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RELÓGIO e FRAÇÕES Criação: Sheila Stela kurschner.

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1 RELÓGIO e FRAÇÕES Criação: Sheila Stela kurschner

2 No relógio vemos apenas uma parte das horas que o dia é formado.
SEGUNDOS HORA 1 h = 60 min MINUTOS 1 min = 60 s

3 O ponteiro pequeno indica a hora.
1 hora também podemos representar assim: 1 24 (um vinte quatro avos ) do dia. Ou 60 minutos.

4 O ponteiro MÉDIO indica os minutos.
1 min da h. Ou 60 (um sessenta avos da hora) ou 60 segundos. + 5min + 5min + 5min + 5min + 5min + 5min + 5min + 5min + 5min + 5min + 5min + 5min

5 O ponteiro grande e rápido indica os SEGUNDOS
E o segundo é 1 s = do min 60

6 Esta semana, na escola, Marcelo aprenderá um pouco mais sobre como funciona o relógio.

7 Marcelo é um menino como todos os outros
Marcelo é um menino como todos os outros. O seu dia a dia está repleto de afazeres e obrigações. Para algumas coisas lhe parece pouco o tempo, já para outras o tempo não passa.

8 Ele se deleita com os afazeres e são muitos: futsal, aula de violão, computador, Playstation, inglês. Nesses dias ele se sente um gigante.

9 Mas nas obrigações? A frase é sempre a mesma. “Já voooooooooou.”

10 No Futsal, devido a aula de inglês que dura 1 hora e meia, ele chega cinco minutos atrasado, sempre.
Que horas iniciava o treino de Marcelo? Ele tinha uma hora de treino todos os dias. Quantos minutos isso dá? Digamos que ele treina duas vezes por semana. Quantos tempo de treino ele perde por semana? E por mês? Quantas horas de treino ele tem por mês?

11 Ele tem uma hora de aula. Quantos minutos lhe restam de aula?
English School Já fazem vinte minutos que Marcelo está estudando. Que horas inicia a sua aula? Ele tem uma hora de aula. Quantos minutos lhe restam de aula? As atividades são cronometradas. Ele tem que fazer pelo menos 4 atividades por aula. De quantos minutos pode ser cada atividade?

12 Oba, hora do play?! Já faz meia hora que Marcelo começou a jogar no play. Que horas ele iniciou? Quantos minutos são? Quantos segundos? Como hoje ele tem o dia livre, pode ficar por três horas. Até que horas ele ficara jogando? Como o tempo não estava muito bom, ele só jogou por 2:16h, pois faltou energia. Quanto tempo ficou sem jogar?

13 Marcelo começou a estudar sobre FRAÇÕES. O professor
Aula, aula, aula, aula... Marcelo começou a estudar sobre FRAÇÕES. O professor pediu para que dobrasse o relógio ao meio e cortasse. Quantas partes ele ficou? Quantas horas tem em uma parte? Quantos minutos representa essa parte? Então explicou que uma destas partes podemos representar assim? METADE é = ½ OU (que se lê, um meio) é igual a 50% ou que se lê, cinquenta centésimos)

14 100% É assim: Uma parte ou metade Um inteiro dividido ao meio.
Um meio. metade = 50% 100%

15 E se dobrarmos este relógio duas vezes.
Ficaremos com 4 partes iguais. Então repartimos 100% em 4 partes. Uma destas partes podemos representar assim? 25% ou que é = 1

16 Marcelo tem um sono agitado e devido a isso ele perde 25% de sua noite de sono. Ele costuma dormir as 22 h e acordar as 6 h. PENSANDO PENSANDO Quantas horas ele poderia dormir? Quantas horas ele perde divido a sua agitação? Que tal fazermos uma reta numerada destes valores? 22 23 24 1 2 3 4 5 6 Você também pensou assim? Como fez o cálculo para encontrar o 25%?

17 Ele poderia dormir por 8 horas, mas perdia
25% 100% ou 100 é igual a 8 horas. 100 50% ou é igual a 4 horas. 100 Então 25% ou 25 é igual a 2 horas. 100 Vejamos.

18 100% = 8 8 4 1 numerador 25% = 8 2 4 denominador 1 x 1 Ou 25% é = 2 2 4 Ele dorme a menos 2 horas .

19 8 100% = 8 x 2 5 U 25 numerador 40 25% = 1 + 100 16 = denominador 2 100 10 - 2 2 Ele dorme a menos 2 horas .


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