TURISMO Fonte: OMT
Turismo Internacional gerou: 1990 US$ 276 bilhões US$ 944 billiões Hoje representa 30% exportações mundiais Brasil - US$ 6 bilhões em 2008

13 O MERCADO DE TURISMO MUNDIAL PRINCIPAIS DESTINOS

14 ASPECTOS ECONÔMICOS DO TURISMO
10,7 % DO PIB MUNDIAL Espanha 16,15% China 6,01% Brasil 2,23% 5ª posição no ranking da balança comercial 1º minério de ferro 2º petróleo bruto 3º soja 4º automóveis

15 CRESCIMENTO DO TURISMO
Fonte: OMT Na maioria dos países, o turismo é a indústria que mais gera empregos, correspondendo a mais de um bilhão de colocações no mundo. 1 EM CADA 10 EMPREGOS NO MUNDO 10% DA POPULAÇÃO ECONÔMICAMENTE ATIVA GERA EMPREGOS COM BAIXO CUSTO

16 CRESCIMENTO DO TURISMO
Fonte: OMT Geração de Trabalho 6% a 8% do emprego mundial depende do turismo 2003 a 2006 = 891 mil empregos e ocupações em turismo no Brasil investimento requerido HOTELARIA: 1 emprego = R$ 16,2 mil INDUSTRIA TÊXTIL: 1 emprego = R$ 27,4 mil CONSTRUÇÃO CIVIL: 1 emprego = R$ 28 mil SIDERURGIA: 1 emprego = R$ 68,2 mil

17 Taxa de Crescimento da participaçao do Turismo no PIB dos PVD

18 Redução da Pobreza através do turismo

19 Para maiores informaçoes:

20 Importância Econômica do Turismo
VANTAGENS que o turismo pode proporcionar: 01. Entrada de divisas - Incremento da renda dos habitantes + Impostos 02. Distribuição de recursos - Geográficos e classes sociais 03. Criação de novos empregos - Novos produtos e serviços A entrada de divisas: é de grande importancia para o crescimento econômico:.

21 Importância Econômica do Turismo
DESVANTAGENS que o turismo pode proporcionar: 01. Saída de divisas - a maior parte das divisas que entram voltam a sair 02. Desemprego - nas baixas temporadas e no declínio do destino 03. Dependência excessiva de países emissores - vulnerável às flutuações sazonais da demanda Dependência total do turismo – sem turista, sem recursos

22 Importância Social do Turismo
VANTAGENS que o turismo pode proporcionar: 01. Orgulho étnico - valorização e conservação dos costumes 02. Necessidade básica - fuga da rotina de trabalho 03. Elevação do nível cultural - Intercâmbio com os turistas

23 Importância Social do Turismo
DESVANTAGENS que o turismo pode proporcionar: 01. Perda e mudanças de hábitos e costumes locais - atividades primárias são abandonadas 02. Assimilação de padrões de outras culturas - tendência ligada aos países desenvolvidos 03. Destruição do patrimônio histórico - construção de hotéis modernos Mascara de vendida aos turistas de bali

24 Importância Ambiental do Turismo
VANTAGENS que o turismo pode proporcionar: 01. Aproveitamento dos recursos naturais - conscientização ecológica 02. Criação de sítios arqueológicos e parques florestais - qualidade e desenvolvimento 03. Recuperação e conservação de patrimônios naturais - evita a extinção Recursos: são elementos produzidos pela natureza,

25 Importância Ambiental do Turismo
DESVANTAGENS que o turismo pode proporcionar: 01. Contaminação do ambiente natural, - barreiras físicas e visuais 02. Destruição do patrimônio natural, - extinção de recursos para outros fins 03. Mudança da fauna e flora. - necessidade de adaptação Os recursos são finitos – um dia vai acabar. Pior impacto: moradias em excesso

26 Turismo é uma alternativa viável para o desenvolvimento regional?

27 Turismo no Brasil?


Carregar ppt "TURISMO AULA 01."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google