A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relações Interespecíficas:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relações Interespecíficas:"— Transcrição da apresentação:

1 Relações Interespecíficas:
Competição

2 Índice: Titulo Índice Introdução Noção de competição 5.6.7.8. Exemplos
Conclusão Bibliografia Trabalho realizado por

3 Introdução Nos ecossistemas existem, entre os seus elementos diversas inter-relações. Entre estas estão as relações bióticas interespecíficas, ou seja relações entre seres vivos de espécies diferentes. Neste trabalho vamos explorar a relação interespecífica: competição.

4 Noção de Competição- O que é a Competição ?
A competição é uma relação na qual dois seres vivos competem pelos mesmos recursos, dos quais: alimentares, luz, água, espaço, ou algo que se encontra em quantidade insuficiente para assegurar a sobrevivência de ambos. Nesta relação, os seres vivos intervenientes são designados competidores e prejudicam-se mutuamente.

5 Exemplos Diferentes espécies de plantas competem pela água.
A competição pela água leva algumas plantas a ramificar as suas raízes de modo a conseguir extrair uma maior quantidade de água do solo reduzindo a quantidade de água que as restantes plantas têm para obter do solo. Alguns exemplos de plantas que o fazem são a Bidens pilosa (picão-preto) que extrai água retida no solo aumentando as suas raízes e competindo por esta com o feijão e soja.

6 Exemplos Diferentes espécies de plantas competem pela luz e pelo sol.
A competição pela luz obriga as plantas a crescer em altura, para conseguirem chegar à luz limitando a quantidade de luminosidade que chega às restantes plantas. Alguns exemplos de plantas que o fazem são as diferentes espécies de ervas daninhas.

7 Exemplos Muitas vezes há competições entre leoas e hienas pelo mesmo alimento. As hienas normalmente formam grupos para criarem vantagem em relação às leoas. Aguardam que esta casse a sua presa e seguidamente entram em confronto com o objetivo de obter a carcaça do animal. O animal que vencer este confronto será o menos prejudicado, ganhando o alimento enquanto que o seu adversário será o mais prejudicado com o dispêndio de energia em vão.

8 Exemplos As cracas são animais crustáceos que vivem fixos nas rochas da praia. Se na mesma rocha existem duas populações de espécies diferentes, a competição entre ambas pelo território a ocupar faz com que cada uma delas utilize uma área menor para viver, saindo ambas prejudicadas.

9 Conclusão Após a exploração da relação interespecífica em estudo, a competição, concluímos que esta relação favorece os indivíduos mais adaptados e elimina ou provoca a emigração dos menos adaptados, ou seja, é importante para regular a densidade populacional e manter o equilíbrio dos ecossistemas.

10 Bibliografia Motta, Lucinda e Viana, Maria dos Anjos, Bioterra, Porto Editora, 2003 Motta, Lucinda e Viana, Maria dos Anjos, Bioterra, Porto Editora, 2007 Antunes, Cristina, et al, Descobrir a Terra, Areal Editores, 2003 Antunes, Cristina, et al, Descobrir a Terra, Areal Editores, 2007 Campos, Carlos, et al, Sistema Terra, Textos Editores, 2007

11 Trabalho realizado por:
Beatriz Pereira Nº4 Daniela Dias Nº7 Inês Fernandes Nº10 Pedro Clemente Nº22


Carregar ppt "Relações Interespecíficas:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google