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Ah! Eu não acredito!
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Fundamentação Teórica O que saber para prestar um fantástico atendimento ao Cliente
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1. Momento da Verdade (MV) Como conceito fundamental
Todo atendimento começa com um momento da verdade! Momento da Verdade é todo momento de contato entre o Cliente e a empresa.
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“Qualquer episódio no qual o Cliente entra em contato com algum aspecto da organização e obtém uma impressão de seu serviço”. Karl Albrecht
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“A qualidade experimentada pelo Cliente é criada no Momento da Verdade, quando o prestador de serviço e o Cliente encontram-se em interação ”. Richard Norman ATENÇÃO Há algumas armadilhas na interpretação e no entendimento dos Momentos da Verdade (MVs)
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ATENÇÃO 1) MVs não são apenas os primeiros contatos, mas, sim, todos os contatos vivenciados pelo Cliente na empresa. É claro que os primeiros contatos – particularmente no ATENDIMENTO – são importantíssimos, capazes de causar uma forte impressão no Cliente. Entretanto, isso não significa que TODOS os outros não sejam importantes.
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2) MVs acontecem por meio de múltiplos canais: telefone, fax, propaganda, mala-direta, internet, etc. Todos esses canais são palco de MVs. Portanto, para se ter um MV com o Cliente, não é necessário um contato face a face Não importa qual o canal utilizado; um MV ocorre a cada contato feito, seja por iniciativa do Cliente, seja por um representante da empresa.
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3) Ter MVs com os Clientes não é exclusividade de ninguém da empresa
3) Ter MVs com os Clientes não é exclusividade de ninguém da empresa. Isso não depende de cargo função, hierarquia. Do office-boy ao presidente, todos na empresa, com uma maior ou menor freqüência, têm MVs com os Clientes. Todos, sem exceção, são responsáveis pela construção e manutenção da imagem da empresa. Particularmente, o pessoal de ATENDIMENTO a Clientes reveste-se de uma importância estratégica, afinal, no atendimento, “só tem contato” com o Cliente. O profissional de atendimento faz isso o tempo todo.
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Cada profissional, quando atende em Cliente, tem o poder de cativá-lo ou expulsá-lo definitivamente da empresa! Diante de um MV, atendendo a um Cliente, cada funcionário trabalha como um: embaixador da empresa, um relações-públicas, um profissional de marketing, capaz de atrair, conquistar e manter o Cliente; vendedor ativo. Com um excelente atendimento ao Cliente, garantem-se vendas presentes e futuras.
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2. Classificação do Momento da Verdade
Classificamos os MVs em três tipos 1 – Encantado (ou mágico) 2 – Desencantado (trágico ou desastrado) 3 – Apático (ou normal)
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1) Momento da Verdade Encantado (ou mágico)
É aquele momento encantador que o Cliente recebe um atendimento excepcional. Sempre que ele procura serviços de qualidade, lembra do seu excelente atendimento, inclusive, está disposto a pagar um pouco mais para ter aquele serviço diferenciado que você oferece. Nesse caso, o Cliente vira um “garoto-propaganda” e, o que é melhor, de graça.
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2) Momento da Verdade Desencantado (trágico ou desastrado)
Nesse caso, o Cliente também lembra de você. Só que com efeito absolutamente contrário, uma vez que ele vivenciou algum MV desastrado. Lembra com ódio e raiva. Sai falando de sua empresa, de forma negativa. Não retorna nunca mais!
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3) Momento da Verdade Apático (ou normal)
Nada de grave ocorre no contato. O Cliente é atendido e ninguém cria nenhum problema. Entretanto, o Cliente é atendido com indiferença, de forma “apática”. Tudo ocorre de maneira “normal”, exatamente como está programado (ou padronizado). Mas você perde a oportunidade de fazer o MikroMarketing.
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Ao ser atendido de forma apática, passados alguns minutos, o Cliente não se lembra que você existe. Por quê? Você foi incapaz de fazer algo diferente, um pequeno extra, algo que causasse uma boa impressão. Algo que chamasse a atenção dele e o fizesse voltar. Não basta não desencantar, ser normal. É preciso exceder, extrapolar. É preciso encantar!
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3. MikroMarketing© - o marketing do contato
MikroMarketing é o marketing feito no Momento da Verdade, aquele momento ímpar, no qual você tem a oportunidade de mostrar ao Cliente que sua empresa (ou você) é a melhor opção para ele.
