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PublicouHerman Galvão Castilho Alterado mais de 8 anos atrás
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PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Prof: Wildson Cruz Blog:
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A disciplina A disciplina tem especial significado em função da crescente utilização dos métodos de análise estatística, por parte de todos aqueles que, mediante execução de pesquisa, contribuem com o progresso da ciência. Quer em relação às pesquisas de cunho experimental, quer no campo das investigações não-experimentais, o conhecimento e a aplicação das técnicas estatísticas assumem hoje um papel de extrema relevância, em função da grande amplitude e complexidade dos fenômenos que são objetos de estudo. Na Engenharia, o conhecimento estatístico é uma ferramenta essencial para o planejamento de novos produtos e processos.
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Ementa Introdução à Estatística; Dados Estatísticos;
Distribuição de Frequências; Medidas de posição Medidas de dispersão; Probabilidades; Distribuições de Probabilidades.
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Objetivos Compreender os conceitos básicos de estatística, probabilidade e suas principais distribuições. Identificar as situações às quais os métodos de análise estatísticos poderiam ser aplicados com propriedade aos dados de cunho tecnológico.
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Objetivos Identificar a terminologia e símbolos usuais encontrados em estatística, objetivando a organização das informações necessárias à execução de suas atividades; Identificar e compreender as técnicas e procedimentos de tratamento estatístico de informações e os cálculos essenciais ao trabalho estatístico quanto aos mais diferentes tipos de dados importantes para o processo de tomada de decisão; realizar análise exploratória e descritiva de conjuntos de dados. Utilizar a linguagem estatística como instrumento de apoio na execução de atividades do cotidiano; Solucionar problemas que envolvam fatores aleatórios empregando conceitos de probabilidade. Distinguir e descrever os principais modelos de distribuições discretas e contínuas, usando-os em problemas práticos. Resolver problemas utilizando as ferramentas estatísticas. Discutir e relatar os resultados obtidos a partir de pesquisas de campo.
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UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA
1.1 - Coleta de Dados 1.2 - Apresentação de Dados Estatísticos Apresentação Tabular Apresentação Gráfica Análise e Interpretação dos Dados 1.3 - Órgãos e Normas Oficiais
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UNIDADE 2 - DADOS ESTATÍSTICOS
2.1 - Origem 2.2 - Definições de População e Amostra 2.3 - Variáveis Conceito Tipos de variáveis Variação em relação aos fenômenos Princípios para classificação das variáveis 2.4 - Aplicações
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UNIDADE 3 - DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS
3.1 - Definição Dados Brutos Rol 3.2 - Tabelas Dados Tabulados Não-Agrupados Em Classes – SIMPLES Dados Tabulados Agrupados Em Classes – FAIXAS 3.3 - Tipos de frequências Frequência Simples Frequências Relativas Frequências Acumuladas 3.4 - Aplicações
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UNIDADE 4 - MEDIDAS DE POSICÃO
4.1 - Média Definição Determinação Propriedades 4.2 - Mediana Definição Determinação 4.3 - Moda Definição 4.3.2 – Determinação 4.4 - Comparações entre as Medidas de Posição 4.5 - Aplicações
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UNIDADE 5 - MEDIDAS DE DISPERSÃO
5.1 - Variância Definição Determinação Propriedades 5.2 - Desvio Padrão Definição Determinação Propriedades 5.3 - Coeficiente de Variação Definição Determinação 5.4 - Aplicações
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UNIDADE 6 - PROBABILIDADES
6.1 - Conceitos Básicos Experiência Aleatória Espaço amostral Eventos 6.2 - Definição Axiomática de Probabilidades 6.3 - Teoremas de Probabilidades Complementar Soma Condicional Eventos Independentes Produto Total Bayes 6.4 - Aplicações
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UNIDADE 7 - DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES
7.1 - Variável Aleatória 7.1.1 – Definição Função de Distribuição Variáveis Discretas 7.2 - Modelos Teóricos Discretos Bernoulli Binomial Poisson Aproximação da Distribuição Binomial pela Poisson 7.3 - Modelo Teórico Contínuo Normal Aproximação da Distribuição Binomial pela Normal 7.4 - Aplicações
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Avaliações O processo de avaliação será composto de três etapas, Avaliação 1 (AV1), Avaliação 2 (AV2) e Avaliação 3 (AV3). A AV1 contemplará o conteúdo da disciplina até sua realização, incluindo o das atividades estruturadas. As AV2 e AV3 abrangerão todo o conteúdo da disciplina, incluindo o das atividades estruturadas. Para aprovação na disciplina, o aluno deverá: 1. Atingir resultado igual ou superior a 6,0, calculado a partir da média aritmética entre os graus das avaliações, sendo consideradas apenas as duas maiores notas obtidas dentre as três etapas de avaliação (AV1, AV2 e AV3). A média aritmética obtida será o grau final do aluno na disciplina; 2. Obter grau igual ou superior a 4,0 em, pelo menos, duas das três avaliações; 3. Frequentar, no mínimo, 75% das aulas ministradas.
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Referências
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