A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equação de energia para fluidos ideais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equação de energia para fluidos ideais"— Transcrição da apresentação:

1 Equação de energia para fluidos ideais
Mecânica dos Fluidos

2 Equação da Energia para um Fluido Ideal.
Tópico Abordado Equação da Energia para um Fluido Ideal. Exercícios de Fixação

3 Fluido Ideal um fluido incompressível e que não tem força interna de atrito ou viscosidade. A hipótese de incompressibilidade é válida com boa aproximação quando se trata de líquidos; porém, para os gases, só é válida quando o escoamento é tal que as diferenças de pressão não são muito grandes.

4 Energia Associada a um Fluido Ideal
É o estado de energia do sistema devido a sua posição no campo da gravidade em relação a um plano horizontal de referência. Energia Potencial É o estado de energia determinado pelo movimento do fluido. Energia Cinética Corresponde ao trabalho potencial das forças de pressão que atuam no escoamento do fluido. Energia de Pressão:

5 Equação de Bernoulli Hipóteses de Simplificação Regime permanente.
Sem a presença de máquina (bomba/turbina). Sem perdas por atrito. Fluido incompressível. Sem trocas de calor. Propriedades uniformes nas seções.

6 Equação de Bernoulli

7 Exercícios de Fixação 01 Determine a velocidade do jato de líquido na saída do reservatório de grandes dimensões mostrado na figura.

8 Exercícios de Fixação 02 Determine a altura da coluna da água no reservatório de grandes dimensões mostrado na figura. Dados: ρH2O = 1000 kg/m³ e g = 10 m/s².

9 Exercícios de Fixação 03 Água escoa em regime permanente através do tubo de Venturi mostrado. Considere no trecho mostrado que as perdas são desprezíveis. A área da seção (1) é 20cm² e a da seção (2) é 10cm². Um manômetro de mercúrio é instalado entre as seções (1) e (2) e indica o desnível mostrado. Determine a vazão de água que escoa pelo tubo.

10 Exercícios de Fixação 04 Água escoa em regime permanente através do tubo de Venturi mostrado. Considere no trecho mostrado que as perdas são desprezíveis. Sabendo-se que A1 = 2,5 A2 e que d1 = 10cm. Determine a vazão de água que escoa pelo tubo.

11 Referência Bibliográfica
Material Didático do Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues.


Carregar ppt "Equação de energia para fluidos ideais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google