A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFORMAÇÕES SOBRE PROVAS E EXAMES DOS 6.º E 9.º ANOS DO ENSINO BÁSICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFORMAÇÕES SOBRE PROVAS E EXAMES DOS 6.º E 9.º ANOS DO ENSINO BÁSICO"— Transcrição da apresentação:

1 INFORMAÇÕES SOBRE PROVAS E EXAMES DOS 6.º E 9.º ANOS DO ENSINO BÁSICO

2 1- Condições de admissão às provas finais(1)
No final dos 2.º e 3.º ciclos, o aluno não é admitido às provas finais de 6.º e 9.º anos de escolaridade, se, após a avaliação sumativa interna, tenha obtido: a) Classificação de frequência de nível 1 simultaneamente nas disciplinas de Português e de Matemática; b) Classificação de frequência inferior a 3 em três disciplinas, desde que se verifique:  Nenhuma seja Português e Matemática;  Uma seja Português ou Matemática e tenha obtido nível 1. c) Classificação de frequência inferior a nível 3 em quatro disciplinas, exceto se duas delas forem Português e Matemática e nelas tiver obtido classificação de nível 2.

3 1- Condições de admissão às provas finais(2) Exemplos:

4 1- Condições de admissão às provas finais(3)
A classificação final a atribuir às disciplinas de Português e de Matemática nos 6.º e 9.º anos, na escala de 1 a 5, integra a classificação obtida pelo aluno na prova final, com uma ponderação de 30%. As provas finais nos 6.º e 9.º anos de escolaridade realizam-se numa fase única com duas chamadas, sendo que a 1.ª chamada tem carácter obrigatório e a 2.ª chamada destina-se a situações excecionais devidamente comprovadas, que serão objeto de análise.

5 2- Provas de equivalência à frequência(1)
As provas de equivalência à frequência nos anos terminais dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico realizam-se a nível de escola, com vista a uma certificação de conclusão de ciclo. Estas provas realizam-se em junho/julho e setembro, com uma única chamada, segundo calendário afixado nas vitrinas do piso 1 da escola. Em Português e Matemática os alunos realizam as provas finais dos 2.º e 3.º ciclos, elaboradas a nível nacional, que só têm lugar na fase única de junho/julho.

6 2- Provas de equivalência à frequência(2)
O aluno que não obtiver aprovação na avaliação sumativa interna final inscreve‐se nos dois dias úteis imediatamente a seguir ao da afixação das pautas, no estabelecimento que frequentou até ao final do ano letivo. Na fase de setembro, o aluno dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico inscreve-se e realiza as provas de equivalência à frequência em todas as disciplinas em que não obteve aprovação na 1.ª fase, desde que estas lhes permita a conclusão de ciclo.

7 3- Algumas recomendações aos educandos antes do exame(1)
Devem apresentar-se no estabelecimento de ensino 30 minutos antes da hora marcada para o início da prova. Devem ser portadores do seu Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade ou de documento que o substitua, desde que contenha fotografia. O Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade ou o documento de substituição devem estar em condições que não suscitem quaisquer dúvidas na identificação do aluno. Não é aceite o talão comprovativo do pedido do cartão de cidadão.

8 3- Algumas recomendações aos educandos antes do exame(2)
Só podem usar caneta/esferográfica de tinta indelével azul ou preta, exceto nas disciplinas em que permitido o uso de lápis. As provas ou parte das provas realizadas a lápis, sem indicação expressa, não são consideradas para classificação.

9 3- Algumas recomendações aos educandos antes do exame(3)
Devem utilizar a língua portuguesa para responder às questões das provas de exame. Excetuam-se, obviamente, as disciplinas de Língua Estrangeira. Não podem abandonar a sala antes de terminado o tempo regulamentar da prova. O estudante só pode levar para a sala de exame uma única calculadora.

10 3- Algumas recomendações aos educandos antes do exame(4)
Caso se venha a confirmar o uso de máquina calculadora com características técnicas diferentes das previstas, a prova de exame é anulada. Não devem levar para a sala de exames telemóveis, bips, auriculares, phones, ipad.

11 3- Algumas recomendações aos educandos antes do exame(5)
Qualquer telemóvel ou outro meio de comunicação móvel que seja detetado na posse de um aluno, quer esteja ligado ou desligado, determina a anulação da prova pelo Diretor da escola.

12 3- Algumas recomendações aos educandos antes do exame(6)
Antes do início das provas e exames, durante o período de chamada dos alunos e imediatamente antes da sua entrada na sala de prova, os professores vigilantes devem solicitar aos alunos que efetuem uma auto verificação cuidada a fim de se assegurarem de que não possuem qualquer material ou equipamento não autorizado, em particular telemóveis. Os alunos deverão também assinar, já nos respetivos lugares, o Modelo 14/JNE, no qual declaram não estar na posse do referido material/equipamento.

13 4- Afixação Pautas(1) As pautas referentes às classificações da 1.ª chamada das provas finais de Língua Portuguesa e de Matemática dos 2.º e 3.º ciclos são afixadas a 15 de julho de 2013, na parte da tarde. As pautas referentes às classificações da 2.ª chamada das provas finais de Língua Portuguesa e de Matemática dos 2.º e 3.º ciclos são afixadas a 22 de julho de 2013, na parte da tarde.

14 4- Afixação Pautas(2) As pautas referentes às classificações da 1.ª fase das provas de equivalência à frequência das restantes disciplinas dos 2.º e 3.º ciclos são afixadas a 15 de julho de 2013, na parte da tarde. As pautas referentes às classificações da 2.ª fase das provas de equivalência à frequência das restantes disciplinas dos 2.º e 3.º ciclos são afixadas a 12 de setembro de 2013, na parte da tarde.

15 5- Condições de aprovação(1)
No final dos 2.º e 3.º ciclos, o aluno interno e autoproposto não progride e obtém a menção de Não Aprovado se: a) Tiver obtido simultaneamente classificação inferior a nível 3 nas disciplinas de Português e de Matemática; b) Tiver obtido classificação inferior a nível 3 em três ou mais disciplinas.

16 5- Condições de aprovação(1)
 Para efeitos de aprovação não são considerados, no 2.º ciclo, o Apoio ao Estudo e, nos 2.º e 3.º ciclos, a disciplina de Educação Moral e Religiosa. A não realização de qualquer prova ou componente da prova implica a não atribuição de classificação nessa disciplina e, consequentemente, a retenção do aluno no 6.º ou 9.º ano de escolaridade.

17 O Conselho Executivo deseja a todos os alunos bons resultados.


Carregar ppt "INFORMAÇÕES SOBRE PROVAS E EXAMES DOS 6.º E 9.º ANOS DO ENSINO BÁSICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google