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OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Colégio Flamboyant º ano Estados Unidos e América Espanhola no século XIX OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX Professor Fernando Professor Fernando
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Professor Fernando
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A CONQUISTA DO OESTE DESTINO MANIFESTO -
Eles haviam sido escolhidos por Deus para ocupar todas as terras entre o Atlântico e o Pacífico. Lei do Povoamento – 1862 O governo oferecia por uma pequena quantia, um lote familiar a quem se dispusesse a cultivá-lo. Professor Fernando
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CAUSAS DA CONQUISTA DO OESTE
Crescimento da população; A necessidade de novas áreas onde se pudesse plantar e explorar minerais; Área para acomodar os novos moradores. Professor Fernando
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EXPANSÃO DAS FRONTEIRAS DOS EUA
1- Expropriação de terras indígenas Professor Fernando
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2- Anexação de território de outros países
a) Compra de territórios- O governo norte-americano comprou terras na América pertencentes a outros países europeus como a França, Espanha e território russo b) Guerra contra o México- Da guerra resultou a anexação do Texas, da Califórnia, de Nevada, do Arizona, de Utha e do Novo México, num total de 2 milhões de quilômetros quadrado, metade do território mexicano na época. Professor Fernando
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3- A corrida do ouro A descoberta de ouro na Califórnia acelerou ainda mais a ocupação populacional do Oeste. Professor Fernando
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4- A construção de estradas de ferro
Com a descoberta de ouro e para escoar os produtos da região, foram construídas as primeiras estradas de ferro ligando o Oeste ao Leste. Professor Fernando
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A GUERRA CIVIL NORTE-AMERICANA 1861 - 1865
Professor Fernando
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CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO CENTRO-NORTE
Trabalho livre; Pequena propriedade; As indústrias prosperavam vendendo para o mercado interno boa parte da produção. Professor Fernando
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CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO SUL
Trabalho escravo; Grandes propriedades – Plantation Produção para o mercado externo. Professor Fernando
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CAUSA IMEDIATA DA GUERRA DE SECESSÃO
Foi eleito para presidente dos EUA Abraham Lincoln, que era nortista, protecionista e abolicionista. Professor Fernando
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INÍCIO DO CONFLITO Descontentes com o resultado das eleições, sete estados do sul decidiram separar-se da União. Estes Estados fundaram os Estados Confederados da América, presidido por Jefferson Davis. Professor Fernando
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SITUAÇÃO INICIAL DO CONFLITO
No princípio da guerra, os exércitos do sul obtiveram vitórias. Mas, ao longo do conflito, as forças do Norte foram impondo sua superioridade militar. Professor Fernando
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AÇÃO DO PRESIDENTE LINCOLN QUE FACILITOU A VITÓRIA DO NORTE
Declarou abolida a escravidão. Com isso conseguiu o apoio dos negros escravizados do sul. Depois de três anos de guerra, o sul reconheceu sua derrota. Professor Fernando
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INTERVENCIONISMO DOS EUA
DOUTRINA MONROE 1823– “A América para os americanos” Professor Fernando
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Política do Big Stick ou Grande Porrete – 1901 a 1909
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EMENDA PLAT Em 1901 os cubanos foram persuadidos a incluir, em sua nova Constituição, uma Cláusula que garantia aos Estados Unidos o direito de intervenção em Cuba, sempre que os interesses dos primeiros estivessem ameaçados, mesmo após o término de sua ocupação militar, a ocorrer em 1902. Professor Fernando
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Formação dos Estados Nacionais na América Hispânica
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"Comércio livre com países livres"
1º - vieram as idéias iluministas... 2º - guerra contra o colonialismo espanhol... 3º - surgiram as jovens repúblicas, fragmentadas e oprimidas por caudilhos... 4º - consolidaram-se as oligarquias rurais dependentes do capitalismo inglês ... Professor Fernando
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O apoio da Inglaterra à causa da independência das colônias
