Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNina Braga Sintra Alterado mais de 8 anos atrás
1
Gerenciamento de Mudanças ITIL
2
ORIENTANDO: ANTONIO CESAR DE OLIVEIRA JUNIOR cesarjunior82@gmail.com ORIENTADOR: EDNILSON GIMENES ROSA ednilson.rosa@gmail.com
3
ITIL Biblioteca de infra-estrutura de Tecnologia da Informação (Information Technology Infrastructure Library). Conjunto de melhores práticas para o Gerenciamento de Serviço de TI. OGC (Departamento de Comércio do Governo, criada em 1980 a pedido do governo americano)
4
Modo como os profissionais irão supervisionar, controlar e acompanhar a TI nas organizações
5
Ambiente de negócios (novas (entrantes, produtos substitutos e clientes mais exigentes) Integração tecnológica (questão tática e estratégica) Segurança da Informação (impacto na integração dos negócios) Dependência do negócio a TI (impacto na estratégia)
6
CMMI - Níveis de maturidade inicial, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado PMBOK – Gerenciamento de Projetos As nove áreas do Gerenciamento de Projetos BSC – Medidores de desempenho Não apenas pela perspectiva financeira. Perspectiva do cliente, dos processos internos, aprendizado e crescimento também ITIL
7
Livros da ITIL (Núcleo) 1- Entrega de Serviços ▪ Gerenciamento de Nível de Serviço ▪ Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI ▪ Gerenciamento da Capacidade ▪ Gerenciamento da Continuidade dos Serviços de TI ▪ Gerenciamento da Disponibilidade 2- Suporte ao Serviço ▪ Gerenciamento de Configuração ▪ Gerenciamento de Incidentes ▪ Gerenciamento de Problemas ▪ GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS ▪ Gerenciamento de Liberações
8
Além disso: ▪ Planejamento para Implantar o Gerenciamento de Serviços ▪ Perspectiva do Negócio ▪ Gerenciamento de Aplicação ▪ Gerenciamento de Segurança ▪ Gerenciamento de Infra-Estrutura
9
“Serviços ao cliente significa todos os aspectos, atitudes e informações que ampliem a capacidade do cliente de compreender o valor potencial de um bem ou serviço essencial” (UTTAL; DAVIDOW, 1991, p.48).
10
Requisição Aquisição Utilização Desativação
11
GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES GERENCIAMENTO DE PROBLEMAS GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÕES GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS
12
IC BDGC GC
13
O que é um Incidente O que é um Problema Workaround (Contorno), backout
14
Trata da aprovação e da implementação controlada das mudanças na infra-estrutura de TI. O que pode ou não ser considerado uma mudança para o Gerenciamento? Autoridades GM – CCM - CE
17
VANTAGENS TECNOLOGIAS NAVEGABILIDADE CAMADAS COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA CONTROLE DE ACESSO
18
Sistema WEB Java (O.O) Código-Fonte aberto Livre Utilização Novas Tecnologias Independência de Gerenciador de Banco de Dados (Hibernate JPA)
19
JBOSS SEAM O que é o JBOSS SEAM? Quais as suas vantagens? Ponte entre tecnologias - Simplicidade Tecnologias que ele integra
20
Fluxo de navegação ( Menu -> List -> Edit -> List)
22
Camadas de Modelo Classes anotadas (Enums, JPA, Gets e Sets, Hibernate Validator, Hibernate Annotations), Classes de Persistencia e Enuns. Camadas de Negócios Classes de serviços Camadas de Apresentação Arquivos.HTML (JSF, RichFaces - Ajax, Facelets, JavaScript,.page, xml)
23
Integração com o RASEA Suporte ao SSO (Single Sign On) Segurança Vertical e Horizontal Independência de Linguagem Independência de Gerenciador de Banco
24
Novas implementações como notificações por e-mail e relatórios. Módulo de Gerenciamento de Incidentes e Problemas Atualização da Versão da ITIL
25
OGC. Introdução ao ITIL. 2006. CHRISSIS, Mary Beth., KONRAD, Mike., SHRUM, Sandy. CMMI Second Edition – Guidelines for Process Integration and Product Improvement. The SEI series in software engineering, 2006. MAGALHÃES, Ivan Luizio; PINHEIRO, Walfrido Brito. Gerenciamento de Serviços de TI na prática: Uma abordagem com base na ITIL. ed. Novatec, 2007. REIS, Telma. PMBiz Treinamento e Consultoria em Projetos de TI. Preparatório para certificação ITIL Foundation, 2007, Salvador. SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. Ed.Pearson, 2000. WEILL, Peter, ROSS, Jeanne W. IT Governance - How Top Performers Manage IT Decision Rights for Superior Results. Harvard Business School Press, 2000.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.