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Gerenciamento de Mudanças ITIL. ORIENTANDO: ANTONIO CESAR DE OLIVEIRA JUNIOR ORIENTADOR: EDNILSON GIMENES ROSA

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Apresentação em tema: "Gerenciamento de Mudanças ITIL. ORIENTANDO: ANTONIO CESAR DE OLIVEIRA JUNIOR ORIENTADOR: EDNILSON GIMENES ROSA"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Mudanças ITIL

2 ORIENTANDO: ANTONIO CESAR DE OLIVEIRA JUNIOR cesarjunior82@gmail.com ORIENTADOR: EDNILSON GIMENES ROSA ednilson.rosa@gmail.com

3  ITIL  Biblioteca de infra-estrutura de Tecnologia da Informação (Information Technology Infrastructure Library).  Conjunto de melhores práticas para o Gerenciamento de Serviço de TI.  OGC (Departamento de Comércio do Governo, criada em 1980 a pedido do governo americano)

4  Modo como os profissionais irão supervisionar, controlar e acompanhar a TI nas organizações

5  Ambiente de negócios (novas (entrantes, produtos substitutos e clientes mais exigentes)  Integração tecnológica (questão tática e estratégica)  Segurança da Informação (impacto na integração dos negócios)  Dependência do negócio a TI (impacto na estratégia)

6  CMMI - Níveis de maturidade  inicial, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado  PMBOK – Gerenciamento de Projetos  As nove áreas do Gerenciamento de Projetos  BSC – Medidores de desempenho  Não apenas pela perspectiva financeira. Perspectiva do cliente, dos processos internos, aprendizado e crescimento também  ITIL

7  Livros da ITIL (Núcleo)  1- Entrega de Serviços ▪ Gerenciamento de Nível de Serviço ▪ Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI ▪ Gerenciamento da Capacidade ▪ Gerenciamento da Continuidade dos Serviços de TI ▪ Gerenciamento da Disponibilidade  2- Suporte ao Serviço ▪ Gerenciamento de Configuração ▪ Gerenciamento de Incidentes ▪ Gerenciamento de Problemas ▪ GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS ▪ Gerenciamento de Liberações

8  Além disso: ▪ Planejamento para Implantar o Gerenciamento de Serviços ▪ Perspectiva do Negócio ▪ Gerenciamento de Aplicação ▪ Gerenciamento de Segurança ▪ Gerenciamento de Infra-Estrutura

9  “Serviços ao cliente significa todos os aspectos, atitudes e informações que ampliem a capacidade do cliente de compreender o valor potencial de um bem ou serviço essencial” (UTTAL; DAVIDOW, 1991, p.48).

10  Requisição  Aquisição  Utilização  Desativação

11  GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO  GERENCIAMENTO DE INCIDENTES  GERENCIAMENTO DE PROBLEMAS  GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÕES  GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS

12  IC  BDGC  GC

13  O que é um Incidente  O que é um Problema  Workaround (Contorno), backout

14  Trata da aprovação e da implementação controlada das mudanças na infra-estrutura de TI.  O que pode ou não ser considerado uma mudança para o Gerenciamento?  Autoridades GM – CCM - CE

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17  VANTAGENS  TECNOLOGIAS  NAVEGABILIDADE  CAMADAS  COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA  CONTROLE DE ACESSO

18  Sistema WEB  Java (O.O)  Código-Fonte aberto  Livre Utilização  Novas Tecnologias  Independência de Gerenciador de Banco de Dados (Hibernate JPA)

19  JBOSS SEAM  O que é o JBOSS SEAM?  Quais as suas vantagens?  Ponte entre tecnologias - Simplicidade  Tecnologias que ele integra

20  Fluxo de navegação ( Menu -> List -> Edit -> List)

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22  Camadas de Modelo Classes anotadas (Enums, JPA, Gets e Sets, Hibernate Validator, Hibernate Annotations), Classes de Persistencia e Enuns.  Camadas de Negócios Classes de serviços  Camadas de Apresentação Arquivos.HTML (JSF, RichFaces - Ajax, Facelets, JavaScript,.page, xml)

23  Integração com o RASEA  Suporte ao SSO (Single Sign On)  Segurança Vertical e Horizontal  Independência de Linguagem  Independência de Gerenciador de Banco

24  Novas implementações como notificações por e-mail e relatórios.  Módulo de Gerenciamento de Incidentes e Problemas  Atualização da Versão da ITIL

25 OGC. Introdução ao ITIL. 2006. CHRISSIS, Mary Beth., KONRAD, Mike., SHRUM, Sandy. CMMI Second Edition – Guidelines for Process Integration and Product Improvement. The SEI series in software engineering, 2006. MAGALHÃES, Ivan Luizio; PINHEIRO, Walfrido Brito. Gerenciamento de Serviços de TI na prática: Uma abordagem com base na ITIL. ed. Novatec, 2007. REIS, Telma. PMBiz Treinamento e Consultoria em Projetos de TI. Preparatório para certificação ITIL Foundation, 2007, Salvador. SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. Ed.Pearson, 2000. WEILL, Peter, ROSS, Jeanne W. IT Governance - How Top Performers Manage IT Decision Rights for Superior Results. Harvard Business School Press, 2000.


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