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Linguagem Natureza e Aquisição.

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Apresentação em tema: "Linguagem Natureza e Aquisição."— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem Natureza e Aquisição

2 Propriedades da Linguagem
Seis propriedades consensuais: Comunicativa; Arbitrariamente simbólica; Estruturada regularmente; Estruturada em níveis múltiplos; Gerativa e produtiva; Dinâmica.

3 Base do significado das palavras
Princípio de convenção; Princípio do contraste.

4 Aspectos fundamentais
Compreensão receptiva e a decodificação dos elementos da língua; Codificação expressiva e a elaboração dos produtos da língua. Obs.: Compreensão verbal; Fluência verbal.

5 Medidas Fone: som; Fonema: menor unidade de som oral;
Alofones: variações sonoras do mesmo fonema; Morfemas: menor unidade com significado; Léxico: conjunto completo de morfemas; Sintaxe: arranjo das palavras; Semântica: estudo do significado. Ex.: Havaiana: 13 fonemas; Dialetos africanos: até 60; Inglês norte americano: 40;

6 Processos de compreensão linguística
Percepção da fala: percebemos até 50 fonemas por segundo de uma língua em que somos fluentes - coarticulação; A visão comum da percepção da fala; A visão especial da percepção da fala.

7 A visão comum da percepção da fala
Refinamento fonético; Requerem processos decisórios – a fala que percebemos pode diferir da fala que alcançam efetivamente nossos ouvidos; Ex.: “Descobriu-se que a *roca estava no(a) ___; Eixo, campo, mesa ou laranha.

8 A visão especial da percepção da fala
Percepção categórica.

9 Semântica e sintaxe Significado de uma palavra Denotação Conotação
Palavras: maneira econômica de manipular as informações. Evoca-se: Todos os casos de existência da palavra; Casos que existem somente em sua imaginação; Todas as características; Todos os demais conceitos. Significado de uma palavra

10 Sintaxe Maneira sistemática pela qual as palavras podem ser combinadas para formar frases e sentenças com significado; Podemos reconhecer imediatamente a estrutura sintática; Ainda que trocamos acidentalmente a colocação de duas palavras em uma sentença, ainda formamos sentenças de acordo com a gramática, mesmo sem significado ou sentido.

11 Tente... Bola Vermelho Cesto Rolou Pulou Alto Em A Pôr Mulher.

12 Aquisição da linguagem
Adquirir uma língua envolve um dom natural modificado pelo ambiente. Inato Adquirido

13 Estágios de aquisição da linguagem
Primeiros anos de vida: Arrulhamento; Balbucio; Elocuções de uma única palavra; Elocuções contendo duas palavras e fala telegráfica; Estrutura básica de sentenças de um adulto (4 anos)

14 Arrulhamento e balbucio
Inclui crianças surdas; Indiferenciável no mundo; Capacidade para diferenciar sons melhor que adultos.

15 18 meses: 3 a 100 palavras; Erro de superextensão; Entre 1 ano e meio e 2 anos e meio: duas palavras – compreensão da sintaxe – fala telegráfica 2 anos: 300 palavras; 3 anos: palavras; 10 anos = adulto.

16 Inato e adquirido Inato: dispositivo de aquisição de linguagem;
A riqueza do conhecimento inato: Uma indicação desta riqueza - as crianças em todas as culturas parecem ir passar pelos mesmos processos de aquisição da linguagem.

17 Períodos críticos Primeiros meses de vida constituem um período crítico para a aprendizagem dos fonemas da língua nativa. É mais difícil adquirir o sistema sonoro de um segundo idioma durante estágios posteriores da vida. Evidências indiretas da existência de um período crítico de aquisição da linguagem podem ser vistas em casos de crianças que passaram por isolamento extremo. Há um período crítico para a aprendizagem da sintaxe. (deficientes auditivos)

18 Outras espécies podem aprender a linguagem humana?
Outras espécies têm um sistema de comunicação, mas argumentam que eles sejam qualitativamente diferente do nosso.

19 O que é adquirido? Crianças vêm ao mundo com a capacidade de diferenciar sons distintos que correspondem a fonemas diferentes em qualquer idioma. O que muda no primeiro ano de vida é que os bebês aprendem quais fonemas são relevantes para seu idioma e perdem sua habilidade de diferenciar os sons que correspondem ao mesmo fonema em seu idioma

20 Palavras e conceitos Quando as crianças começam a falar (cerca de 1 ano), primeiro eles usam palavras que se relacionam com conceitos familiares, por exemplo, família, animais, etc. Com cerca de 1 anos e meio as crianças usam em torno de 25 palavras, aos 6 anos as crianças usam em torno de palavras

21 De períodos simples a complexos
Entre as idades de 1 ano e meio e 2 anos e meio, a aquisição das unidades de período e sintagma, ou sintaxe, começa a combinar palavras únicas em discursos de duas palavras. As crianças progridem rapidamente do discurso de duas palavras a períodos mais complexos que expressam ideias mais precisamente

22 Processos de aprendizagem
Imitação e condicionamento Uma possibilidade é que as crianças aprendem a linguagem imitando os adultos (imitação) ou por meio de recompensas para produzir um período gramatical corretamente ou repreensão para erros (condicionamento). O problema com a imitação e o condicionamento é que eles enfocam discursos específicos.

23 Teste de hipóteses As crianças muitas vezes aprendem algo geral, como uma regra. Elas formam uma hipótese sobre uma regra da linguagem, testam-na e guardam essa regra se ela funcionar; Há alguns princípios operacionais que todas as crianças usam como guias para formar hipóteses. Ex: prestar atenção aos finais das palavras, procurar prefixos e sufixos que indicam alteração, evitar exceções, etc.

24 Atividade Quais propriedades caracterizam a linguagem?
Quais são alguns dos processos envolvidos na língua? Como adquirimos a capacidade para usar a linguagem?


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