A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PGENE/CECS ECONOMIA DA ENERGIA FEV. A ABR./2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PGENE/CECS ECONOMIA DA ENERGIA FEV. A ABR./2015."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PGENE/CECS ECONOMIA DA ENERGIA FEV. A ABR./2015

2 ECONOMIA DA ENERGIA TRATAM-SE DE CONHECIMENTOS SEMPRE MENOSPREZADOS POR NÃO PORTAR, ESSENCIALMENTE, UM FERRAMENTAL TECNOLÓGICO ALTAMENTE EXPANDIDO. E POR SE CONCENTRAR EM UMA VISÃO DIALÉTICA A RESPEITO DAS RELAÇÕES SOCIAIS SUBJACENTES AS SUAS ANÁLISES. E É ASSIM QUE IREMOS PROCEDER AQUI NESTA DISCIPLINA.

3 ABORDAGEM DE ECONOMIA DA ENERGIA SE OS CAROS ESTUDANTES VIERAM AQUI EM BUSCA DE ESTUDAR OS PRINCIPAIS CONCEITOS TEÓRICOS A RESPEITO DE ECONOMIA ESTÃO MUITO ENGANADOS. PARA TAL RECOMENDA-SE QUE PROCUREM AS DISCIPLINAS DE ECONOMIA NO CURSO ESPECÍFICO.

4 VISÃO CRITICA CASO FIQUEMOS ADSCRITOS A CONCEITOS E PRINCÍPI0S DE ECONOMIA POLÍTICA COMO ABORDADO ENTRE OS PROFESSORES TRADICIONAIS, NECESSARIAMENTE SERÃO DEIXADAS DE LADO RELAÇÕES E OCORRÊNCIAS DA MAIS ALTA IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE.

5 TEORIA ECONÔMICA DE MANEIRA ALGUMA VISA-SE DIMINUIR A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE EQUILÍBRIO GERAL, DA TERMODINÂMICA APLICADA, ENTRE OUTROS, MAS SIM RESSALTAR O QUE SE “ESCONDE” POR TRÁS DOS ACONTECIMENTOS “CORRIQUEIROS” DO COTIDIANO DA POPULAÇÃO.

6 O COTIDIANO VAMOS PROCURAR ABORDAR DISCUSSÕES SOBRE PREÇOS, SOBRE INVESTIMENTOS, SOBRE IMPACTOS DE OBRAS, SOBRE INTERESSES QUE SE APRESENTAM MASCARADOS DE “BENEFÍCIOS”.

7 AÇÃO NOSSAS DISCUSSÕES SE DARÃO NAS PRÓXIMAS DOZE AULAS. SERÃO PRECEDIDAS DE EXPOSIÇÕES DESTE PROFESSOR. PARA EM SEGUIDA SEREM COMPLETADAS POR MEIO DE SEMINÁRIOS DESENVOLVIDOS PELOS ESTUDANTES. PARA ISSO, TEREMOS COMO PONTO DE PARTIDA ALGUNS TEXTOS PRODUZIDOS E/OU SUGERIDOS PELO PROFESSOR.

8 CALENDÁRIO FEVEREIRO – 06/ 13/ 20/ 27 MARÇO – 06/ 13/ 20/27 ABRIL – 02/ 09/ 16/ 23 NOTA: RESERVA-SE O DIA 30 DE ABRIL PARA EVENTUAL REPOSIÇÃO POR ACASO NECESSÁRIA

9 DESENVOLVIMENTO 06/02 – INTRODUÇÃO GERAL

10 DESENVOLVIMENTO 13/02 - A pujança macroeconômica da Energia Elétrica na América do Sul. - “Energia elétrica nas relações internacionais” – Artigo apresentado em La Habana, Cuba, 2013. (Lázaro) – “Caminhar brasileiro na geração de eletricidade na América Latina artigo-anterior,apresentado - Berlin, em out./2014 – “Se necesitán represas en la Patagonia” (Inserção de comentários sobre libro/pesquisa elaborado sobre o mesmo tema para a geração elétrica do Chile) (lazaro) Fiealc XVI, Anakara/TU, set/2014. (LAZARO)

11 DESENVOLVIMENTO - “Energia elétrica nas relações internacionais” – Artigo apresentado em La Habana, Cuba, 2013. (Lázaro) – “Caminhar brasileiro na geração de eletricidade na América Latina Versão de artigo apresentado em Berlin, out./2014 – “Se necesitán represas en la Patagonia” (Inserção de comentários sobre libro/pesquisa elaborado sobre o mesmo tema para a geração elétrica do Chile) (Lazaro)

12 DESENVOLVIMENTO 20/02 – Petróleo, não importa onde esteja.

13 DESENVOLVIMENTO “ La importância geoestratégica del golfo de Guinea”- CIPI/Centro de investigações de Políticas Internacionais, La Habana, Out/2013 (Computador) Avaliações sobre a política da indústria de petróleo e derivados na América do Sul/ Apresentação pelo Prof. MSc. Gustavo Codas.

14 SEMINÁRIOS A indústria de energia elétrica e o desenvolvimento sócio-econômico da América Latina.(1) Apogeu e declínio dos biocombustíveis.(2) Geração hidrelétrica no Amazonas. (3)

15 SEMINÁRIOS O futuro da IEE na América do Sul O futuro da indústria de petróleo na América do Sul. Fatores de impulso na indústria de petróleo do BR. Comportamento do consumo de alguns gêneros industriais brasileiros.

16 CASO PARADIGMÁTICO LA POLÍTICA ENERGÉTICA NACIONAL DEL PERÚ

17 América do Sul


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PGENE/CECS ECONOMIA DA ENERGIA FEV. A ABR./2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google