A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina."— Transcrição da apresentação:

1 Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina Nunes Guedes Huertas

2 Identificação da atividade e dos alunos
Projeto: CONHEÇO MINHA COMUNIDADE? AS NOVAS MÍDIAS EM PROL DO RESGATE E DISSEMINAÇÃO DA CULTURA LOCAL POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Observação: A atividade teve que ser adaptada pois foi aplicada na educação infantil no EI3A, com crianças de 3 anos.

3 objetivos - Apreciar histórias, causos e experiências de vida;
-Apreciar vídeo sobre brincadeiras; - Resgatar a memória de professores e funcionários sobre suas infâncias.; - Expressar-se em relação as atividades propostas, listando suas brincadeiras favoritas; - Ampliar o vocabulário; -Brincar com uma brincadeira antiga escolhida pelos alunos.

4 Encaminhamento das atividades
A turma do EI3A é uma turma agitada, a maioria dos alunos possuem 3 anos ou estão para completar 3 anos, a atividade não pode durar mais que 15 minutos pois os alunos perdem o interesse rapidamente. No dia da atividade sentamos em circulo na sala de aula, foi explicado aos alunos a atividade e uma das professoras regente resgatou suas memórias de infância contando aos alunos suas brincadeiras preferidas e como era divertida sua infância. Após a contação de estória a professora passou um vídeo sobre brincadeiras de antigamente que está no domínio: < EkTL0774> depois do vídeo os alunos puderam expor suas opiniões, foi questionado a eles quais as brincadeiras que mais gostavam e obtivemos variadas respostas, neste momento foi montada uma lista das brincadeiras favoritas do EI3A. Finalizamos brincando de roda. (não tenho autorização da escola para divulgar imagens da turma)

5 Pontos positivos Todos os alunos presentes no dia participaram da atividade, os alunos demostraram interesse na realização da atividade. Porém durante o resgate de memória da professora alguns alunos não prestaram atenção no que ela dizia, o filme chamou mais a atenção dos alunos, durante a listagem das brincadeiras alguns alunos se destacaram elencando mais de uma brincadeira, outros porém só repetiam o que os colegas tinham dito, finalizamos brincando de roda pois foi a brincadeira mais votada, foi um momento alegre e de descontração.

6 Pontos a serem reorganizados
Durante o resgate de memória a professora deve montar slides com fotos de sua infância para ilustrar melhor o que está sendo apresentado com o intuito de os alunos prestarem mais atenção, a pergunta sobre brincadeira favorita deve ser feita antes de mostrar alguma imagem para não influenciar os alunos. Neste ponto podemos apresentar discutir sobre as brincadeiras da contemporaneidade fazendo um paralelo com as brincadeiras de antigamente. Durante todo o processo pode ser montado um vídeo com os alunos, porém o vídeo deve ser montado pela professora, mas pode ser ensinado aos alunos o manuseio de uma maquina fotográfica ou filmadora porém as instruções deve ser constante, o projeto deve ser desenvolvido durante o ano todo para que todos participem.

7 Análise final O desenvolvimento desta parte do projeto (projeto adaptado) foi proveitoso, senti que os alunos gostaram de participar das atividades. Na educação infantil é importante que o brincar seja contemplado, pois as crianças também se desenvolvem e aprendem brincando. Na contemporaneidade notamos que as crianças estão vivenciando outros tipos de brincadeiras ligadas as mídias, é necessário um urgente resgate das antigas brincadeiras, pois os alunos devem conhecer todos os tipos de brincadeiras, sabemos que o mundo virtual não deve ser descartado pois contribui significativamente no aprendizado das crianças, porém nossos objetivos aqui foram ligados ao resgate de brincadeiras antigas.

8 referências Vídeo: Brincadeiras antigas < >


Carregar ppt "Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google