A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS BASES DO TRANSFORMAR-SE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS BASES DO TRANSFORMAR-SE"— Transcrição da apresentação:

1 AS BASES DO TRANSFORMAR-SE
Grupo Espírita Allan Kardec

2 1 - ALLAN KARDEC ESTABELECE AS BASES
"A moral dos Espíritos superiores se resume, como a do Cristo, nesta máxima evangélica: 'Fazer aos outros o que quereríamos que os outros nos fizessem‘, ou seja, fazer o bem e não fazer o mal. O homem encontra nesse principio a regra universal de conduta, mesmo para as menores ações." (Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Introdução VI. Resumo da Doutrina dos Espíritos.)

3 Os Espíritos "nos ensinam que o egoísmo, o orgulho, a sensualidade são paixões que nos aproximam da natureza animal. Eles ensinam enfim: “Que no mundo dos Espíritos, nada podendo estar escondido, o hipócrita será desmascarado e todas as suas torpezas reveladas”. Que a presença inevitável e em todos os instantes daqueles que prejudicamos é um dos castigos a nós reservados. Que aos estados de inferioridade e de superioridade dos Espíritos correspondem penas e alegrias que nos são desconhecidas na terra.

4 1ª - O que é a Reforma Intima?
Características do espírita autêntico; eis a base estabelecida por Allan Kardec Vivência Aplicação Transformação Exemplificação 2- REFORMA ÍNTIMA EM SEIS PERGUNTAS: 1ª - O que é a Reforma Intima? 2ª - Por que a Reforma íntima? 3ª - Para que a Reforma Íntima? 4ª - Onde fazer a Reforma íntima?

5 5ª - Quando fazer a Reforma Intima?
6ª - Como fazer a Reforma íntima? 3- O CONHECIMENTO DE SI MESMO "Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir ao arrebatamento do mal? Um sábio da antiguidade vos disse: “CONHECE-TE A TI MESMO:" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos. Pergunta 919.) Santo Agostinho afirma: "O Conhecimento de Si Mesmo é, portanto, a chave do progresso individual" L.E. 919-a

6 Naturalmente como fruto do amadurecimento
4 - COMO CONHECER-SE "Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelo esforço que empreende no domínio das más inclinações." (Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo XVII. Sede Perfeitos. Os Bons Espiritistas.) A disposição de conhecer-se a si mesmo pode surgir: Naturalmente como fruto do amadurecimento Ou provocada pela ação do sofrimento

7 5 - O CONHECER-SE NO CONVÍVIO COM O PRÓXIMO
"Amar ao próximo como a si mesmo, fazer aos outros o que quereríamos que os outros nos fizessem, é a mais completa expressão da caridade, pois que resume todos os deveres para com o próximo.“ (Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo XI. Amar ao Próximo como a Si Mesmo.) Melhor diretriz "O dever começa precisamente no momento em que ameaçais a felicidade e a tranqüilidade do vosso próximo, e termina no limite que quereríeis alcançar para vós mesmos". (O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo XVII. Sede Perfeitos. O Dever):

8 6 - O CONHECER-SE PELA DOR
"Todos quantos sejam feridos no coração por reveses e decepções da vida, consultem serenamente a sua consciência, remontem pouco a pouco à causa dos males que os afligem, e verão, se as mais das vezes, não poderão confessar: se eu tivesse feito, ou se não tivesse feito tal coisa, não estaria nesta situação." (Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo V. Bem-Aventurados os Aflitos.) "Quem semeia ventos, colhe tempestades."

9 A fonte de todos os vícios.
7 - O CONHECER-SE PELA AUTO-ANÁLISE Santo Agostinho nos oferece o resultado de sua própria experiência: (L.E. 919 a) O EGOÍSMO A fonte de todos os vícios. Dele dimanam a ambição, o ciúme, a inveja, o ódio, o orgulho e toda sorte de males que infelicitam a Humanidade.

10 Vemo-lo manifesto neste mundo sob as mais variadas formas, a saber:
Egoísmo individual Egoísmo familiar Egoísmo de classe Egoísmo de raça Egoísmo sectário

11 REFLEXÃO O Espiritismo, pela poderosa influência que exerce no homem, fazendo-o sentir-se um ser cósmico, destinado a ascender pelo progresso moral às mais esplendorosas moradas do Infinito, é o mais eficaz antídoto ao veneno do egoísmo; praticá-lo é, pois, trilhar o caminho da Evolução e preparar-se um futuro incomparavelmente mais feliz! (Cap.XII, q. 913, L.E.)

12 Bibliografia Rodolfo Caligari Ney Prieto Peres Livro dos Espíritos – Allan Kardec Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec Extraído do site:


Carregar ppt "AS BASES DO TRANSFORMAR-SE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google