A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSERVAÇÃO E RESTAURO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSERVAÇÃO E RESTAURO"— Transcrição da apresentação:

1 CONSERVAÇÃO E RESTAURO
FUNDAÇÃO ESCOLA de SOCIOLOGIA e POLÍTICA de SÃO PAULO Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação CONSERVAÇÃO E RESTAURO Biblioteconomia - 8º semestre Profª Edna Kátia Gaiardoni cel:

2 Estrutura do Curso Preservação, Conservação, Restauração: Conceitos
Materiais que Constituem os Documentos: papiro, pergaminho, papel. Causas de Deterioração: agentes físicos, físicos mecânicos, químicos e biológicos. Diagnóstico: Diagnóstico de Conservação de Acervo Bibliográfico e Documental Rotinas de Conservação: Higienização, Controle de Microorganismos e Insetos, Pequenos Reparos, Encadernação, Acondicionamento e Manuseio Adequado. Administração de Programa de Conservação: Especificações para Edifícios, Prevenção e Controle de Incêndios e Inundações, Prevenção e Combate a Insetos Roedores, Condições Ambientais, Armazenamento, Plano de Emergência, Microfilme Para Preservação.

3 Todas as atividades serão realizadas dentro do período da aula.
Metodologia de ensino Aulas teóricas Aulas práticas: Higienização Encadernação (costuras, montagem de miolo e capas) Pequenos reparos Acondicionamento de documentos, fotografias e livros Avaliação A avaliação será contínua, através de trabalhos teóricos e práticos em atividades presenciais, apresentação de estudo de caso e uma avaliação escrita no final do semestre. Todas as atividades serão realizadas dentro do período da aula.

4 BIBLIOGRAFIA BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Cotia/SP: Ateliê Editorial, (Artes & Ofícios, 5) CASSARES, Norma C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado/Imprensa Oficial, (Coleção Como Fazer, 5) LUCCAS, Lucy / SERIPIERRI, Dione – Conservar para não restaurar – Uma proposta para Preservação de Documentos em Biblioteca. Thesaurus Editora de Brasília Ltda MOTTA, Edson - O papel: problemas de conservação e restauração - Petrópolis, RJ: Museu de Armas Ferreira da Cunha, 1971. SPINELLI, Jayme – Introdução à conservação de Acervos Bibliográficos – Coleção Pesquisa e Prática. Experiência na Biblioteca Nacional – Fundação Biblioteca Nacional- Ministério da Cultura – Departamento Nacional do Livro – 1995. Bibliografia Complementar  Coleção – Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos – Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos – Arquivo Nacional, 2001 –

5

6 PRESERVAÇÃO Estipula as metas a serem atingidas e o acompanhamento dos processos, que abrange a criação e o gerenciamento de programas de conservação e restauração. Compreende uma política global, desde os aspectos administrativos e financeiros, até as investigações científicas sobre a constituição dos materiais. Só se preserva para que as informações contidas em um documento possam favorecer o homem no resgate de sua identidade e de informações que auxiliam as pesquisas atuais no sentido de melhorar o mundo em diversas áreas do conhecimento.

7 CONSERVAÇÃO A conservação tem como definição toda intervenção humana direta ou indireta com o objetivo de aumentar a expectativa de vida das coleções, com os cuidados essenciais para a manutenção das boas condições físicas do material, a fim de que possa cumprir a função para o qual foi destinado.

8 RESTAURAÇÃO Aplica-se a um elemento do patrimônio em vias de desaparecimento devido à ação de um agente ativo de deterioração, como, por exemplo, insetos ou fungos no papel. Caracteriza-se em intervenções diretas sobre os documentos, destinadas a eliminar processos de deterioração e reparar danos causados nas coleções. Aproximar a obra, estrutural e esteticamente, da ‘quantidade inicial de informações’. Basear-se em referências contidas na própria obra ou, em alguns casos, em documentação segura sobre a mesma. Respeito ao original é fundamental e delineia os limites das intervenções.

9 Preservação: leis criadas para garantir a integridade do patrimônio, mecanismos para viabilizar a realização de projetos , cuidado com o meio ambiente que circunda o local. Conservação: aspectos que cercam e influenciam a conservação do objeto, controle dos agentes: biológicos (cupins, fungos, etc.), atmosféricos (temperatura e umidade), luz (natural, artificial), poluentes e o ser humano (higienização, manuseio, pequenos reparos, acondicionamento e transporte inadequados, vandalismos). Restauração: banhos alcalinos encadernação reencadernação reintegração pictórica

10 Restauramos o suporte, nunca a informação

11 Manutenção da Integridade dos Documentos Primeira Etapa Segunda Etapa Terceira Etapa Preservação Conservação Restauração Evitar Deter a Degradação Reparar

12 CONSERVAR PARA NÃO RESTAURAR
Algumas vezes o nível de deterioração de um bem cultural chega a um ponto tão grave, que inviabiliza sua recuperação CONSERVAR PARA NÃO RESTAURAR


Carregar ppt "CONSERVAÇÃO E RESTAURO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google