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SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Paulo Renato de Morais.

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1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Paulo Renato de Morais

2 BIBLIOGRAFIA STAIR, R.M.; REYNOLDS, G.W. Princípios de sistemas de informação. 6. ed. São Paulo: Thomson Pioneira, 2005. LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Sistemas de informações gerenciais. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

3 CAPÍTULO 2 BANCO DE DADOS: ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES

4 GERENCIAMENTO DE DADOS Empresas de todos os tamanhos usam bancos de dados para registrar transações, controlar estoques e estreitar o relacionamento com clientes e fornecedores. Quando os dados estão organizados adequadamente em sistemas de gerenciamento de bancos de dados, podem então ser analisados. A informação resultante pode ser usada para desenvolver novos negócios, apoiar a tomada de decisão e conquistar a excelência operacional.

5 GERENCIAMENTO DE DADOS Os dados consistem em fatos brutos, como quantidade de empregados e número de vendas. Para os dados serem transformados em informação útil, precisam ser organizados de um modo representativo. Os dados são organizados hierarquicamente do elemento menor (bit) para o maior (banco de dados).

6 HIERARQUIA DOS DADOS Um bit (dígito binário – BInary digiT) representa um circuito que tanto pode estar ligado (“on”) como desligado (“off”). Os bits são organizados em unidades chamadas bytes. Um byte possui 8 bits e representa um caractere (bloco de construção básica da informação). Por exemplo, a letra F em ASCII é representada por 01000110.

7 HIERARQUIA DOS DADOS Os caracteres são colocados juntos para formar um campo. Um campo corresponde a um nome, um número ou uma combinação de caracteres que descrevem um objeto corporativo, por exemplo, um empregado, um endereço ou uma venda. Um conjunto de campos relacionados é um registro. Por exemplo, um registro de empregado reúne campos de um empregado.

8 HIERARQUIA DOS DADOS Um conjunto de registros relacionados é um arquivo. Por exemplo, um arquivo de empregados mantém todos os registros de empregados da companhia. Em outro exemplo, o arquivo de estoque é o conjunto de todos os registros de estoque de uma organização.

9 HIERARQUIA DOS DADOS No patamar mais alto dessa hierarquia, encontra-se o banco de dados. Um banco de dados é um conjunto integrado de arquivos relacionados entre si que contêm registros sobre pessoas, lugares ou objetos. Um banco de dados hospeda todos os níveis de dados e também os relacionamentos entre eles.

10 ENFOQUE TRADICIONAL VERSUS ENFOQUE EM BANCO DE DADOS O enfoque tradicional em gerenciamento de dados compreende a organização em arquivos separados, criados para cada aplicação. Problema: com a criação de novos arquivos, os dados comuns a arquivos individuais tornam-se redundantes. Quando os dados são modificados em um arquivo, outros podem não ser modificados, comprometendo a integridade dos dados.

11 ENFOQUE TRADICIONAL VERSUS ENFOQUE EM BANCO DE DADOS Por exemplo, a área de vendas pode criar um arquivo de clientes e a área de responsável pelo faturamento dos pedidos também. Uma alteração de endereço pode ser realizada num arquivo mas não no outro. Nesse caso, a redundância de dados entra em conflito com a integridade dos dados.

12 ENFOQUE TRADICIONAL VERSUS ENFOQUE EM BANCO DE DADOS É comum, em aplicações tradicionais baseadas em arquivo, que haja uma dependência dos dados a programas. Isto é, os programas e dados desenvolvidos e organizados para uma determinada aplicação não são compatíveis com outras aplicações.

13 ENFOQUE TRADICIONAL VERSUS ENFOQUE EM BANCO DE DADOS Os problemas resultantes do gerenciamento de dados baseados em arquivos contribuíram para o surgimento do sistema com enfoque em banco de dados. Neste enfoque, uma série de dados relacionados é compartilhada por múltiplas aplicações.

14 ENFOQUE TRADICIONAL VERSUS ENFOQUE EM BANCO DE DADOS Vantagens do enfoque em banco de dados: redução da redundância de dados; melhoria na consistência e integridade dos dados; atualização e modificação mais fáceis; independência entre dados e programas; desenvolvimento de programas mais eficientes. Desvantagens: custo alto de compra e operação; necessidade de equipe especializada; maior vulnerabilidade (menor segurança).

15 BANCO DE DADOS RELACIONAL Bancos de dados relacionais organizam os dados em tabelas bidimensionais (denominadas relações) com colunas e linhas. Cada tabela contém dados referentes a uma entidade e seus atributos.

