A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Idade Média Periodização: 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente) até 1453 (queda do Império Romano do Oriente) Quase 1000 anos! Por isso, a Idade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Idade Média Periodização: 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente) até 1453 (queda do Império Romano do Oriente) Quase 1000 anos! Por isso, a Idade."— Transcrição da apresentação:

1 A Idade Média Periodização: 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente) até 1453 (queda do Império Romano do Oriente) Quase 1000 anos! Por isso, a Idade Média se divide em 2 períodos = Alta Idade Média (sécs V – X) Baixa Idade Média (sécs XI – XV) Por que o nome Idade Média? Por que ela se inicia com o fim do Império Romano? Desaparecimento completo do mundo romano? A Idade Média possui muitos mitos!

2 Império Romano fragilizado = oferta de terras férteis e possibilidade de saques.
Invasões “bárbaras”* = povos pacíficos (relações comerciais e ajuda militar ) x violentos. Processo de ruralização > crise escravista do Imp.Romano e insegurança. Fixação dos reinos germânicos = interação com os romanos. Há rupturas, como o desconhecimento do Estado e a economia centrada mais na agricultura e pastoreio e menos nas trocas comerciais. Porém... Há continuidades: influência da Igreja (fundada no Império Romano.

3 Dentre os reinos germânicos, o reino dos francos recebe maior destaque, pois foi o que teve + estabilidade. Dinastia Merovíngia( ): Principal rei foi Clóvis (aliança com a Igreja. Organização político-adm, unificação de tribos francas). Disputas e crises = reis indolentes no poder, que só volta a ser centralizado com Carlos Martel (Batalha de Poitiers, em 732) Dinastia Carolíngia (751 – 843): Pepino o Breve (“rei dos francos pela graça de Deus”) e seu filho Carlos Magno: expansão e ideia de Império, pois foi coreado imperador do Ocidente. Aliança entre poder real e nobreza. Incentivo à educação. Após sua morte, crise sucessória e divisão do Império (tratado de Verdun) > enfraquecimento da realeza, fortalecimento da nobreza = consolidação do feudalismo!

4 “O Feudalismo Clássico”
Villa Romana (unidade de produção) + colonato Lideranças locais eram chamadas de senhor.es Relações baseadas na fidelidade ao chefe = comitatus (herança da cultura guerreira dos germanos) Direito consuetudinário: aplicação da justiça com base nos costumes Esses fatores inibiram a formação do Estado e facilitaram a fragmentação do poder. A questão do poder é complexa: Há um rei ( que possui + um valor simbólico ) porém, ele não é mais forte que os líderes locais (nobres), cujo poder se baseia na propriedade de terras e no trabalho e impostos pagos pelos servos (relações verticais), nas relações com outros nobres (r. verticais: suserania/vassalagem) e nas suas capacidades militares.

5 Portanto, feudalismo é o nomo dado ao conjunto de características que predominou em grande parte da Europa durante os séculos da Idade Média. São elas: Sociais: sociedade sem mobilidade social formada por 3 ordens: os que oravam (clero), os que guerreavam (nobres) e os que trabalhavam (camponeses e servos). Econômicas: Economia agrária de subsistência. Contudo, isto não significa que o comércio desapareceu, ele apenas diminuiu! Além disso, economia tributária. Políticas: Descentralização = fragmentação do poder representada pelo senhores feudais (nobres) ATENÇÃO : Lembre-se que a Igreja exerceu um papel importante nesse período. Além do poder religioso, ela possuía também poder econômico (doação de terras) e político...

6 Mas... E os inquisidores? E a tal da Inquisição?
A Igreja Católica Medieval Expansão do Cristianismo: Teodósio oficializa a religião cristã; Merovíngios e Carolíngios = poder político! A Igreja torna-se proprietária de terras e também recebe impostos dos camponeses = poder econômico! Doutrina cristã sobre a salvação e o pecado. Regulação da vida dos fiéis. Monopólio da educação e da escrita. = poder espiritual e ideológico. Igreja se consolida como instituição. Formação da uma estrutura hierárquica. Clero Secular: Realizavam suas atividades fora dos conventos (padres, bispos, cardeais, etc.) Clero Regular: Isolados da sociedade. Vida contemplativa, pobreza e humildade (monges). CULTURA TEOCÊNTRICA Mas... E os inquisidores? E a tal da Inquisição?

7 Divisão do Império Romano por Teodósio em 395.
Enquanto isso, no Oriente... O Império Bizantino Divisão do Império Romano por Teodósio em 395. Principal imperador : Justiniano ( ) e o cesaropapismo = poder teocrático, ou seja, autoridade sobre a Igreja Cisma do Oriente (1054): papa x imperador = Igreja Cristã Ortodoxa (a 1ª grande divisão da cristandade) Principais características: monofisismo (natureza divina de Cristo) + iconoclastia (contra os ícones)

8 Declínio do Império: 1453 – marca o ponto inicial da Idade Moderna!
Cultura: Elementos orientais e ocidentais (helenismo); Arquitetura religiosa; Afrescos, mosaicos e iluminuras; Importante contribuição = Corpus Juris Civilis Economia e Sociedade: Agricultura e comércio (localização geográfica) = Relações com o Ocidente (mito: mundo medieval isolado?). Sociedade formada por nobres e latifundiários (adm.), clero, artesãos, comerciantes, camponeses e escravos -> sociedade diversificada! Declínio do Império: 1453 – marca o ponto inicial da Idade Moderna!

9 A Civilização Árabe-Muçulmana Árabes = povo das mais diversas etnias
Os árabes são, em sua maioria, muçulmanos, mas nem todo muçulmano é árabe. Cuidado! Península arábica: beduínos (desertos) e sedentários (litorais). Líder dos grupos = sheik Diversidade religiosa: elementos da natureza, astronômicos e a Caaba, local de peregrinação = principal centro comercial, controlado pelos coraixitas.

10 Maomé (570 – 632) profeta da religião muçulmana
Maomé (570 – 632) profeta da religião muçulmana. Alá = Deus; Alcorão = livro sagrado. Condenação da idolatria à Caaba. Perseguição dos Coraixitas e fuga de Maomé de Meca para Medina(hégira). Religião muçulmana > união e formação de um governo adm. pelos califas. Economia: Atividades comerciais, inclusive com a China, Rússia, índia e África. Agricultura e difusão de técnicas e produtos (cana de açúcar, laranja, café, algodão). Cultura: “Difusores de cultura” Vasta produção científica: Medicina, Química, Arquitetura, Matemátca e inventos como bússola, papel, pólvora. Declínio do Império Islâmico: até Crises sucessórias e divisões religiosas (sunitas x xiitas)

11


Carregar ppt "A Idade Média Periodização: 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente) até 1453 (queda do Império Romano do Oriente) Quase 1000 anos! Por isso, a Idade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google