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“Marketing é acima de tudo conquistar e manter clientes”
“Marketing é acima de tudo conquistar e manter clientes”. Theodore Levitt “A estratégia de marketing começa, termina, vive e morre com o Cliente”. Michael Gerber
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Fazemos o MikroMarketing toda vez que prestamos um excelente atendimento ao Cliente.
Quem pratica o MikroMarketing destaca–se, é notado, particularmente pelo Cliente.
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“Se você não é notado, você não tem nada
“Se você não é notado, você não tem nada. Você tem que ser notado, mas a arte está em ser notado naturalmente, sem gritos, sem truques ”. Leo Brunett Encantar o Cliente por meio de um fantástico atendimento. Este é um caminho extraordinariamente eficaz para ser notado... Pelo Cliente, pelo chefe, por um headhunter*. *Caçador de cabeças (talentos), profissional que busca, identifica e recruta talentos para as empresas.
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“Um homem sábio criará mais oportunidades do que ele encontra”
“Um homem sábio criará mais oportunidades do que ele encontra”. Francis Bacon Encantar o Cliente é um caminho gerador de grandes oportunidades, de crescimento profissional, de promoção: enfim, de SUCESSO!
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“Devemos potencializar nossas oportunidades de contato”. Anônimo
Cada Momento de Verdade é uma oportunidade que pode ser potencializada por você. Pense nisso! Aproveite cada um deles, como se fossem a grande chance de sua vida.
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seja um elo forte da corrente
4. Ciclo de Serviços – seja um elo forte da corrente O Ciclo de Serviços é a reunião seqüenciada de todos os Momentos da Verdade vivenciados por um Cliente na empresa.
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“Um Ciclo de Serviços é a cadeia contínua de eventos pela qual o Cliente passa à medida que experimenta o serviço prestado por você”. Karl Albrecht “Os clientes julgam os serviços que recebem, a partir da maneira pela qual são tratados por todos aqueles com quem têm contato”. Carl Sewell
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Ciclo de Serviço – Exemplo de um supermercado
“Todas as pequenas coisas juntas formam uma base de Clientes mais fiel e lucrativa”. Bruce Hammonds
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A propósito, qual a resistência de uma corrente?
O Ciclo de Serviço é como uma corrente, e cada Momento da Verdade funciona com um elo. Portanto, um único Momento da Verdade desastroso compromete todo o ciclo. Atendimento é um elo importantíssimo da corrente de relacionamento com o cliente. Por sua posição estratégica, deve ser fortíssimo; formado por profissionais competentes, conscientes e motivados A propósito, qual a resistência de uma corrente? Por isso a empresa tem de cuidar de todos os elos (setores), particularmente o atendimento. A resistência do seu elo mais fraco
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5. Equação da Satisfação do Cliente
Cliente (S) Percepção (P) Expectativa(E) =
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Expectativa (E) É o que esperamos. Todo mundo tem expectativas de tudo. Toda ação ou situação a serem vividas no futuro são precedidas de uma expectativa. Todo cliente tem uma expectativa de como vai ser tratado pela empresa, por você.
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Percepção (P) É como o Cliente percebe o serviço ou o atendimento prestado pela empresa. A percepção é única, ou seja, cada Cliente tem uma percepção do serviço ou atendimento a ele prestados. “Não existe realidade, existe apenas a realidade que se percebe” Tom Peter
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Satisfação do Cliente (S)
É a relação entre o que o Cliente viu (percebeu) e o que ele esperava ver (expectativa). “O Cliente é quem define a qualidade” Feingenbaun
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CUIDADO A satisfação do cliente é relativa
Quem julga o nível de satisfação com o atendimento ou serviço é o próprio cliente. A satisfação do cliente é como “gosto”, “não se discute”, acata-se.
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CUIDADO Quanto maior for a expectativa do cliente, maior o risco do cliente ficar frustrado. Cuidado para não levar as expectativas do Cliente além das reais possibilidades da empresa
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Os três possíveis atendimentos percebidos pelo Cliente
Desencantado Normal Encantado
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Desencantado P < E A percepção do Cliente (P) é menor ou pior do que o esperado (E) O Cliente é mal atendido. Experimenta uma situação pior do que ele imaginava encontrar O Cliente fica frustrado, aborrecido, muitas vezes, revoltado
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Normal P = E A percepção (P) do Cliente é igual ao esperado (E)
Não se criam problemas para Cliente, tudo ocorre “normalmente”. Entretanto, a pessoa que atende o cliente perde uma oportunidade única de ser diferente, de se destacar, ou seja, de fazer o MikroMarketing.
