A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções de Análise de Demonstrações Objetivo: A análise de balanços visa estudar, por exemplo, a capacidade, desempenho e sobrevivênicia das empresas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções de Análise de Demonstrações Objetivo: A análise de balanços visa estudar, por exemplo, a capacidade, desempenho e sobrevivênicia das empresas."— Transcrição da apresentação:

1 Noções de Análise de Demonstrações Objetivo: A análise de balanços visa estudar, por exemplo, a capacidade, desempenho e sobrevivênicia das empresas.

2 Análise de demonstrações financeiras Conceito Estudo detalhado da situação patrimonial das empresas, através da decomposição, comparação e interpretação das demonstrações contábeis, com interesse na obtenção de informações analíticas e precisas. Objetivo Fornecer informações numéricas de dois ou mais períodos, de modo a auxiliar ou instrumentar acionistas, administradores, fornecedores, clientes, governo, instituições financeiras, investidores e outras pessoas físicas ou jurídicas interessadas em conhecer a situação da empresa ou para tomar decisões.

3 Passos da análise 1. Extraem-se índices das demonstrações financeiras; 2. Comparam-se os índices com os padrões; 3. Ponderam-se as diferentes informações e chega-se a um diagnóstico ou conclusões; 4. Recomendações; 5. Tomam-se as decisões. Quando esta seqüência não é levada em conta, a Análise de Balanços fica prejudicada.

4 Aspectos que podem não ser evidenciados pela análise a) Capacidade ociosa de máquinas e equipamentos; b) Análise de tendências: através da análise comparativa de diversos períodos pode-se obter a tendência do resultado. c) Comparações: Com outras empresas do mesmo ramo e porte; Com índices-padrão estabelecidos pela média dos índices das empresas do mesmo ramo ou porte. Objetivo: Verificar se o índice obtido pela empresa está na média, abaixo ou acima dela.

5 Principais técnicas de análise 1. Análise do Capital de Giro 2
Principais técnicas de análise 1. Análise do Capital de Giro 2. Análise vertical e horizontal 3. Análise através de índices 4. Análise de Rentabilidade e alavancagem financeira 5. Análise de Origens e Aplicações, e de Fluxo de Caixa

6 Análises: Vertical (de Estrutura) e Horizontal (de Evolução)

7 Análise Vertical (ou de Estrutura) Permite mostrar o percentual de participação relativa de cada item do BP - Balanço Patrimonial e da DRE - Demonstração de Resultado do Exercício, em relação ao seu respectivo grupo e ao total a que pertence. No caso do Ativo e do Passivo, é obtido através do coeficiente do valor de cada item pelo seu respectivo referencial, qual seja, Ativo Total ou Passivo Total. Na DRE, a Receita Líquida é o referencial básico para cálculo do coeficiente de participação percentual de cada item.

8 Análise de Estrutura ou Vertical “Medir percentualmente cada componente em relação ao todo do qual faz parte, e fazer as comparações caso existam dois ou mais períodos”.

9 Análise de Evolução ou Horizontal “Avalia o aumento ou a diminuição dos valores que expressam os elementos patrimoniais ou do resultado, numa determinada série histórica de exercícios” Como fazer? Atribuir base 100 à referência inicial e verificar a variação percentual para os demais períodos.


Carregar ppt "Noções de Análise de Demonstrações Objetivo: A análise de balanços visa estudar, por exemplo, a capacidade, desempenho e sobrevivênicia das empresas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google