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Pais e Encarregados de Educação 5ºF

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Apresentação em tema: "Pais e Encarregados de Educação 5ºF"— Transcrição da apresentação:

1 Pais e Encarregados de Educação 5ºF
EB23 Fernando Caldeira 1ª Reunião Pais e Encarregados de Educação 5ºF 10 de Outubro de 2011 Diretora de Turma – Maria Isabel Costa

2 "O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.
Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” Cora Coralina

3 Ordem de Trabalhos Informações;
Eleição do representante dos pais e encarregados de educação da turma; Critérios de avaliação; Currículos das disciplinas/ Aulas Previstas; Outros assuntos.

4 INFORMAÇÕES 1.1. Horário de atendimento semanal
6ª Feira das 10:15 às 11: 00 outro dia e hora fora do horário letivo em que esteja disponível 1.2. Fichas biográficas Autorização de saída à hora de almoço : Ana Cardoso nº2 Eleição do Delegado / Subdelegado de turma: Delegado - Bruno Pinto dos Santos nº5 Subdelegada - Ana Beatriz Almeida nº1 1.3. Espaços ,Clubes e Projectos (Ocupação de tempos livres) Desporto Escolar - 6ª feira à tarde (futsal, basquetebol, boccia, natação adaptada, canoagem) Biblioteca - 2ªa 6ª das 8:30 -17:00, exceto 6ª das 8:30 -15:30 Clubes e Projetos – os horários poderão sofrer alterações Está afixado no placard dos alunos - Inscrições com os professores INFORMAÇÕES

5 Jovens repórteres ambiente
Horário dos Clubes - in Tempos Segunda - feira Terça - feira Quarta - feira Quinta - feira Sexta - feira 8: 30 – 09: 15 Grupo de Percussão 09: 15 – 10:00 Eco - Clube 10: 15 – 11:00 11: 00 – 11:45 12:00 – 12:45 Clube Explorar Cantinho da Leitura e Escrita Clube Inglês Lab. Matemática Grupo de Percussão Jovens repórteres ambiente 12:45 – 13:30 Clube de Fotografia 13:45 – 14:30 14:30 – 15:15 15:30 – 16:15 16:15 – 17:00 INFORMAÇÕES

6 INFORMAÇÕES 1.4. Caderneta escolar / Cartão de Estudante
 Uso obrigatório - deve acompanhar sempre o aluno  Verificar regularmente se há mensagens / utilizar para comunicar com a escola  Usar para justificar faltas ou registo de informações 1.5. Rubricar fichas de avaliação 1.6. Controlar : Trabalhos de casa / Organização dos Cadernos diários / faltas de material / atrasos  Três faltas de material (informação via caderneta escolar)  Atraso às aulas dá lugar à marcação de falta de presença. 1.7. Funcionamento das aulas de substituição Faltar a aulas de substituição/atividades de apoio, dá lugar a marcação de falta na disciplina correspondente. 1.8. Estatuto do aluno INFORMAÇÕES Lei n.º 39/2010 de 2 de Setembro. Segunda alteração ao Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pela Lei n.º 30/2002, de 20 de Dezembro, e alterado pela Lei n.º 3/2008, de 18 de Janeiro.

7 INFORMAÇÕES Estatuto do Aluno Assiduidade
Artigo 18 º - Natureza das faltas 1 — São previstas as faltas justificadas e injustificadas, bem como os seus efeitos. 2 — As faltas resultantes da aplicação da ordem de saída da sala de aula, ou de medidas disciplinares sancionatórias, consideram -se faltas injustificadas. INFORMAÇÕES Justificação das Faltas Na caderneta: Por consulta Por atestado médico  doença superior a 5 dias úteis A apresentação da justificação deverá ser feita  antes, se a falta for prevista (consultas)  até ao 3º dia útil depois da falta A falta a um bloco de 90m corresponde a 2 faltas.

8 INFORMAÇÕES Estatuto do Aluno Lei nº39/2010 de 2 setembro de 2010
Assiduidade Artigo 21.ºExcesso grave de faltas 1-a) No 2.º e 3.º CEB, as faltas injustificadas não podem exceder o dobro do número de tempos lectivos semanais, por disciplina. 2- Quando for atingido metade do limite de faltas injustificadas, os pais ou encarregados de educação ou, quando maior de idade, o aluno, são convocados, pelo meio mais expedito, pelo diretor de turma ou pelo professor titular de turma. 3— A notificação referida no número anterior deve alertar para as consequências da violação do limite de faltas injustificadas e procurar encontrar uma solução que permita garantir o cumprimento efectivo do dever de assiduidade. 4— Caso se revele impraticável o referido no número anterior, por motivos não imputáveis à escola, e sempre que a gravidade especial da situação o justifique, a respectiva comissão de protecção de crianças e jovens deve ser informada do excesso de faltas do aluno, assim como dos procedimentos e diligências até então adoptados pela escola procurando em conjunto soluções para ultrapassar a sua falta de assiduidade. INFORMAÇÕES

9 INFORMAÇÕES Estatuto do Aluno Assiduidade
Artigo 22º - Efeitos da ultrapassagem do limite de faltas injustificadas INFORMAÇÕES 1 — Obriga ao cumprimento de um plano individual de trabalho que incidirá sobre todo o programa curricular do nível que frequenta e que permita recuperar o atraso das aprendizagens. 3 — O recurso ao plano individual de trabalho previsto nos números anteriores apenas pode ocorrer uma única vez no decurso de cada ano lectivo. 4 — O cumprimento do plano individual de trabalho por parte do aluno realiza -se em período suplementar ao horário letivo, competindo ao conselho pedagógico definir os termos da sua realização. 5 — O previsto no número anterior não isenta o aluno da obrigação de cumprir o horário lectivo da turma em que se encontra inserido.

