Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouManuella Wagner Cabreira Alterado mais de 9 anos atrás
1
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
2
Modalidades de Pagamento
As diferentes modalidades de pagamento usadas no comércio internacional variam principalmente em função do risco da operação, do risco do país do comprador,do valor e do prazo da transação e do grau de relacionamento comercial entre as empresas vendedora e compradora.
3
Modalidades de Pagamento
Tanto o exportador como o importador devem evitar os riscos de natureza comercial a que estão sujeitas as transações internacionais. Ao remeter a mercadoria ao exterior, o exportador deve tomar precauções para receber o pagamento. Por sua vez, o importador necessita de segurança quanto ao devido recebimento da mercadoria (possibilidade de impasse) Definir com clareza a forma de pagamento em uma operação de exportação é de fundamental relevância para ambas as partes. Assim, a escolha da modalidade de pagamento deve atender simultaneamente aos interesses do exportador e do importador.
4
Principais Modalidades de Pagamento
São as seguintes as modalidades de pagamento no comércio exterior: Pagamento Antecipado; Remessa sem saque; Cobrança Documentária; Carta de Crédito ou Crédito Documentário.
5
Pagamento Antecipado Nesta modalidade, o importador paga ao exportador antes do envio da mercadoria. Trata-se da opção mais interessante para o exportador, que recebe antecipadamente o pagamento. O risco é assumido pelo importador, que pode não receber a mercadoria ou recebê-la em condições não acordadas anteriormente com o exportador.
6
Pagamento Antecipado Embora o Pagamento Antecipado não seja procedimento muito adotado, pode ocorrer quando houver relação de confiança entre as empresas envolvidas. Pode ainda ser utilizado entre matrizes e filiais, e também pela empresa importadora que procura garantir-se quanto a possíveis oscilações futuras de preço.
7
Pagamento Antecipado Tão logo a mercadoria seja embarcada, o exportador deverá encaminhar diretamente ao importador os documentos originais de exportação, para que assim possa desembaraçá-la no ponto de destino, bem como fornecer cópias desses documentos ao banco responsável pela contratação do câmbio.
8
Pagamento Antecipado De acordo com as normas brasileira o pagamento antecipado possui regras distintas na importação e exportação.
9
Pagamento Antecipado Importação:
Os pagamentos antecipados de importação têm um prazo máximo de 180 dias de antecipação em relação à data do embarque. Na hipótese de não ocorrer o embarque dentro do prazo máximo de 180 dias da data da operação de câmbio da remessa antecipada, o Banco Central obriga a empresa remetente a repatriar o valor remetido, sob pena de multas e de suspensão do seu registro de importador, impossibilitando-o de fazer novas Importações.
10
Pagamento Antecipado (Etapas)
Resumindo: 1. PAGAMENTO Após os contatos preliminares, o importador compra a mercadoria do exportador e efetua o pagamento por meio de um banco. 2. EMBARQUE O exportador providencia o despacho e o embarque da mercadoria para o importador. 3. DOCUMENTOS O exportador remete a documentação para o importador. 4. DESEMBARQUE O importador, de posse dos documentos, solicita o desembaraço da mercadoria.
11
Remessa Antecipada 1 2 4 5 6 3 IMPORTADOR EXPORTADOR Alfândega
Pro Forma IMPORTADOR EXPORTADOR 1 2 4 5 6 Alfândega Alfândega Moeda nacional 3 Banco do Importador 11 Banco do Exportador Moeda Estrangeira
12
O que é saque ??? Saque, cambial e letra de câmbio são sinônimos. São três nomes diferentes para a mesma coisa: um título de crédito emitido pelo vendedor da mercadoria quando vende a prazo para se pegar a assinatura (o aceite) do comprador.
13
Remessa sem Saque Nesta modalidade, o exportador embarca a mercadoria, remete os documentos de embarque diretamente ao importador e este, posteriormente ao desembaraço aduaneiro, providencia a remessa da quantia devida ao vendedor. Neste caso, o exportador fica sem nenhuma garantia de recebimento das divisas, razão pela qual não é freqüentemente utilizada, a não ser nos casos de fornecedores tradicionais de empresas sólidas e idôneas ou de empresas coligadas ou do mesmo grupo. .
14
Remessa sem Saque (Etapas)
1. EMBARQUE Após os contatos preliminares, o importador compra a mercadoria do exportador; este providencia o despacho e embarque. 2. DOCUMENTOS O exportador remete a documentação diretamente para o importador. 3. DESEMBARQUE De posse dos documentos, o importador solicita o desembaraço da mercadoria. 4. PAGAMENTO O importador, por meio de um banco localizado no seu país, providencia o pagamento. 5. ORDEM DE PAGAMENTO O banco do importador remete uma ordem de pagamento ao banco do exportador. 6. PAGAMENTO Finalmente, o banco do exportador efetua pagamento.
