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PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico Meios Eletrônicos.

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1 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico Meios Eletrônicos Interativos I Informação Digital - Gráfico Marcio Lobo Netto 2003 Universidade de São Paulo Escola Politécnica Engenharia de Sistemas Eletrônicos

2 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto2 Plano de aula Gráfico (CGI) –Tipos de arquivos / Aplicações –Formatos –Segurança Assinatura digital / Criptografia –Compressão –Capacidade de armazenamento –Banda de comunicação

3 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto3 Gráfico conceitos Imagem Gráfica / Animação Gráfica Acesso ao conteúdo Representação do conteúdo Armazenamento do conteúdo Processamento do conteúdo - computação Transferência do conteúdo - comunicação

4 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto4 Gráfico formatos 2D –raster imagem numa certa resolução –vector conjunto de elementos como retas, polígonos,...

5 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto5 Gráfico formatos 3D –descrição do modelo / cena –animação do modelo / cena

6 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto6 Gráfico conceitos Modelagem Animação Síntese Imagens

7 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto7 Gráfico conceitos Imagem digital –digital: forma de representação da imagem amostragem discreta (intervalos espaciais) quantização de valor (base binária nos computadores)

8 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto8 Gráfico conceitos Cena digital –forma de representação da cena virtual Descrição geométrica Descrição materiais Descrição de iluminação

9 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto9 Gráfico modelagem Modelagem –criação e modificação de modelos 3D, constituintes da cena Descrição geométrica Descrição materiais Descrição de iluminação

10 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto10 Gráfico animação Animação –Determinação dos movimentos e deformações a que estarão submetidos os objetos da cena –Considera ainda a propria movimentação da câmera

11 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto11 Gráfico síntese da imagem Síntese da imagem –após atribuição de características de iluminação e dos materiais dos objetos, procede-se à etapa de síntese de imagens, na qual um programa, simulando uma câmera virtual, gera imagens da cena.

12 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto12 Gráfico conceitos Graphics –processamento –armazenamento –troca: busca, acesso –transmissão –conversão AD/DA taxa de amostragem

13 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto13 Grafico formatos Linguagens –OpenGL –VRML –JAVA 3D Formatos –Inventor / VRML –DXF –Wire / OBJ

14 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto14 Grafico usos Simulação

15 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto15 Grafico usos video/glass video/splash

16 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto16 Grafico aplicativos Editores –Maya –3D Studio –Softimage –Catia Visualizadores –Inventor –Cosmo Player

17 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto17 Grafico formatos Quick Time

18 PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico 2003Marcio Lobo Netto18 DIVERSOS – INCLUIR DirectX (Microsoft) –Microsoft DirectX is a group of technologies designed to make Windows-based computers an ideal platform for running and displaying applications rich in multimedia elements such as full-color graphics, video, 3D animation, and rich audio. DirectX 9.0 includes security and performance updates, along with many new features across all technologies, which can be accessed by applications using the DirectX 9.0 APIs Microsoft DirectX® is an advanced suite of multimedia application programming interfaces (APIs) built into Microsoft Windows® operating systems. DirectX provides a standard development platform for Windows-based PCs by enabling software developers to access specialized hardware features without having to write hardware-specific code. This technology was first introduced in 1995 and is a recognized standard for multimedia application development on the Windows platform. What DirectX Does and How Simply put, DirectX is a Windows technology that enables higher performance in graphics and sound when you’re playing games or watching video on your PC. At the core of DirectX are its application programming interfaces, or APIs. The APIs act as a kind of bridge for the hardware and the software to "talk" to each other. The DirectX APIs give multimedia applications access to the advanced features of high-performance hardware such as three-dimensional (3-D) graphics acceleration chips and sound cards. They control low-level functions, including two- dimensional (2-D) graphics acceleration; support for input devices such as joysticks, keyboards, and mice; and control of sound mixing and sound output. Because of DirectX, what you experience with your computer is better 3-D graphics and immersive music and audio effects.


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