Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDaniela Freire Imperial Alterado mais de 8 anos atrás
2
São Paulo: Minha Cidade! 03 ESTAÇÃO DA LUZ ESTAÇÃO DA LUZ “Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro” (autor desconhecido) p/ avançar as fotos use as setas ou mouse
4
A Estação da Luz, surgiu com a inauguração da São Paulo Railway, em 1867, sendo a estação central da linha férrea que ligava a cidade de Santos, à Jundiaí, no interior do estado. Era uma construção pequena, térrea, localizada no bairro da Luz, próxima ao centro, que com o correr dos anos se mostrou insuficiente. Na década de 1880 foi reconstruída e ampliada. Só que no fim daquele século, mais uma vez já não suportava o grande movimento, e os ingleses, donos da ferrovia, planejaram uma grande estação, inaugurada em 1901. A ferragem que sustenta a cobertura central foi toda pré-moldada e trazida da Inglaterra. Seu projeto é do inglês Henry Driver. Em 1946, após um incêndio a ter danificado bastante, ela foi reformada, sendo acrescentado um pavimento superior. Nessa época, com o final da concessão dos ingleses, a ferrovia passou a ser administrada pelo governo federal, com o nome de Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (EFSJ). Nos idos de 1980 foi em parte restaurada, e em 2005, outra reforma, quando sua parte administrativa passou a ser ocupada pelo Museu da Língua Portuguesa. Atualmente não recebe mais linhas de longo curso, apenas servindo aos trens de subúrbio, em ligação direta com a linha norte-sul e a futura linha Luz-Morumbi do metrô.
6
No tempo das diligências...
7
18671867 A primeira construção, vista do lado interno. Foto: Militão de Azevedo
8
18801880 A segunda construção, bem maior, localizada na rua Mauá. (Quadro de Benedicto Calixto – Museu Paulista)
9
19001900 Foto: Guilherme Gaesnly
10
19051905
11
19321932
12
19351935
13
Em 1934, começaram a circular entre São Paulo e Santos, as composições “Cometa” (ao lado) e “Planeta”, as quais, por terem apenas três vagões, desciam a serra em uma única vez, tornando a viagem mais rápida (cerca de 1 hora e 50 minutos). Foto: coleção Marcelo Tálamo Foto: coleção Alberto del Bianco
14
19831983
15
19101910
16
20072007
17
A torre e seu relógio: durante muitos anos, o padrão da hora certa para o paulistano, e um marco na região central da cidade
19
A entrada principal, dando para o Jardim da Luz
27
Detalhes da construção
29
Uma das quatro torretas, ornada com o monograma da São Paulo Railway (SPR)
31
Vista da entrada secundária, na rua Mauá
32
O projeto arquitetônico da Estação da Luz, foi baseado nos projetos da “Flinders Street Station”, em Melbourne, Austrália
37
CRÉDITOS - As fotos atuais e as de 1983, são de nossa autoria. -Fotos aérea e noturna: WEB Fotos antigas sem créditos: autores desconhecidos. - PPS: Idealizado e montado pelo fotógrafo Gilberto Calixto Rios. - Fundo musical: Trem das Onze (Adoniram Barbosa) c/ Demonios da Garoa © Gilberto Calixto Rios - SP - 2009 Mais fotografias de São Paulo, em nosso site: http://imagensdesaopaulo.hd1.com.br gil.fotos@ig.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.