1ª Fase ( ) Nessa fase, o rei da Espanha, Fernando VII estava afastado do trono. A Espanha era então governada pelo irmão de Napoleão, José Bonaparte. Essa primeira fase apresentou três características importantes: O apoio da Inglaterra à causa da independência das colônias A luta entre criollos favoráveis à independência e crillos contrários à emancipação. Estes últimos tinham o apoio dos chapetones. A luta dos criollos contra movimentos de emancipação de cunho popular, isto é, compostos por índios, mestiços e escravos, apoiados e liderados pelo baixo clero católico. Poucas foram bem sucedidas, a maioria continuou colônia... Professor Fernando
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Em 1815 Napoleão havia sido derrotado na Europa
Em 1815 Napoleão havia sido derrotado na Europa. Fernando VII havia recuperado o trono e procurou readquirir o controle sobre suas colônias americanas. Todavia, o movimento pela independência persistiu e havia conseguido mais adeptos, sobretudo por causa das ameaças do rei em restaurar o Pacto Colonial e limitar ainda mais a autonomia dos criollos. Entre as características dessa segunda fase, podemos destacar: 2ª Fase (1815 – 1824) A Inglaterra, em 1815, durante o Congresso de Viena, por causa da aliança com a Espanha na Europa, retirou, oficialmente, seu apoio à causa pela independência das colônias hispano-americanas; contudo, em 1817, por causa de sua grande produção industrial, voltou a apoiar publicamente a independência dessas colônias. Nessa fase, os movimentos rebeldes de origem popular tinham sido definitivamente derrotados. Foi na Segunda Fase que a maioria das colônias da América espanhola conquistaram sua independência. Apoiados na Doutrina Monroe, os EUA apóiam e reconhecem independências. Professor Fernando
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Como nasceu o desejo pela independência?
os criollos, a maioria pelo menos, estavam insatisfeitos com a Coroa espanhola por causa dos impostos cobrados e por causa do Pacto Colonial eles odiavam os chapetones por conta dos privilégios que estes tinham (aos criollos restavam apenas os cabildos, espécies de Câmaras Municipais)... Professor Fernando
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O reformismo ilustrado
Para tentar modernizar a economia espanhola, que no final do século XVIII passava por uma crise, o rei da Espanha implantou reformas econômicas e políticas baseadas nas idéias iluministas O reformismo ilustrado essas reformas reforçaram o Pacto Colonial e tornaram a cobrança de impostos sobre as colônias mais eficiente (desagradou a elite criolla) O reformismo ilustrado permitiu que os criollos ocupassem alguns cargos e desempenhassem algumas funções antes destinadas apenas aos chapetones o que acabou aumentando a rivalidade entre esses grupos Embora essas reformas tenham afrouxado um pouco o comércio nas colônias, na prática a coroa espanhola detinha o controle desse comércio Professor Fernando
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A invasão da Espanha pelas tropas napoleônicas em 1808
Quando em 1808 a Espanha rompeu o pacto de aliança que tinha com a França, Napoleão invadiu o reino e destronou o monarca espanhol Fernando VII, pondo em seu lugar, seu próprio irmão, José Bonaparte Diante da ocupação francesa da Espanha, os criollos, com a justificativa de que não aceitariam obedecer aos franceses, formaram em suas colônias juntas governativas, que na prática significava independência... Com o tempo, contudo, essa experiência de autonomia fez alguns criollos darem um passo além: passaram a defender abertamente a separação da colônia de sua metrópole, ou seja, a independência. Professor Fernando
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Lembretes! O processo de independência da América hispânica foi conduzido e liderado pelos criollos os movimentos populares liderados por índios (Peru), mestiços (México) e escravos (Haiti) que existiram na América espanhola, não saíram vitoriosos a longo prazo Havia um grupo de criollos que se beneficiava do Pacto Colonial, estes, por razões óbvias, eram contrários à idéia de independência Professor Fernando
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Projetos para uma América Livre
Simon Bolívar José de San Martin Professor Fernando
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Em 1826, Bolivar convocou os representantes dos países recém-independentes para participarem da Conferência do Panamá, cujo objetivo era a criação de uma confederação pan-americana Bolivarismo O sonho bolivariano de unidade política (PANAMERICANISMO) chocou-se, entretanto, com os interesses das oligarquias locais e com a oposição da Inglaterra e dos Estados Unidos, a quem não interessavam países unidos e fortes Outros fatores que interferiram nessa grande divisão política foram o isolamento geográfico das diversas regiões, a compartimentação populacional, a divisão administrativa colonial e a ausência de integração econômica do continente O pan-americanismo foi vencido pela política do "divida e domine” e pelo localismo Professor Fernando
