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Projetos Aula 7 de 10.

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1 projetos Aula 7 de 10

2 Análises de falhas nos Projetos. (ferramentas)

3 4 FERRAMENTAS PARA CONTROLE DA QUALIDADE
Ciclo P-D-C-A GUT Diagramas de Causa e Efeito Pareto

4 CICLO P-D-C-A O Ciclo P-D-C-A foi desenvolvido por Shewhart e Deming e pode ser considerado como o método mais geral para se trabalhar com qualidade. O Ciclo P-D-C-A. É o caminho mais seguro, racional e barato para executar os processos.

5 PLAN PLANEJAR DO FAZER CONTROL VERIFICAR ACTION ATUAR

6 O CICLO PDCA NAS MELHORIAS
META: faixa de valores MÉTODO: procedimento padrão PLANO A C D MANUTENÇÃO Manutenção do nível de controle estabelecido pela diretriz de controle META: valor definido MÉTODO: procedimento próprio PLANO A C D MELHORIA Estabelecimento de uma nova diretriz de controle da qual decorre um novo nível de controle

7 QUALIDADE: Um objetivo organizacional
IMPLEMENTANDO PLANOS DE MELHORIA QUALIDADE: Um objetivo organizacional C A PADRÃO D PLANO MELHOR TEMPO MÉTODO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS A escalada por mais qualidade e menores custos não tem fim. É muito bom para todos: há que se acostumar a isto.

8 CICLO PDCA PARA MELHORIAS
IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA CONCLUSÃO OBSERVAÇÃO 1 8 2 ANÁLISE DO PROCESSO PADRONIZAÇÃO 3 7 A P PLANO DE AÇÃO 4 C D 5 AÇÃO 6 Definidas as metas e as ações para atingir as metas (nova diretriz de controle) VERIFICAÇÃO

9 GUT Quando não temos dados quantificáveis para priorizar ações utilizamos o Método GUT. G – Gravidade – custo - quanto se perderia pelo fato de não se tomar uma ação para solucionar um problema. U – Urgência – prazo em que é necessário agir para evitar o dano. T – Tendência – propensão que o problema poderá assumir se a ação não for tomada.

10 Deve-se atribuir pesos de 1 a 5 para as variáveis G/U/T, aplicadas a cada uma das ações listadas. É um trabalho em grupo. Priorizar a manutenção de um automóvel: FATOR G U T GxUxT PRIORIZAÇÃO Pneu careca 5 4 100 1o Pára-lama amassado 2 8 6o Luz de freio não acende 3 30 4o Vazamento no freio 45 2o Luz interna queimada 1 9 5o Motor engasgado 36 3o

11 DIAGRAMAS DE CAUSA E EFEITO
Esse arranjo foi criado por Kaoru Ishikawa. São conhecidos, também, pelos nomes de Diagramas de Espinhas de Peixe ou Diagramas de Ishikawa. Causas originais, os motivadores, os insumos, as demais restrições e os controles que estamos observando REGIÃO DAS CAUSAS REGIÃO DOS EFEITOS Resultado/ produto resultante da transformação obtida pela combinação do conjunto de causas originais

12 DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO CONVENCIONAL

13 DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO 4M

14 4M porque o problema ou os problemas devem estar localizados somente nas:
Máquina; Método; Material; e Mão-de-Obra.

15 PARETO Pareto (economista e sociólogo italiano – ) estabeleceu o “princípio”ou Regra Regra 80-20: 80% das causas triviais respondem por cerca de apenas 20% dos resultados mais significativas. 20% das causas essenciais respondem por 80% dos resultados mais importantes.

16 Pressuposições da teoria x Pressuposições da teoria y
As pessoas são preguiçosas e indolentes As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer As pessoas evitam o trabalho O trabalho é uma actividade tão natural como brincar ou descansar As pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios As pessoas precisam ser controladas e dirigidas As pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas As pessoas são ingénuas e sem iniciativa As pessoas são criativas e competentes

17 Dinâmica

18 sugestões: - Sonhar acordado, isto é se permitir fazer devaneios.
- Reservar períodos durante o dia para relaxar e se desviar dos assuntos que está tratando. - Dormir por 15’, após o almoço. - Deixar-se pensar como uma criança, sem ideias pré- concebidas ou censura. - Permitir-se rir e ver o lado bom das coisas. - Afastar-se do problema ou questão por alguns minutos. - Permitir-se sair do lugar comum ou das tradições, normas e regras. - Tentar dormir pelo menos 8 horas por noite. - Meditar - Dar uma ordem mental para o cérebro, antes de dormir e buscar relaxar e se desapegar do problema. Muitas pessoas têm ideias ou conseguem achar soluções durante os sonhos. - Usar o momento do banho para relaxar. Várias ideias ou soluções são obtidas durante o banho. - Etc.

19 Dinâmica


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