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Encantado P > E A percepção (P) do Cliente é maior, ou melhor do que o esperado (E) No momento da Verdade, o Cliente experimenta uma situação de excelente atendimento; maior do que o normalmente dado por outras empresas ou pessoas. O cliente fica satisfeito, encantado, admirado.
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O atendimento percebido pelo cliente depende da ...
Necessidade momentânea Ex: Em uma festa popular, na rua, com forte calor, com sede, no meio da multidão, o Cliente aceita tudo – uma cerveja quente, por exemplo. Já em um restaurante, esses mesmo Cliente só aceitaria uma cerveja “no ponto”, muito bem gelada.
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Personalidade do Cliente
Há pessoas muito mais “fáceis” de satisfazer que outras.
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Experiências do Cliente
Vivências que o Cliente possui com: Outras empresas, concorrentes ou não Outros profissionais de atendimento da mesma ou de outras empresas
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Estado de Espírito Do Cliente, no momento do atendimento. Se o Cliente está feliz, é mais difícil de se incomodar; por outro lado, se ele está chateado, qualquer falha, por menor que seja, é motivo de grande insatisfação
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A percepção do cliente é dinâmica. Muda a cada instante...
A cada experiência vivida (MVs) dentro ou fora (com outras empresas), o cliente fica mais exigentes, portanto... CUIDADO O processo de encantamento do Cliente deve ser melhorado continuamente. Não pára nunca! “Não existe nada permanente, exceto a mudança.” Heráclito
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Não só o cliente, a concorrência também está em permanente mudança
Não só o cliente, a concorrência também está em permanente mudança. Portanto, não fique aí parado. Encante sempre seu Cliente, com um fantástico atendimento!
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Encantamento do cliente
6. Mandamentos do Encantamento do cliente Em primeiro lugar, ENCANTAR o Cliente é não desencanta–lo . É falha zero É surpreender o Cliente, com um fantástico atendimento.
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Encantar um cliente é prestar um atendimento:
Fora de sério; Superior às expectativas do Cliente; Muito melhor que o atendimento dado pela concorrência. SURPREENDER Esta é a palavra chave!
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Este é o constante desafio de quem atende o cliente!
Surpreender Causar surpresa. Admirar. ... o Cliente. É o que deve ser feito. Surpreendente Magnífico, Maravilhoso Admirável Deve ser o atendimento. Surpreendido Perplexo, Admirado. É como o Cliente deve se sentir após o atendimento Este é o constante desafio de quem atende o cliente!
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“Você deve fazer as coisas tão surpreendentemente bem que os Clientes se tornem, não meros defensores, mas, sim, verdadeiros apóstolos” Skip Lefauve
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Os três mandamentos do encantamento do cliente
Não desencante Satisfaça Extrapole, Encante
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Primeiro Não desencante
Não adianta se fazer um fantástico atendimento, se a empresa insiste em cometer erros primários. Um bom atendimento, nesse caso, funciona como uma tentativa de “tapar – se o sol com a peneira”. Não desencante
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Segundo Primeiro satisfaça o Cliente nas necessidades básicas, no trivial. No que foi prometido. Satisfaça
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Terceiro Extrapole Encante
... Só depois extrapole, encante. Faça o que ninguém faz, ou da maneira que outros não fazem, ainda. Extrapole Encante SIGA o estado natural das coisas. Antes de encantar, busque eliminar erros. Cumpra o PROMETIDO.
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7. Promessa... é bomba Uma promessa feita sem possibilidade de cumprimento é uma bomba de efeito retardado... ...em algum momento, ela vai estourar. E aí, saia debaixo.
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Descrédito Perda de confiança Desgaste emocional Imagem da empresa desgastada Perda do Cliente O resultado é ...
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ATENÇÃO Uma promessa não – cumprida faz um grande estrago, de difícil reparação. Um profissional comete um grande desserviço ao Cliente ( e à própria empresa), quando – às vezes, cheio de boa intenção -, promete o que pode ser cumprido.
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No momento em que você promete algo ao Cliente, você cria uma EXPECTATIVA nele, de, no mínimo, ser feito o que foi prometido. Qualquer deslize, ou não – cumprimento, é falha.
