A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Climas do Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Climas do Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 Climas do Brasil

2 Equatorial úmido Envolve praticamente toda a faixa da Amazônia.
Controlada pela massa de ar Equatorial continental (mEc). Médias térmicas mensais ao longo do ano variam entre 24ºC a 27ºC. Chuvas constantes, do tipo convectivas, com índices pluviométrico de mm/ano.

3 Tropical Envolve quase todo centro e o nordeste do país.
Temperaturas elevadas durante quase todo o ano, variando entre 24ºC a 30ºC. Índices pluviométricos de 1500mm/ano. Massa Equatorial continental (mEc). Tendo o verão como estação “chuvosa”, e o inverno com “seca”.

4 Tropical semiárido Localiza-se na Região Nordeste (no Sertão)
Irregularidade das massas de ar, causando o ar seco. Quente e seco, quase árido (surge a nomenclatura: semiárido). Índices pluviométricos 1000mm/ano. Massa Equatorial atlântica (mEa).

5 Litorâneo úmido Abrange em quase todo litoral brasileiro.
Quente e úmido, semelhante ao da Amazônia, porém com amplitudes térmicas maiores. Massa Tropical atlântica (mTa), e no inverno a Massa Polar atlântica (mPa) provocando quedas rápidas na temperatura. Estações: quente e muito úmida, quente e úmida. Índices pluviométricos entre mm/ano.

6 Tropical de altitude Regiões Serranas e de Planaltos, especialmente na região Sudeste. Amplitude térmica entre 17ºC e 22ºC. Índices pluviométricos de 1500mm/ano. Massa Equatorial atlântica (mEa).

7 Subtropical úmido Porção sul do país Clima úmido e seco.
Massa Tropical atlântica (mTa), com influência no inverno da massa Polar atlântica (mPa), no inverno ocasionando as chuvas frontais. Chuvas constantes e bem destribuidas ao longo do ano. Com índice pluviométrico de 1500mm/ano. Temperatura médias de 18ºC a 22ºC.


Carregar ppt "Climas do Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google