A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA DA CONTABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA DA CONTABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1

2 TEORIA DA CONTABILIDADE
Profº Régio Ferreira

3 “ Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos “
Capítulo 8 “ Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos “ PLT - 93

4 “ Lucro “ É o retorno positivo de um
investimento feito por um indíviduo ou uma pessoa nos negócios.

5 RECEITAS Entrada monetária que ocorre em uma entidade, em geral sob a forma de dinheiro. Nas empresas privadas a receita corresponde normalmente ao produto de venda de bens ou serviços (chamado de faturamento). Classificam-se em operacionais e não-operacionais.

6 Receitas operacionais: são as
provenientes do objeto de exploração da empresa. Receita não-operacionais: são ingressos provenientes de transações (extraordinárias) não incluídas nas atividades principais ou acessórias da empresa. Ex: juros de aplicações, lucro positivo na venda de ativo, etc.

7 As receitas de entidades privadas e com fins lucrativos são demonstradas na no início da Demonstração de Resultado do Exercício (D.R.E).

8 GANHOS Especificamente, um ganho representa um resultado líquido favorável resultante de transações ou eventos não relacionados às operações normais do empreendimento. Itens não recorrentes (repetitivos). Devem ser apresentados segregados das receitas normais.

9 Exemplos: Vendas e baixas de ativo imobilizado; Lucro apurado em coligadas e controladas (equivalência patrimonial).

10 DESPESAS Gasto necessário para a obtenção de receitas. Não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.

11 Exemplo de Despesas aluguel, salários e encargos, telefone, propaganda, impostos diversos, comissões de vendedores, etc.

12 Elas ainda são classificadas em fixas e variáveis, sendo as fixas aquelas cujo valor a ser pago não depende do volume, ou do valor das vendas, enquanto que as variáveis são aquelas cujo valor a ser pago está diretamente relacionado ao valor vendido.

13 As despesas de entidades privadas e com fins lucrativos são demonstradas na Demonstração de Resultado do Exercício (D.R.E.), logo abaixo do Lucro Líquido Operacional.

14 É importante frisar que, contabilmente, despesa não é sinônimo de custo, uma vez que este último é relacionado com o processo produtivo de bens ou serviços, enquanto que despesa diz respeito (de uma forma genérica) aos gastos com a manutenção das atividades da entidade.

15 Custos são medidas monetárias resultantes da aplicação de bens e serviços na produção de outros bens e serviços durante o processo de fabricação. Gastos são sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm que arcar a fim de obter de um produto, bem ou serviço qualquer.

16 PERDAS As perdas incluem outros itens que também impactam Ativo e Patrimônio Líquido da mesma forma que as despesas e que podem ou não surgir no curso da atividade normal da empresa; Normalmente, as perdas são imprevisíveis; Devem ser apresentados segregados das despesas normais;

17 Exemplos: Baixas de ativo imobilizado; Prejuízo apurado em coligadas e controladas (equivalência patrimonial). Resultantes de desastres (inundações, fogo, etc).

18 Demonstrativo de Resultado do Exercício - DRE
RECEITA BRUTA DAS VENDAS E SERVIÇOS ( - ) Deduções das Vendas e Serviços Devoluções Abatimentos Impostos ( = ) Receitas Líquidas das Vendas e Serviços ( -) Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) e Serviços Prestados (CSP) ( = ) Lucro Bruto / Resultado Bruto ( - ) Despesas Operacionais Despesas com Vendas Despesas financeiras (deduzidas as receitas financeiras) Despesas Gerais e Administrativas ( + ) Outras Receitas Operacionais (As receitas não operacionais são: Ganhos em Vendas do AP) ( = ) Lucro ou Prejuízo Operacional ( + / - ) Resultado não Operacional ( + ) Receitas não Operacionais ( - ) Despesas não Operacionais ( = ) Lucro Antes do Imposto de Renda (LAIR) e CSL (ou Prejuízo) ( - ) Provisão para Imposto de Renda ( - ) Provisão para Contribuição Social ( = ) Lucro Depois do Imposto de Renda (LAIR) e CSL (ou ( - ) Participações ( - ) Contribuições ( = ) LUCRO OU PREJUÍZO DO EXERCÍCIO (RESULTADO LÍQUIDO) ( = ) LUCRO POR AÇÃO

19 ESTAMOS JUNTOS?


Carregar ppt "TEORIA DA CONTABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google