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17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas.

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1 17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas Conceito na Capes: 4 Início do Curso: 2004  Mestrado: 2004  Doutorado: 2012 Apresentadora: Margareth Linde Athayde Centro de Ciências da saúde MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 Pontos fortes do Programa  Número de publicações científicas em periódicos indexados  Aumento do número de projetos aprovados em órgãos de fomento  Forte interação com outros programas para CT- INFRA (Química, Bioquímica toxicológica, Farmacologia)  Participação discente na produção intelectual qualificada ( acima de 50%)  Boa capacidade de captação de docentes  Núcleo permanente acima de 80%  Fluxo de entrada/saída de mestrandos adequado

3 Pontos fracos do Programa  Alguns pesquisadores ainda não possuem infraestrutura adequada para a pesquisa e acolhimento dos orientandos;  Desequilíbrio entre a produção /orientação de alunos no NP  Dificuldade de obtenção de Bolsa Produtividade/CNPq na área da Farmácia  Área física para atividades administrativas  Anfiteatro e sala de reuniões  Reduzido número de Pós-Doutoramento

4 METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 APCN DoutoradoTotalAprovada UFSM Aprovada CAPES 1 DoutoradoTotalRecursos 1 Aumento PQmédiaCompetiçãoFarmácia1 Articulação com grupos internacionais altaEspaço físico; Orçamentárias Aprovação dos projetos 1 PROCADboaDisponibilidade dos grupos Não aprovação de projetos 2 Captação de docentes altaOutros PPGsLimitação CAPES 2

5 METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Pós-doutoramentomédiadisponibilidadeProjetos e bolsas 1 Captação de docentes para o doutorado boaOutros PPGsCritérios de produtividade da área 2 Professor visitantemédiaNão aprovaçãodisponibilidade3 Captação de docentes das áreas afins médiaResistência interna Critérios da área 3 Captação de recém-doutores médiaConcorrência de outros PPGs Falta de novas vagas 3 DP - 2008200920102011 13141519

6 METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Financiamento externo altaEquipamentos espaço físico Não aprovação dos projetos 1 Aumento do n° de ICs médiaRecursos 2 Aumento do nº de orientandos altaRecursos, lempo Portaria Capes2 Aumentar a interdisciplinaridade nos projetos de pesquisa alta Consolidar os projetos de cooperação existentes Cultural; Histórico; (tradição) Grupos consolidados disponíveis 3 2008200920102011 556119*22* Número de projetos de pesquisa * Agrupados em projetos do tipo “guarda-chuva”

7 METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumento na produção qualificada altaFalta de novos equipamentos, espaço para novos laboratórios Financiamento de projetos 1 Aumento da participação discente na produção altaReduzido número de bolsas fomento CAPES, CNPq e FAPERGS 1 * 48 aceitos 2008200920102011* 616410072 Trabalhos completos em periódicos

8 METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2008200920102011 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 272033  Número de titulados em cada ano 11132416 DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumento do nº de bolsas médiaDisputa internaCAPES/CNPQ/ Fapergs 1 Aumento do nº de artigos/discente médiaFinanciamento /equipamentos Fomento2

9 EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos107 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 12% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 8% Demais destinos relevantes dos egressosDoutorados no país e no exterior

10 EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Sugestões dos discentes para a melhoria do PPG: -Ampliação do número de bolsas; - Ampliação do espaço físico (salas de aula e laboratórios, sala de convivência); - Sistema de aquisição de material de consumo e permanente mais ágil; -Auxilio para participação em Congressos.

11 METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumento do espaço no CCS médiaOutros cursosAtraso na obra1 Página do programa médiaDisponibilidade técnica Não há1 Todos os professores participem de Projetos CT-Infra boaCurrículo compatível; Acúmulo de funções Critérios de avaliação, PQ1, conceito 1 Reformulação da secretaria médiaNegociação entre cursos Recursos para reforma 2 Sala para reuniãomédiaNegociação entre cursos Recursos2

12 METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Convênios com universidades regionais altaDisponibilidade dos pesquisadores Convênios com órgãos municipais 1 Laboratório de diagnóstico de doenças fúngicas altaDisponibilidade Recursos2 Projeto Santa Marta altadisponibilidadeConvênios com órgãos municipais 3 Projetos de extensão boaDisponibilidade /publicação Critérios de avaliação 4

13 CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Consolidação do Doutorado  Articulação com grupos nacionais e internacionais  Aumento no número de Pós-doutoramentos  Captação de docentes da área e de áreas afins  Aumento no nº de projetos de inovação tecnológica  Aumento da produção com participação discente  Aumento na participação dos docentes em Editais de Fomento (Universal, CT-INFRA, PQGaúcho...)  Aumento no nº de convênios com Universidades regionais  Gerar pelo menos 10% da produção a partir de projetos com inserção na comunidade. PRINCIPAIS METAS

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