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Qualidade de Produtos de Software

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Apresentação em tema: "Qualidade de Produtos de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade de Produtos de Software
Marília Oliveira

2 Roteiro Introdução Modelos de Qualidade Testes de Software Inspeções
Modelos de Maturidade para Testes

3 Introdução A indústria busca a cada dia oferecer produtos de maior qualidade, a fim de fidelizar clientes, vencer a concorrência, ganhar mercado e por conseqüência, conseguir melhores resultados financeiros. Qualidade é objetivo de negócio.

4 Introdução O que é um software de qualidade?
Qualidade verificável – requisitos verificáveis Requisitos funcionais e não funcionais idealmente devem descrever características qualitativas e quantitativas que devem ser respeitadas Medir a qualidade de um software é avaliá-lo em relação a essas características.

5 Modelos de Qualidade ISO 9126 ISO 12119 ISO 14598 Projeto SQuaRE
ISO/IEC ISO 12119 ISO 14598 Projeto SQuaRE

6 ISO/IEC 9126-1 Modelo de referência para atributos de qualidade
Características e subcaracterísticas de qualidade Funcionalidade Adequação Acurácia Conformidade Segurança de acesso Confiabilidade Maturidade Tolerância a falhas Recuperabilidade Usabilidade Intelegibilidade Apreensibilidade

7 ISO/IEC 9126-1 Características e subcaracterísticas de qualidade
Eficiência Tempo Recursos Manutenibilidade Analisabilidade Modificabilidade Estabilidade Testabilidade Portabilidade Adaptabilidade Facilidade para ser instalado

8 IS0 12119 Avaliação de pacotes de software Requisitos de qualidade
Descrição do Produto Documentação do usuário Programas e dados Instruções para testes Pré-requisitos de teste Atividades de teste Registro de teste Relatório de teste

9 ISO 14598 Guia para avaliação de produtos de software baseado na ISO 9126 Define um processo geral de avaliação e um conjunto de guias relacionados ao objetivo da avaliação Guia para Desenvolvedores Guia para Aquisição Guia para Avaliação

10 Projeto SQuaRE Organização em conjunto das normas 9126 e norma ISO/IEC 25000 Requisitos de Qualidade 2503n Modelo de Qualidade 2501n Avaliação 2504n Gerenciamento de Qualidade 2501n Medições 2501n

11 Testes de Software O que é um produto de qualidade?
Normas / atributos de qualidade Como avaliar se os atributos de qualidade estão presentes no software? Teste de software Inspeção

12 Testes de Software Atividade de executar um objeto de testes com o intuito de encontrar falhas, onde falha é qualquer tipo de comportamento não desejado no sistema Atividade de executar um sistema para demonstrar que ele faz o que era suposto fazer Avaliar um objeto de software em relação a sua especificação

13 Abordagens de testes Caixa Preta – motivação de testar uma combinação de entradas e verificar as respectivas saídas. Caixa Branca – motivação de testar “caminhos”, estruturas de controle no código- fonte e verificar as saídas.

14 Estágios de Teste - I Testes de unidade – objeto de testes é um componente – classe, normalmente caixa-branca Testes de integração – objeto de testes é a interface entre dois componentes já previamente testados – caixa-branca ou caixa-preta

15 Estágios de Testes - II Testes de sistema – objeto de testes é o sistema, já instalado em um ambiente similar ao de produção – caixa-preta. Testes de aceitação – objeto de testes é o sistema, mas o objetivo é obter o “aceite” do usuário final. Teste alfa ou beta.

16 Tipos de Testes Relacionados a quais requisitos ou características específicas do sistema que serão verificadas. Teste funcional Teste de recuperação a falhas Teste de interoperabilidade Teste de segurança Teste de carga Teste de performance Teste de stresse Teste de configuração Teste de usabilidade

17 Testes de Regressão Atividade de re-executar um conjunto de testes em um objeto de teste (componente, interface, sistema) de modo a observar se novos defeitos foram introduzidos após um incremento de funcionalidade ou uma manutenção corretiva.

18 Processo de Testes Planejamento e Controle Análise e Projeto
Implementação e Execução Avaliação dos critérios de saída Encerramento

19 Inspeção de Software - I
Testes Estáticos – ao contrário dos testes dinâmicos, que avaliam o comportamento do sistema em execução, os testes estáticos avaliam a estrutura dos artefatos produzidos (especificações, modelos e código-fonte) e verifica aspectos como adequação a padrões, completude, corretude e consistência Detectam de 60% (Fagan, 1986) a 90% (Mills,1987) dos defeitos de um sistema, detecção e correção mais barata Suporte de ferramentas

20 Testes e o ciclo de vida do software
Requisitos do usuário Testes de Aceitação Requisitos do sistema Testes de sistema Projeto do sistema Teste de Integração Projeto dos componentes Testes de unidade Implementação

21 Modelos de Maturidade para Testes
Modelos de referência para o processo de desenvolvimento são pouco superficiais em relação às atividades de testes Modelos de maturidade para testes – modelos de referência para a definição de processos de testes mais eficientes. Investir em processo falho é desperdiçar mais recursos para obter os mesmos resultados.

22 Test Process Improvement - TPI
20 áreas chaves dividas em: ciclo de vida do desenvolvimento do software; técnicas de planejamento e testes; infra-estrutura do ambiente de testes; fatores organizacionais. Matriz de Maturidade De Teste Áreas Chave Níveis Pontos de Verificação Sugestões de Melhoria

23 Test Maturity Model - TMM
Baseado no CMM e aderente ao CMMI 5 níveis de maturidade, áreas de processo definidas para cada nível Otimização Gerenciamento e Medição Integração Definição Inicial

24 Test Improvement Model - TIM
Desenvolvido pela Ericson, Subotic, Ursing 5 níveis de maturidade: Nível 0 Nível 1 – Baseline Nível 2 – Cost-efectiveness Nível 3 – Risk-lowering Nível 4 – Optimizing Aspectos: Organização Planejamento e rastreabilidade Casos de testes Testware Revisões

25 Considerações finais Se o assunto é qualidade de software não há como desvinculá-la a realização de testes Mas não basta ter profissionais de testes na equipe ou atividades de testes no processo Teste é uma atividade bastante custosa, sendo assim é preciso otimizar a utilização dos recursos disponíveis e executar “os melhores testes possíveis” É preciso definir o que fazer, como fazer e quando fazer, de preferência em conformidade com normas e padrões internacionais e modelos de referencia para processos de testes


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