A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Consumo Consciente e Orçamento Saudável

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Consumo Consciente e Orçamento Saudável"— Transcrição da apresentação:

1 Consumo Consciente e Orçamento Saudável
Profª Elisa Rocha Pinto de Castro CEEJA de Votorantim

2 Público Alvo: 9º ano EF Material utilizado:
Computador com acesso à Internet; Folhetos propaganda de ofertas de lojas da região ou online.

3 OBJETIVOS Fazer uso das tecnologias de informação na exploração do site da escola e de outros endereços eletrônicos, incentivando a busca de informações relevantes para a formação da cidadania; Incrementar as competências de leitura e escrita por meio de narrativas no contexto de sustentabilidade, destacando problemas do consumo em exagero; Levar o aluno a refletir sobre o seu papel na sociedade e as consequências do consumismo como, por exemplo, o aumento do lixo diretamente relacionado com o aumento do consumo; Aplicar os conhecimentos de porcentagem em atividades contextualizadas; Verificar a importância da Matemática nas contas do dia a dia e analisar os juros detrás dos preços e promoções, comparando diferentes ofertas, visando a tomada de decisão informada e responsável.

4 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). Resolver problemas que envolvam porcentagem.

5 JUSTIFICATIVA Estamos inseridos em uma sociedade capitalista, onde a economia é baseada no lucro. A abordagem dos conteúdos da Matemática Financeira dentro da realidade é de extrema importância para a formação dos nossos jovens.

6 O consumo consciente é um bom começo para controlar o impulso consumista, que nos leva a fazer maus negócios e a ter perdas financeiras, assim essas atividades podem fazer com que o aluno consiga, antes de sair comprando, fazer uma boa avaliação das opções de compra, analisando os juros embutidos nos preços, através dos cálculos de porcentagem.

7 SEQUÊNCIA DIDÁTICA http://matematica-ceeja.webnode.com/
Todas as atividades do Projeto Consumismo estão disponíveis no site MATEMÁTICA-CEEJA

8 ATIVIDADE (1) – Consumo e Sustentabilidade
Para dar início ao trabalho, o aluno deverá assistir ao documentário: Esse vídeo aborda de forma clara e objetiva a relação do Consumo e Sustentabilidade.

9 Em seguida, irá responder às questões abaixo para posteriormente socializá-las com o professor de Matemática: Questão 1 – O que você entendeu sobre Sistema Linear? Questão 2 – No vídeo, fala-se em políticas para transformar esse sistema linear em um sistema que não desperdice recursos ou pessoas, quais atitudes devem ser tomadas para que isto aconteça? Questão 3 – Qual a relação entre consumismo e produção de lixo? O professor ao receber as respostas das questões propostas, irá comentá-las com o aluno e nesse momento poderão surgir novas questões que serão complementadas para a formação e conscientização do educando sobre o consumo consciente.

10 ATIVIDADE (2) – Consumismo na juventude
Nessa atividade o aluno fará a leitura e interpretação dos textos: 1 - Consumismo – disponível em: 2 - Eles gastam muito – disponível em:

11 Para responder às questões:
Questão 1 – Qual a diferença entre consumidor e consumista? Questão 2 – Segundo o texto Consumismo, como a propaganda favorece o consumismo exagerado no Brasil? Questão 3 – De acordo com as pesquisas de 2003 relacionadas no texto - Eles gastam muito, responda verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) A cada 100 jovens 45 gostariam de trocar o computador nos próximos meses. ( ) O percentual de jovens brasileiros que se interessam muito por fazer compra é aproximadamente igual ao dos jovens americanos. ( ) Oito em cada dez aparelhos de som só saem das lojas a partir do aval da ala jovem do lar. ( ) No item O que eles têm no quarto, 43% refere-se a aparelho de som. Questão 4 – Hoje, quais dos produtos abaixo você destacaria como principais sonhos de consumo dos jovens. ( ) tablet (última versão) ( ) smartphone de última geração ( ) aparelho de som ( ) bicicleta O objetivo dessa atividade é mostrar as consequências de se consumir exageradamente e a influência dos jovens no orçamento familiar.

12 Atividade (3) – Juros e Porcentagem
O aluno deve ter concluído os estudos de Porcentagem disponível no site MATEMÁTICA-CEEJA:

13 Então o aluno deve escolher um folheto de ofertas de lojas
para resolver às questões de 1 a 7. Obs.: o aluno também pode trazer o seu folheto. Fonte: (adaptado)

14 Questão 1 – Loja escolhida (folheto): Benoit
Questão 2 – Produto escolhido: TV Led 32” Questão 3 – Forma de pagamento: À vista: R$ ,00 À prazo: R$ ,00 Número de prestações: 20 Valor das prestações: R$ 79,90 Questão 4 – Qual o valor dos juros em reais? R$1598,00 – R$1099,00 = R$ 499,00 Fonte: (adaptado) Questão 5 – Qual a taxa percentual dos juros embutidos? R$499,00 / R$1099,00 ≈ 45,4 % de juros Questão 6 – Se você fosse comprar esse produto, qual seria a forma de pagamento? Quais os fatores que o levariam a fazer essa escolha? Questão 7 – Você costuma pesquisar o preço em outras lojas antes de efetuar a compra ou acaba comprando na primeira que encontrar? Justifique a sua resposta.

15 exercendo nossa cidadania.
O professor, após a correção das questões propostas, deve ressaltar ao aluno a importância da presença da Educação Financeira em nossa vida, ou seja, saber lidar efetivamente com o dinheiro. Também é válido lembrar que quando pedimos desconto à vista e ou pesquisamos preços antes de efetuarmos uma compra estamos exercendo nossa cidadania.

16 Atividade (4) – Orçamento Familiar
Nessa atividade o objetivo é disponibilizar ao educando uma planilha para controle do orçamento doméstico, juntamente com algumas dicas para reduzir custos. Primeiramente, o aluno irá acessar o link abaixo com algumas dicas para iniciar um bom orçamento e reduzir custos:

17 Depois de assimiladas as informações, é apresentada ao educando uma planilha simples (modelo abaixo) destinada ao controle do orçamento familiar que poderá ajudá-lo também a poupar dinheiro: Mês:____________/2013 Despesas (gastos) Aluguel R$ Água Luz Telefone Prestação Carro Supermercado Vestuário * Total Gastos Resumo da planilha: Renda familiar recebida (todos os salários da casa): Ganhos extras (+) Total Gastos (-) Valor a poupar (=) Obs.: a atividade pode ser enriquecida na construção da planilha com o Microsoft Excel *insira todas as despesas da casa (o importante é anotar)

18 CONSIDERAÇÕES Esse trabalho foi realizado com alunos do EJA, individualmente, seguindo a metodologia do CEEJA de Votorantim/SP, logo essa sequência didática poderá promover resultados ainda mais satisfatórios quando aplicada aos alunos do curso regular, pois no trabalho em sala de aula o professor tem a possibilidade de fazer um debate com a classe sobre consumo e sustentabilidade, que é um tema bem amplo, fortalecendo assim a formação da cidadania.

19 Acesse o nosso site: http://matematica-ceeja.webnode.com/

20 ceejamat@gmail.com Maiores informações: www.ceesvo.com.br
matematica-ceeja.webnode.com Contato: Site CEEJA:


Carregar ppt "Consumo Consciente e Orçamento Saudável"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google