A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUDITORIA DO IMOBILIZADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUDITORIA DO IMOBILIZADO"— Transcrição da apresentação:

1 AUDITORIA DO IMOBILIZADO
ASPECTOS CONTÁBEIS Os bens do ativo imobilizado representam normalmente uma parcela significativa dos ativos de uma empresa, principalmente no caso de indústria. Esses bens não são destinados à venda e sim utilizados na manutenção das atividades operacionais da empresa. O Objetivo primordial dos exames nessa área é verificar se o ativo imobilizado: existe fisicamente, pertence efetivamente a empresa e se foi registrado e valorizado corretamente.

2 AUDITORIA DO IMOBILIZADO
PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA Teste de movimentação - conferência de saldos, aquisições, baixas e depreciações Verificação da existência física Verificação de propriedade e ônus Verificação da política de seguros para os itens

3 AUDITORIA DO IMOBILIZADO
TESTE DE MOVIMENTAÇÃO MOVIMENTAÇÃO Obtenha um papel de trabalho de movimentação que detalhe, por conta: custo: saldo no início do período aquisições baixas transferências saldo no fim do período depreciação acumulada: depreciações Confira os saldos iniciais e finais, com papéis de trabalho do ano anterior e razão geral, respectivamente

4 AUDITORIA DO IMOBILIZADO
TESTE DE MOVIMENTAÇÃO ADIÇÕES Confira o valor registrado dos itens selecionados com a NF; Inspecione a NF e observe se está em nome da empresa. BAIXAS Inspecione autorização para a baixa; No caso de venda, inspecione a documentação comprobatória e verifique se o valor da venda é razoável em relação ao bem vendido. DEPRECIAÇÃO Verifique se a vida útil para cada classe de bem é adequada e se está consistente com o ano anterior; Verifique se a depreciação está de acordo com os princípios contábeis e é consistente com o ano anterior. Efetue o cálculo global da depreciação (por conta). Verifique a classificação da depreciação e identifique-a nos razões de custo/despesa do período.

5 AUDITORIA DO IMOBILIZADO
VERIFICAÇÃO DE EXISTÊNCIA FÍSICA Obtenha uma listagem individual dos bens do ativo imobilizado, com data-base do fim do período, e confira a soma dessa listagem; Verifique se total desta listagem concorda com o saldo do custo para a mesma data; Selecione bens para serem identificados fisicamente. Monte uma amostra que contenha os mais relevantes e outros aleatoriamente; Durante a inspeção, verifique se existem bens do ativo imobilizado obsoletos ou deteriorados. Caso existam, tome nota destes para posterior discussão com a administração da empresa.

6 AUDITORIA DO IMOBILIZADO
VERIFICAÇÃO DE PROPRIEDADE E ÔNUS Obtenha certidões negativas dos imóveis para a data do exame; Verifique se nessas certidões negativas os imóveis estão em nome da empresa e se não existem ônus sobre os mesmos; Caso existam ônus, observe se a transação foi devidamente aprovada; Na hipótese do imóvel ter sido dado em garantia de um financiamento, certifique-se de que o financiamento foi registrado no passivo da empresa e que essa informação foi divulgada em nota explicativa das DC.

7 AUDITORIA DO IMOBILIZADO
TESTE DE VERIFICAÇÃO DA POLÍTICA DE SEGUROS PARA OS ITENS IMOBILIZADOS Verificar se os itens componentes do ativo imobilizado estão assegurados; e Verificar se as apólices de seguros constituídas cobrem o valor contabilizado referente ao ativo imobilizado.

8 AUDITORIA DO IMOBILIZADO

9 AUDITORIA DO IMOBILIZADO

10 AUDITORIA DO IMOBILIZADO


Carregar ppt "AUDITORIA DO IMOBILIZADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google