15
Remessa Sem Saque 1 3 5 2 4 7 6 EXPORTADOR IMPORTADOR Alfândega
Ordem de Compra “Purcilase Order” 1 EXPORTADOR IMPORTADOR 3 Documentos 5 2 4 Alfândega Alfândega 7 6 Banco do Importador 15 Banco do Exportador
16
Cobrança Documentária
Ao contrario das duas modalidades anteriores, a cobrança documentaria é caracterizada pelo manuseio de documentos pelos bancos. Esta cobrança não constitui garantia real de pagamento (oficial) Assim, o exportador deve utilizar esta modalidade apenas nas negociações internacionais que não representem riscos comerciais. O exportador embarca a mercadoria e remete os documentos de embarque a um banco, que os remete para outro banco, no país do importador, para que sejam apresentados para pagamento (á vista) ou para aceite e posterior pagamento (á prazo).
17
Cobrança Documentária (Etapas)
1. EMBARQUE O exportador efetua a venda da mercadoria e providencia o despacho e o embarque. 2. DOCUMENTOS A mercadoria é embarcada, o exportador dirige-se a um banco em seu país, com os documentos da exportação e um saque contra o importador, e contrata os serviços desse banco. 3. DOCUMENTOS EM COBRANÇA O banco do exportador envia os documentos e o saque a um seu correspondente no país do importador (banco cobrador). 4. DOCUMENTOS O banco cobrador entrega os documentos ao importador, que paga à vista ou aceita o saque para pagamento futuro. 5. ORDEM DE PAGAMENTO Assim que o importador efetua o pagamento ou aceita a cambial, o banco cobrador expede a ordem de pagamento ao banco do exportador. 6. PAGAMENTO O banco do exportador efetua o pagamento a ele. 7. DESEMBARQUE Finalmente, de posse dos documentos, o importador solicita o desembarque da mercadoria.
18
Cobrança Documentária - Quais documentos são necessários?
Os principais documentos requeridos neste tipo de operação são: • Fatura comercial • Conhecimento de Embarque • Saque • Apólice de Seguro
19
Cobrança Documentária - Quais documentos são necessários?
FATURA COMERCIAL Commercial Invoice Cobrança Documentária - Quais documentos são necessários?
20
Cobrança Documentária - Quais documentos são necessários?
CONHECIMENTO DE EMBARQUE MARÍTIMO Bill of Landing - B/L FATURA COMERCIAL Commercial Invoice Cobrança Documentária - Quais documentos são necessários?
21
Cobrança Documentária - Quais documentos são necessários?
FATURA COMERCIAL Commercial Invoice Cobrança Documentária - Quais documentos são necessários? CERTIFICADO OU APÓLICE DE SEGURO
22
Carta de Crédito Esta modalidade de pagamento é amais difundida no comercio internacional, pois oferece maiores garantias, tanto para o exportador como para o importador Na Carta de Crédito, são especificados o valor, beneficiário (exportador), documentação exigida, prazo, portos de destino e de embarque, descrição da mercadoria, quantidades e outros dados referentes à operação de exportação. O recebimento do pagamento pelo exportador depende apenas do cumprimento das condições estabelecidas na carta de crédito.
23
Carta de Crédito A Carta de Crédito deve explicitar as formas de pagamento, ou seja, se se trata de pagamento: À vista (se a documentação estiver em ordem, o exportador recebe o pagamento de imediato); Por aceite de letra de câmbio (o banco sacado dará o "aceite" e devolverá a letra de câmbio ao exportador) Por deferimento (pagamento efetuado na data designada na Carta de Crédito); . Por negociação (negociação da Carta de Crédito com um banco).
24
Carta de Crédito (Etapas)
1. ABRE O CRÉDITO Após os contatos preliminares, o importador solicita a um banco de seu país a abertura de um crédito em favor do exportador. 2. EMITE CARTA DE CRÉDITO O banco importador emite carta de crédito e comunica ao banco do país do exportador a existência desse crédito. 3. COMUNICA O CRÉDITO O banco do exportador comunica a ele a chegada da carta de crédito e suas condições. 4. EMBARQUE O exportador providencia o embarque da mercadoria.
25
Carta de Crédito (Etapas)
5. DOCUMENTOS E PAGAMENTO O exportador entrega os documentos exigidos pelo crédito ao banco de seu país e este recebe os documentos, examina-os e, se estiverem em ordem, efetua o pagamento ao exportador. 6. DOCUMENTOS O banco do exportador remete os documentos ao banco do importador. 7. DOCUMENTOS E REEMBOLSO O banco do importador entrega os documentos a ele e cobra deste o reembolso do pagamento efetuado. 8. DESEMBARQUE O importador, de posse dos documentos, paga os direitos aduaneiros e retira a mercadoria.
26
Carta de Crédito (Crédito Documentário)
Pro Forma EXPORTADOR IMPORTADOR 1 D O C U M E N T S 2 4 6 5 Alfândega Alfândega Carta de Crédito 10 7 Carta de Crédito 3 DOCUMENTOS 8 9 26 Banco do Importador Banco do Exportador
27
Modalidades de Pagamento
Os exportadores e importadores devem, portanto, estar atentos para a necessidade de certificados emitidos por agências ou empresas especializadas para ações no comercio internacional, visto que a segurança da carga ou viabilidade de uma operação, será diretamente afetada pela definição da modalidade de pagamento.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.