10 6 — Sempre que cesse o incumprimento do dever de assiduidade por parte do aluno, o conselho de turma de avaliação do final do ano letivo pronunciar -se -á, em definitivo, sobre o efeito da ultrapassagem do limite de faltas injustificadas verificado — Após o estabelecimento do plano individual de trabalho, a manutenção da situação do incumprimento do dever de assiduidade, por parte do aluno, determina que o diretor da escola, na iminência de abandono escolar, possa propor a frequência de um percurso curricular alternativo no interior da escola ou agrupamento de escolas — O incumprimento reiterado do dever de assiduidade determina a retenção no ano de escolaridade que o aluno frequenta. INFORMAÇÕES

11 ESTATUTO DO ALUNO – “Disciplina”
INFORMAÇÕES

12 INFORMAÇÕES Registo de ocorrência disciplinar
Sempre que seja dada ordem de saída da sala de aula (independentemente da marcação ou não da falta de presença),é preenchido um registo de ocorrência disciplinar e o aluno será encaminhado com uma tarefa para uma sala onde estará um professor. Os registos de ocorrências disciplinares ,de acordo com a gravidade das situações ou reincidências, podem implicar que o aluno fique sujeito a medidas disciplinares sancionatórias. Tipologia e sanções a decidir em Conselho de Turma de Novembro de acordo com a legislação em vigor INFORMAÇÕES

13 Eleição representante EE
Eleição do representante dos pais e encarregados de educação da turma 2 efetivos + 2 suplentes Participação: Reuniões de conselho de turma (exceto avaliação); Reunião Intercalar  a partir de 1 de Novembro; Reuniões de natureza disciplinar Eleição representante EE

14 Critérios de Avaliação
Podem ser consultados na página da escola ou podem ser obtidas fotocópias na reprografia.

15 Critérios Avaliação A - Modalidades de avaliação
1. Avaliação diagnóstica - tem em vista a elaboração e adequação do projecto curricular de turma e conduz à adopção de estratégias de diferenciação pedagógica. 2. Avaliação formativa - é a principal modalidade de avaliação do ensino básico, assume carácter contínuo e sistemático e visa a regulação do ensino e da aprendizagem, recorrendo a uma variedade de instrumentos de recolha de informação, de acordo com a natureza das aprendizagens e dos contextos em que ocorrem. A Auto – avaliação A auto-avaliação constitui um dos modos privilegiados da avaliação formativa, sob esta forma ela consistirá na regulação do processo de aprendizagem. 3. Avaliação sumativa - consiste na formulação de uma síntese das informações recolhidas sobre o desenvolvimento das aprendizagens e competências definidas para cada área curricular e disciplina, no quadro do projecto curricular de turma respectivo, dando uma atenção especial à evolução do conjunto dessas aprendizagens e competências. Critérios Avaliação

16 Critérios Avaliação B - Áreas Curriculares disciplinares
1. Domínios de avaliação A avaliação incide sobre conhecimentos, capacidades e competências. A avaliação de atitudes e valores é da responsabilidade do conselho de turma/professor titular de turma, com o contributo de todas as disciplinas e áreas disciplinares. (Apreciação Global). 2. Parâmetros de avaliação Aquisição estruturada da informação Comunicação da informação Aplicação de conhecimentos a novas situações Utilização de linguagens específicas 3. Apreciação global: Atitudes e valores Valorização da Língua Portuguesa Educação para cidadania Utilização das TIC Critérios Avaliação

17 Indicadores Comportamentais (Itens a observar)
Atitudes e Valores Indicadores Comportamentais (Itens a observar) Responsabilidade Ser assíduo e pontual Estar atento Trazer o material necessário para as aulas Capacidade de auto e hetero – avaliação Cumprir as tarefas propostas Preservar os equipamentos e as instalações Empenho Realizar os trabalhos de casa Participar activamente e com oportunidade nas tarefas propostas Revelar organização Ter espírito crítico e curiosidade científica Relacionamento Interpessoal Cumprir as regras de conduta social Cooperar com os colegas e professores Autonomia Revelar iniciativa Revelar confiança Critérios Avaliação Quadro de valores /atitudes Ex: Matemática/ Ciências da Natureza. Idêntico nas restantes disciplinas