16 ENTIDADES E ATRIBUTOS Uma entidade é uma classe genérica de pessoas, lugares ou objetos para a qual o dado é coletado, armazenado e mantido. Exemplos de entidades: empregados, estoque, clientes, fornecedores, pedidos, transportadoras. A maioria das organizações estrutura e armazena seus dados como entidades. Assim, monta-se uma tabela para cada entidade do negócio.

17 ENTIDADES E ATRIBUTOS Um atributo constitui uma característica da entidade. Exemplos de atributos de um empregado: número do empregado, último nome, primeiro nome, data de admissão, código do departamento, salário. Exemplos de atributos de um item de estoque: código, descrição, quantidade de unidades disponíveis, localização física, fornecedor.

18 ENTIDADES E ATRIBUTOS Exemplos de atributos de clientes: número do cliente, nome, endereço, telefone, pessoas de contato. O valor específico de um atributo, chamado de item de dado, pode ser encontrado nos campos de um registro que descreve uma entidade.

19 CHAVES Como visto, um conjunto de campos de um objeto específico representa um registro. Uma chave é um campo, ou conjunto de campos, de um registro usado para identificá-lo. Uma chave primária (ou campo chave) é um campo, ou conjunto de campos, que identifica de forma única o registro. Nenhum outro registro pode ter a mesma chave primária.

20 ENTIDADES, ATRIBUTOS E CHAVES

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23 DIAGRAMA ENTIDADE/RELACIONAMENTO Diagrama entidade/relacionamento é uma representação esquemática usada para esclarecer relações entre as tabelas de um banco de dados relacional. Em um banco de dados relacional, as tabelas podem ter um relacionamento um-para-um, um-para-muitos ou muitos-para-muitos.

24 DIAGRAMA ENTIDADE/RELACIONAMENTO A relação entre as entidades FORNECEDOR e PEÇA é uma relação do tipo um-para-muitos: cada fornecedor pode fornecer mais de uma peça, mas cada peça tem apenas um fornecedor. Para cada registro na tabela FORNECEDOR, pode haver muitos registros correlatos na tabela PEÇA.

25 DIAGRAMA ENTIDADE/RELACIONAMENTO

26 Tem-se também uma relação um-para-muitos se acrescentarmos uma tabela referente a pedidos, pois um fornecedor atende a muitos pedidos. A tabela PEDIDO conteria apenas o Número_Pedido e a Data_Pedido. A figura seguinte ilustra um relatório mostrando um pedido de várias peças de um fornecedor.

27 EXEMPLO DE RELATÓRIO DE PEDIDO

28 DIAGRAMA ENTIDADE/RELACIONAMENTO Como um PEDIDO pode englobar muitas peças de um mesmo fornecedor, e uma única PEÇA pode ser pedida muitas vezes em diferentes pedidos, isso cria uma relação muitos-para- muitos entre as tabelas PEÇA e PEDIDO. Sempre que existe uma relação muitos-para- muitos entre duas tabelas, é necessário combinar essas duas tabelas em uma única tabela.

29 DIAGRAMA ENTIDADE/RELACIONAMENTO Para isso, pode-se criar uma tabela separada para um ITEM no pedido. Essa tabela é chamada tabela concatenada. A tabela concatenada contém apenas três campos: Número_Pedido, Número_Peça (usados para concatenar as tabelas PEDIDO e PEÇA) e a Quantidade_Peça.

30 DIAGRAMA ENTIDADE/RELACIONAMENTO Fica-se assim com um total de quatro tabelas nesse exemplo de banco de dados, que são apresentadas a seguir. O processo de simplificar grupos complexos de dados a fim de minimizar dados redundantes e relações muitos-para-muitos chama-se normalização.

31 PROJETO FINAL DO BANCO DE DADOS

32 DIAGRAMA ENTIDADE/RELACIONAMENTO

33 DBMS No enfoque em banco de dados, para gerenciar dados é necessário um software, chamado de sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS – Database Management System). Um DBMS consiste de um grupo de programas que manipulam os dados e fornecem uma interface entre o banco de dados e o usuário, ou entre o banco da dados e outros aplicativos.

34 DBMS

35 Exemplos de DBMS: Microsoft Access, DB2, Oracle, Microsoft SQL Server, MYSQL. O Microsoft Access é um DBMS para micros. O DB2, Oracle e o Microsoft SQL Server são DBMS para computadores de grande e médio porte. O MYSQL é um DBMS de código-fonte aberto.


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