A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parasitismo e Parasitoidismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parasitismo e Parasitoidismo"— Transcrição da apresentação:

1 Parasitismo e Parasitoidismo

2 Parasitismo Modo de obtenção de alimentos em que o parasita alimenta-se do hospedeiro, causando-lhe alguma injúria, mas sem matá-lo diretamente. Mortes associadas à parasitas geralmente ocorrem em situações especiais. Ex: quando o hospedeiro não está em perfeitas condições de saúde.

3 Parasitismo Características dos Parasitas
Geralmente tem tamanho menor do que seu hospedeiro. Normalmente desenvolve-se em um ou poucos hospedeiros. Tem o ciclo de vida mais curto. Fecundidade mais alta. Fisiologicamente dependente do hospedeiro.

4 Parasitismo Meios de vida
Endoparasitas: alimentam-se internamente de tecidos do hospedeiro. Nematóide que infesta raízes de plantas T. solium A. lumbricoides

5 Parasitismo Meios de vida
Ectoparasitas: alimentam-se dos tecidos exteriores do hospedeiro. Sanguessuga Lampréia Carrapato

6 Parasitismo Diversidade dos parasitas
Microparasitas: geralmente intracelulares (vírus e bactérias). Crescem e se reproduzem dentro do hospedeiro. Os vírus podem ser um caso de regressão de características à vida parasitária de bactérias antes mais desenvolvidas. Problemas: RNA-vírus.

7 Parasitismo Diversidade dos parasitas
Macroparasitas: Crescem e podem se multiplicar dentro dos hospedeiros. Desenvolvem estágios de infecção especializados em hospedeiros intermediários.

8 Parasitismo Consequências ecológicas do parasitismo Pode tornar o hospedeiro vulnerável a doenças ou predação. Podem mudar o comportamento do hospedeiro para facilitar a dispersão.

9 Parasitismo Mudança de comportamento do hospedeiro: Dicrocoelium dendriticum

10 Parasitismo

11 Parasitismo Mudança de comportamento do hospedeiro: Toxoplasma gondii

12 Parasitismo Herbívoria: um caso de parasitismo Quando animais se alimentam de alguma parte da planta, prejudicando-a por perda de folhas, seiva, frutos, etc.

13 Parasitismo Herbívoria: um caso de parasitismo Animais de grande porte podem agir como parasitas ou como predadores de plantas. Apesar de não terem adaptações fisiológicas de parasitas típicos, os animais dentro da dinâmica populacional se assemelham mais a parasitas do que a predadores.

14 Parasitismo Herbívoria: predação de sementes Como a semente é um tipo de indivíduo em potencial o consumo de sementes é considerado predação e é similar a predação de filhotes em animais.

15 Parasitismo Herbívoria: defesas das plantas Podem desenvolver espinhos, tricomas e substâncias químicas: alcaloides, terpenóides, taninos e ligninas.

16 Controle biológico de vetores de doenças - parasitismo
Ex: Uso de Bacillus sphaericus contra Aedes aegypti

17 Parasitoidismo Grupos de animais que tem características fisiológicas de parasitas, mas que ao longo do desenvolvimento acabam matando seu hospedeiro. Alta fecundidade. Altamente específicos em relação aos hospedeiros. Ciclo de vida curto.

18 Parasitoidismo Em geral são insetos dípteros e himenópteros (moscas e vespas). As fêmeas colocam os ovos sobre ou dentro do hospedeiro. As larvas ao eclodirem se alimentam dos tecidos do hospedeiro.

19 Parasitoidismo Também tem capacidade de alterar o comportamento do hospedeiro.

20 Parasitoidismo Por seu potencial em regular a população dos hospedeiros pode ser usado em programas de controle biológico de pragas agrícolas e vetores de doenças no homem.


Carregar ppt "Parasitismo e Parasitoidismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google