A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência."— Transcrição da apresentação:

1

2  1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência

3  2- Internet NÃO é um meio de comunicação É um AMBIENTE COMUNICACIONAL (Convergência de linguagens e meios: texto, som, imagem; jornal, rádio, TV, cinema...)

4  3- Internet NÃO inventou o receptor ativo Modelo clássico da informação: Emissor  Receptor (canal)

5  Todo receptor (leitor, ouvinte, telespectador) é ativo (Conversas, fofocas, escrevem para os jornais, ligam para o Barra Pesada, faziam (fazem) fanzines, jornais comunitários...)

6  1- Amplia consideravelmente as possibilidades de exercício dessa participação ativa (baixo custo, instantaneidade, facilidade de distribuir/ compartilhar informações, agregar pessoas com interesses comuns) COMUNICAÇÃO DESCENTRALIZADA

7  Descentralizaç ão  Transformação estrutural nos processos de produção social de conteúdo (Todos podem ser potenciais emissores) “Odeia a mídia? Seja a mídia (CMI) ou...

8

9  1- “Informação, conhecimento e cultura são centrais para a liberdade e para o desenvolvimento humanos. Como eles são produzidos e trocados em nossa sociedade afeta criticamente o modo como vemos o estado do mundo como ele é e como ele poderia ser”

10  2- “Por mais de 150 anos, democracias complexas modernas têm dependido em larga escala de uma economia de informação em escala industrial para essas funções básicas”

11  “Nos últimos quinze anos, começamos a ver uma mudança radical na organização da produção de informação” 

12  “Habilitados pela mudança tecnológica, começamos a ver uma série de adaptações econômicas, sociais, culturais que tornam possível uma transformação radical de como construímos o ambiente informacional que nós ocupamos como indivíduos autônomos, cidadãos e membros de grupos sociais e culturais”.

13

14  “Uma série de mudanças na tecnologia, na organização econômica e nas práticas sociais de produção tem criado novas oportunidades nos modos como nós elaboramos e trocamos informação, conhecimento e cultura” 

15  Aumento do papel da produção não- comercial e ‘não-proprietária’ (nonproprietary) tanto por indivíduos como por esforços coletivos em uma ampla variedade de colaborações.” (Yochai Benkler)

16

17

18  1- “Aqueles que usam redes de compartilhamento como substitutos para a compra de conteúdo. Usuários que baixam em vez de comprar”;

19  “Aqueles que usam as redes p2p para ouvir uma amostra da música antes de comprá-la. Assim, um amigo envia a outro a mp3 de um artista do qual ele nunca tinha ouvido falar. O que recebeu o arquivo compra, então, o CD do artista”

20  “Aqueles muitos que usam redes p2p para ter acesso a conteúdo protegido por copyright que não é mais vendido, ou que eles não comprariam porque os custos da transação fora da Internet seriam muito altos”

21  “Finalmente, há aqueles que usam as redes p2p para acessar conteúdo sem copyright ou cujo dono quer distribuir de graça”

22  Tim O’Reilly (2004)  Nova fase da Web marcada pela intensa produção de conteúdo pelos próprios usuários  Conteúdo distribuído, compartilhado ou até mesmo recriado em canais alimentados em parte ou totalmente pelos usuários

23

24

25

26

27  “Lugar onde as mídias antigas e novas colidem”, onde as mídias cidadãs/comunitárias e as mídias corporativas se cruzam, onde o poder do produtor de mídia e o poder do consumidor da mídia interagem em maneiras imprevisíveis” (Henry Jenkins)

28 Exemplos

29

30

31

32


Carregar ppt " 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google