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Após o fracasso da Conferência do Panamá, a América Latina fragmentou-se politicamente em quase duas dezenas de pequenos Estados soberanos, governados pelas aristocracia criolla. Fragmentação À emancipação e divisão política latino-americana segue-se nova dependência em relação à Inglaterra A independência política não foi acompanhada de uma revolução social ou econômica: as velhas estruturas herdadas do passado colonial sobreviveram à guerra de independência e foram conservadas intactas pelos novos Estados soberanos Professor Fernando
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Contra a mita e a encomienda, o cacique (ou curaca) José Gabriel Condorcanqui (dizendo-se descendente do líder Inca, Tupac Amaru), levantou-se contra os espanhóis em 1780. Tupac Amaru Possuía alguma formação e era influenciado pelas idéias iluministas. Recebeu o apoio de alguns criollos e também de mestiços, indígenas, escravos etc Com medo da radicalização, alguns criollos e curacas pularam fora Após ter a língua cortada, foi esquartejado por 4 cavalos e, depois de violentas batalhas, 80 mil seguidores foram mortos Maior revolta colonial americana Professor Fernando
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Vice-reinado de Granada (onde hoje ficam Equador, Venezuela, Bogotá e Colômbia)
Movimento Comunero Além do sofrimento com a mita e a encomienda, em 1780 a Espanha anunciou novos impostos Em 1781, um grupo rebelde proclamou uma junta de governo, chamada El Común O mestiço José Antonio Galán e o criollo Juan Francisco de Berbeo foram os principais líderes Da mesma forma que no movimento de Tupac Amaru, os criollos ficaram com medo e aliaram-se às forças da repressão Galán foi enforcado e esquartejado Trinta anos depois o criollo venezuelano Francisco Miranda liderou o movimento de libertação da Venezuela (mas durou pouco...logo as tropas espanholas restabeleceram a ordem) Professor Fernando
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Em 1810 houve a 1ª tentativa: partiu das classes populares e foi um movimento predominantemente rural México Líderes: Miguel Hidalgo, o padre Morellos e Vicente Guerrero Propunham reformas sociais populares: fim da escravidão, igualdade de direitos e condenação da aristocracia e dos altos funcionários. Augustín Iturbide foi enviado pela Espanha para combater o grupo, mas aliou-se a Guerrero Num acordo chamado Plano de Iguala, proclamaram a independência do México em 1821 Iturbite, em 1822, auto-proclamou-se imperador (Augustín I), mas durou pouco tempo. Foi deposto por um movimento republicano e fuzilado Em 1824 veio a independência definitiva, pelas mãos do general Guadalupe Vitória (sem ameaçar a estrutura agrária que beneficiava a elite e oprimia o povo...) Professor Fernando
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Outras independências
Paraguai: 1813; criollo Gaspar Francia Outras independências Argentina: 1816; militar Manuel Belgrano e San Martin Chile: 1818; San Martin e Bernardo O´Higgins Uruguai: 1828; ao separar-se do Brasil na Guerra da Cisplatina Etc Professor Fernando
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No aspecto político, as forças militares mobilizadas pelos criollos para obter a independência, passam a disputar o poder em suas respectivas regiões... é o início do caudilhismo Caudilhismo Características do caudilhismo: - carisma pessoal do líder; - personalismo; - autoritarismo; - carisma pessoal do líder; - poder pelas armas; Instabilidade, desunião, pobreza... Professor Fernando
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Caudilhismo Descendente da elite colonial criolla, o caudilho usou de seu poder econômico para o alcance das instituições políticas e, conseqüentemente, de seus interesses pessoais O desrespeito e o abuso às instituições o permitiam até mesmo criar milícias que não reconheciam nenhum poder colocado acima de sua ganância Dono de terras, ainda tinha o apoio – espontâneo ou coagido – de uma população desprovida de meios para sublevar-se contra o desmando e a opressão do caudilho. Tendo uma relação ambígua com os poderes, o caudilho somente reconhecia as instituições que estivessem harmoniosamente submetidas à manutenção de seus privilégios Ao longo do século XX, os fenômenos de industrialização, urbanização e imigração européia enfraqueceram o poder de atuação dos caudilhos Professor Fernando
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