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Check–list da PROMESSA
Antes de prometer qualquer coisa ao Cliente, seja uma resposta, um prazo, uma solução para o problema dele – conserto de um produto, etc... Seja o que for – CERTIFIQUE – SE:
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Estou certo do que estou prometendo?
Posso prometer isso? Qual será o verdadeiro motivo da minha promessa? Será que é para vender? Será que é pra me livrar momentaneamente do Cliente? A empresa pode cumprir o prometido? Tenho autoridade para prometer isso? Ou tenho que consultar o meu chefe?
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O cumprimento dessa promessa depende de quem. De quais setores
O cumprimento dessa promessa depende de quem? De quais setores? De quais pessoas? Esses setores ou essas pessoas estão preparados para cumprir o prometido? Esses setores ou essas pessoas são comunicados dessas ações? Eles concordam com o prometido ao Cliente? Isso está escrito em algum lugar? É responsabilidade de quem? Há alguma norma sobre o assunto?
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Princípios de uma boa promessa
Princípio da possibilidade figura Só prometa o que possa cumprir.
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Princípios de uma boa promessa
Princípio da Certificação figura Certifique – se de que a promessa pode ser realmente cumprida – as condições,o prazo, etc. -, por todos envolvidos
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Princípios de uma boa promessa
Princípio da Segurança Por segurança, dê sempre um prazo maior que você (ou a empresa) possa cumprir. Assim, você evita – e absorve – surpresas desagradáveis figura
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Princípios de uma boa promessa
Princípio do Encantamento figura Além do prometido, exceda. Planeje e faça pequenas ações “extras”. Vá além do prometido
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Uma dica para prática dos princípios de SEGURANÇA e ENCANTAMENTO:
Se você pode fazer um serviço em três horas, prometa em quatro e entregue em duas.
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Dica Com este artifício, ao mesmo tempo, você estará evitando problemas e encantando o Cliente LEMBRE – SE: a satisfação do Cliente é uma relação entre “expectativa” e “percepção”.
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Princípio da Precisão Seja PRECISO na promessa, no que foi e como foi prometido. Você pode usar a expressão em “até x dias”, mas evite usar termos, tais como: “Aproximadamente” “Mais ou menos” “Eu acho” “Talvez”
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Estas palavras demonstram dúvida
Estas palavras demonstram dúvida. Ao ouvi–las, o Cliente tem a “percepção”de incerteza, de que você e / ou sua empresa não são confiáveis.
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Princípios da Correta Comunicação
Fique convicto de que o Cliente está ciente de tudo, das condições, do prazo, etc. Certifique – se disso.
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Exemplo Nossa empresa de consultoria, sempre após enviar uma proposta para o Cliente, via e–mail ou fax, liga, para confirmar se o Cliente recebeu bem a proposta, se há alguma dúvida, etc. Esse procedimento, aparentemente desnecessário, funciona como instrumento de prevenção. Além de evitar problemas, demonstram proatividade.
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“Seguro morreu de velho”
“O que pode sair errado? Esta é a pergunta a ser feita(...). Examine cada passo dado na entrega do seu produto ou serviço e veja onde existem possibilidades de erro ou variação”. Carl Sewell “Seguro morreu de velho” Ditado popular Todo e qualquer problema que ocorra no relacionamento com o Cliente, mesmo que não seja culpa sua (ou de sua empresa), “sobra pra você”. Portanto, todo cuidado é pouco. Aja de forma preventiva!
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Atendimento ao Cliente (*)
8. Os sete Pecados do Atendimento ao Cliente (*) Apatia Má Vontade Frieza Desdém Robostimo Demasiado apego às normas Jogo de Responsabilidade
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1 - Apatia Ocorre quando os funcionários de uma empresa não demonstram que se importam com o Cliente. As pessoas ficam bravas, ofendem-se.
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2 – Má Vontade Os funcionários tentam livrar – se do Cliente, sem resolver o problema dele. (*) Albrechet, karl. Transcrito da Revista Exame, O melhor dos anos 90, edição especial.
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3 - Frieza O Cliente é tratado de forma distante, até desagradável.
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4 - Desdém Há funcionários que se dirigem ao Cliente, de cima para baixo, como se ele não soubesse nada, fosse uma criança. Isso enfurece as pessoas.
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5 - Robotismo O funcionário deixa de agir como se fosse uma pessoa e repete sempre a mesma coisa, da mesma maneira, com os mesmos movimentos, como se estivesse em outro lugar.
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6 – Demasiado apego às normas
Acontece com o funcionário que diz “sinto muito, mas não podemos ser flexíveis”.