18 Critérios Avaliação Técnicas e instrumentos de avaliação
Na avaliação das atitudes e valores escalas de atitudes, listas de verificação registos de incidentes ocasionais Na avaliação de conhecimentos, capacidades e competências testes de avaliação, fichas de trabalho relatórios, trabalhos práticos trabalhos individuais e/ou em grupo escalas de observação prestação oral, etc... Critérios Avaliação

19 Critérios Avaliação C - Áreas curriculares não disciplinares
Estudo Acompanhado Formação Cívica Incidem sobre as competências específicas (gerais e transversais) definidas no projeto curricular de turma. A avaliação das áreas de Formação Cívica e Estudo Acompanhado expressa-se em: Satisfaz Bem (SB) Satisfaz (S) Não Satisfaz (NS) Critérios Avaliação

20 Critérios Avaliação Parâmetros a ter em linha de conta na avaliação:
Estudo Acompanhado Métodos de estudo, de organização e de trabalho; Pesquisa e utilização de diferentes fontes de informação; Estratégias de resolução de problemas; Autonomia na realização das aprendizagens. Critérios Avaliação Formação Cívica A relação interpessoal; Sentido de responsabilidade; Autonomia; A participação na vida da turma, escola e comunidade.

21 Critérios Avaliação D - Menções nos elementos de avaliação Menção
Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom 1 2 3 4 5 O - 19% % % % % Menção qualitativa Níveis (de 1 a 5) Critérios Avaliação Escala percentual

22 Critérios Avaliação EFEITOS da AVALIAÇÃO SUMATIVA
(art. 135º Reg.Interno) FINAL do 1º PERÍODO alunos com 3 ou mais níveis inferiores a 3 PLANO DE RECUPERAÇÃO Nota: Os alunos que, no decurso do 2º período, nomeadamente até à interrupção das aulas no Carnaval, indiciem dificuldades de aprendizagem que possam comprometer o seu sucesso escolar são, igualmente, submetidos a um plano de recuperação. (Desp .Normativo 50/2005) FINAL do 3º PERÍODO (lei em vigor, que irá ser alterada devido à área de projeto) Não transitam os alunos que apresentarem: 1. Nível inferior a 3 a Língua Portuguesa e Matemática; 2. Três níveis inferiores a 3 a quaisquer disciplinas (não incluindo LP + Mat.) 3. Dois níveis inferiores a 3 a quaisquer disciplinas (exceto LP+ Mat.) e NS a Área de Projeto.* Critérios Avaliação

23 Currículos das disciplinas
Educação Física Os conteúdos do domínio psicomotor não estão a ser lecionados devido à inexistência de instalações desportivas adequadas, pelo que os professores de educação Física estão a observar sobretudo o domínio sócio- afetivo (atitudes, assiduidade, pontualidade) durante a realização de atividades de caráter recreativo. Currículos das disciplinas

24 Currículos das disciplinas
AULAS PREVISTAS LP Ing. HGP Mat CN EVT EM EF EMRC EA FC 72 34 41 74 38 52 24 39 12 14 66 70 31 48 22 33 20 37 28 27 10 18 Currículos das disciplinas

25 Outros assuntos Outros Assuntos Assinaturas dos EE
tomar conhecimento dos conteúdos da educação sexual tomar conhecimento da divulgação dos critérios gerais de avaliação, do regulamento interno e do currículos da disciplinas na página da escola Ata da reunião

26 Outros assuntos Informações Gerais do Conselho de Turma
Faltas de respeito Faltas de atenção Conversas cruzadas em sala de aula Intervenções inoportunas Faltas de material/ livros/ cadernos Incumprimento de regras no recreio e corredores Outros assuntos

27 Outros assuntos Recomendações
Visite frequentemente a escola mesmo que não seja solicitado pelo Diretor de Turma; Dê ao seu educando tempo e um lugar sossegado para fazer os trabalhos de casa. Todos os dias ele terá deveres, mesmo que seja estudar as lições do dia. Os TPCs vão estar indicados numa folha de registo. Estimule-o sempre, depois dos sucessos conseguidos e não o desencoraje com algum insucesso obtido; Não deixe que ele se deite depois das 10 horas da noite. Na idade dele são necessárias de 9 a 10 horas de sono para que o organismo se recomponha e o rendimento escolar possa ser o melhor possível; Peça ao seu filho que prepare, no dia anterior, todo o material (equipamento, livros, cadernos diários …) necessário para o dia seguinte; Colabore comigo, dando-me o máximo de informações acerca do seu filho para que possa de algum modo compensar os seus problemas e ajudá-lo a crescer de uma maneira feliz. (verificar registos e acrescentar o que achar pertinente no verso da última folha) Outros assuntos

28 Vamos contribuir para o sucesso dos nossos alunos / vossos educandos!
Juntos na Educação conseguiremos formar os Homens do Futuro e Construir um Mundo Melhor. Vamos contribuir para o sucesso dos nossos alunos / vossos educandos!

29 Outros assuntos Responder inquérito Avaliação Pessoal não docente
prazo de preenchimento termina a 10 de dezembro. agueda.pt/inqueritos/index.php?sid=15927&lang=pt Plastificação Cartões de Estudantes - 0,50 € Esta apresentação está disponível em e onde poderão responder ao inquérito. Outros assuntos


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