A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Patologias da Orelha Externa e Média

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Patologias da Orelha Externa e Média"— Transcrição da apresentação:

1 Patologias da Orelha Externa e Média
Adriana De Carli

2 Otoscopia Normal

3 Orelha Externa - Conduto Externo
Cerume

4 Corpos Estranhos

5 Exostoses ósseas

6 Otites Externas Inflamação da pele do CAE Quadro Clínico: -Prurido
-Dor importante (otalgia)‏ -Hipoacusia variável -Secreção (otorréia)‏

7 Epidemiologia e Fisiopatologia
3 a 10 % da população. 80% dos casos ocorre no verão. Fatores predisponentes: calor, umidade, trauma local (cotonete, manipulação para lavagem otológica), uso de aparelhos de proteção a ruídos ou próteses auditivas e esportes aquáticos. Fatores de proteção: integridade da pele, produção de cera e pH ácido.

8 Otite Externa Bacteriana
Agentes Etiológicos Pseudomonas aeruginosa (51%), produz um pigmento característico, a piocianina, o qual deixa a secreção com um aspecto esverdeado. Staphylococcus aureus Proteus sp

9 Otite Externa Bacteriana

10 Tratamento Limpeza, se possível; Evitar o contato com água
AINE + analgésicos VO Gotas otológicas com preparados : Aminoglicosídeos + corticóide tópico Quinolonas com ou sem corticóide tópico

11 Otite Externa Fúngica Agentes Etiológicos
Aspergillus niger ou fornicatus Candida albicans Tratamento Limpeza e aspiração local - Soluções tópicas com antifúngicos

12 Otite Externa Fúngica

13 Otite Externa Maligna - Infecção invasiva e necrotizante da OE.
- Em pacientes idosos, diabéticos e imunodeprimidos. Causada por Pseudomonas aeruginosa. O diagnóstico é difícil, atenção para o tecido de granulação no CAE. - VSG aumentado, CT de CAE e base do crânio, cintilografia com Tc-99 e Ga-67.

14 Otite Externa Maligna

15 Tratamento Internação hospitalar Debridamento local Aplicações de curativos com gentamicina + corticóides tópicos Antibioticoterapia sistêmica 4 a 6 sem. Gentamicina + carbenicilina IV Cefalosporina de 3ª geração Ciprofloxacina

16 Orelha Média – Perfuração Traumática

17 Barotrauma

18 Otite Média Aguda ( OMA)‏
OMA é caracterizada como uma inflamação reversível do mucoperiósteo de revestimento da orelha média. Epidemiologia 7 em cada 10 crianças terão OMA até os 3 anos. A probabilidade de se ter 1 episódio até os 2 anos é de 65%.

19 Etiologia * Viral * Bacteriana: Streptococcus pneumoniae 49%
Haemophilus influenza % Moraxella catarrhalis % .Bacilos Gram-negativos (RN)‏

20 Fatores Predisponentes
IVAS; Hipertrofia de adenóides; Rinite alérgica; Malformações craniofaciais; Hábito de mamar deitado; Creches e escolinhas; Piscina; Tabagismo materno.

21 Quadro Clínico Freqüentemente IVAS prévia Irritabilidade, choro, diminuição do apetite, vômitos ou diarréia Febre Otalgia Sensação de plenitude auricular ou hipoacusia Pode ter supuração

22 Otite Média Aguda

23 Otite Média Aguda

24 Tratamento * 1ª escolha: Amoxacilina Cefalosporina 1ª geração
- Ampicilina * 2ª escolha: Amoxacilina + ac. clavulânico Cefalosporina 2ª geração * 3ª escolha: - Ceftriaxone IM 3 doses

25 Tratamento Para alérgicos : sulfas ou azitromicina;
Em recém-nascidos antibióticos com cobertura para bacilos Gram-negativos; Em horas os sintomas devem regredir, caso contrário, pensar em trocar antibiótico para 2ª escolha ou paracentese da membrana timpânica.

26 Complicações Paralisia facial; Labirintite aguda; Mastoidite aguda; Meningite; Abcessos intracranianos.

27 Otite Média com Efusão Presença de secreção na orelha média, serosa ou mucosa, sem perfuração de membrana timpânica e sem evidências de infecção. Também chamada de otite serosa.

28 Etiopatogenia Além dos fatores predisponentes para OMA, temos, a alergia ao leite (intolerância à lactose), otites recorrentes e refluxo gastroesofágico.

29 Crianças pré-escolares e escolares .Pode ser assintomático Hipoacusia
Quadro Clínico Crianças pré-escolares e escolares .Pode ser assintomático Hipoacusia .´Barulho´no ouvido * Audiometria com impedanciometria é importante no diagnóstico, pois mostra hipoacusia condutiva.

30 Otite Média com Efusão

31 Tratamento Controverso Suporte para obstrução nasal Avaliar indicação cirúrgica para hipertrofia de adenóides Melhorar condições gerais Avaliar após 3 meses, se déficit de audição ou linguagem, então, a melhor conduta é realização de timpanotomia para colocação de tubo de ventilação.

32 Otite Média com Efusão Tubo de Ventilação

33 Otite Média Crônica Simples
Consiste em uma perfuração timpânica permanente, em geral, devida à seqüela de OMA supurada com necrose de bordos. A orelha média fica exposta e é facilmente colonizada e infectada por bactérias. O quadro clínico consiste em hipoacusia variável e episódios de otorréia intermitentes. O tratamento é feito com antibiótico tópico e cuidados com a água, para finalmente realização de timpanoplastia.

34 Otite Média Crônica

35 Otite Média Crônica


Carregar ppt "Patologias da Orelha Externa e Média"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google