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7 – Jogo de Responsabilidade
A síndrome do vai – para – lá – e – vai – para - cá. Há pessoas que mandam os Clientes de um lugar para outro, sem nunca resolver nada.
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9. Os Doze Tipos de Cliente Segundo o Atendente Myope (*)
Peteca Chato Desocupado Ghost Burro Otário João Ninguém Cifrão Desinformado Irmãos Metralhas Santinho João Teimoso
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O perfil do Cliente – Visão do Sr. Myope
Quem é Myope? É todo mundo que não enxerga o Cliente como razão de ser da empresa. Como Myope enxerga o Cliente? O que Myope “diz para” ou “pensa sobre” o Cliente? O perfil do Cliente – Visão do Sr. Myope
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O perfil do Cliente – Visão do Sr. Myope
“Isso não é meu setor”. “Isso não é comigo”. Peteca
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O perfil do Cliente – Visão do Sr. Myope
“Cheio de direitos”. “Exigente”. Chato
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O perfil do Cliente – Visão do Sr. Myope
“Ligue mais tarde”. “Volte amanhã”. “Um minuto por favor”. Desocupado
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O perfil do Cliente – Visão do Sr. Myope
“Ninguém viu”. “Ninguém vê”. Ghost *Almeida, Sérgio. Transcrito de “Cliente nunca mais”. Casa da Qualidade Editora.
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O perfil do Cliente – Visão do Sr. Myope
“O senhor não sabe”. “Deixa comigo”. Burro
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O perfil do Cliente – Visão do Sr. Myope
“É induzido a levar o que quer e o que não quer”. Otário
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O perfil do Cliente – Visão do Sr. Myope
“No duro ninguém presta atenção”. João Ninguém
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O perfil do Cliente – Visão do Sr. Myope
“Vale pelo que aparenta ter”. Cifrão
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O perfil do Cliente – Visão do Sr. Myope
“Desconhece seus direitos”. Desinformado
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O perfil do Cliente – Visão do Sr. Myope
Irmãos Metralhas “Olho nele”. “Todo cuidado é pouco”.
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O perfil do Cliente – Visão do Sr. Myope
“Não reclama de nada”. “Aceita tudo resignado”. Santinho
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O perfil do Cliente – Visão do Sr. Myope
“Adora ser maltratado”. “Apesar de tudo volta sempre”. João Teimoso
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10. Característicos da Qualidade em Serviço
Característicos da Qualidade (ou dimensão) em serviços são os aspectos pelos quais o Cliente julga a qualidade de serviço oferecido por você ou sua empresa.
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Ambiente físico/ decoração/ instalações/ equipamentos.
Dimensão (ou característicos de serviço) Aspectos Tangíveis Diz respeito... Ambiente físico/ decoração/ instalações/ equipamentos. Aparência dos Funcionários. (*) Adaptação a partir de estudos de Parasuraman, A.; Zeithaml, V.; Berry, L.
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(ou característicos de serviço)
Dimensão (ou característicos de serviço) Empatia Diz respeito... Capacidade de colocar – se no lugar (sensibilidade). Grau de cuidado e cortesia dispensados ao Cliente. Atenção individualizada. (*) Adaptação a partir de estudos de Parasuraman, A.; Zeithaml, V.; Berry, L.
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(ou característicos de serviço)
Dimensão (ou característicos de serviço) Competência Diz respeito... Habilidade e preparação técnica para desempenhar a função. (*) Adaptação a partir de estudos de Parasuraman, A.; Zeithaml, V.; Berry, L.
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(ou característicos de serviço)
Dimensão (ou característicos de serviço) Confiabilidade Diz respeito... Fornecimento do prometido: no tempo certo, com precisão. Habilidade de transmitir confiança ao Cliente. (*) Adaptação a partir de estudos de Parasuraman, A.; Zeithaml, V.; Berry, L.
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(Velocidade + Disposição de servir) Pronto – atendimento.
Dimensão (ou característicos de serviço) Responsividade Diz respeito... (Velocidade + Disposição de servir) Pronto – atendimento. Velocidade de resposta. Disposição virtual (automática). (*) Adaptação a partir de estudos de Parasuraman, A.; Zeithaml, V.; Berry, L.
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MUITO OBRIGADO! Ariel C. Xavier f. (41) 3085-3386 qpi@qpi.com.br
QPI Consultoria Empresarial Ltda
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