A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É o estudo das células, incluindo suas estruturas e funções.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É o estudo das células, incluindo suas estruturas e funções."— Transcrição da apresentação:

1 É o estudo das células, incluindo suas estruturas e funções.
Citologia É o estudo das células, incluindo suas estruturas e funções.

2 Níveis de Organização dos Seres Vivos
Átomos (C, H O, N, P, S, etc) Moléculas Orgânicas (H20,C6H12O6, etc) Células Tecidos Órgãos Sistemas Organismo

3 A célula Definição: é a unidade morfofisiológica dos organismos.
Funções – variam de acordo com sua forma, estruturas internas mais abundantes e tecido no qual está presente.

4 Estruturas Celulares Membrana – estrutura básica e suas especializações. Citoplasma – componentes figurados e hialoplasma. Núcleo – material genético e funções.

5 Organelas Celulares Complexo de Golgi Peroxissomos Ribossomos
Lisossomos Retículos Endoplasmáticos Liso e Rugoso Mitocôndria

6 Histologia Definição: é o estudo dos tecidos do organismo, envolvendo sua forma e função.

7 Tecidos São agrupamentos de células, semelhantes ou não, que estão juntas para realizar uma determinada função comum.Entre as células de um tecido pode existir uma substância denominada de líquido intersticial, que ajuda as células a realizarem suas funções, incluindo nutrição e transporte de gases.

8 Tipos de Tecidos Tecidos Epiteliais
Os tecidos epiteliais, ou epitélios, desempenham diversas funções no organismo, a depender do órgão onde se localizam.

9 Tecidos Epiteliais Suas principais funções são: Proteção
Absorção e secreção de substâncias Percepção de sensações

10 Tecidos Epiteliais Sua classificação quanto a função geral:
Epitélios de revestimento Epitélios glandulares ou de secreção

11 Tecidos Epiteliais Epitélio de Revestimento
São especializados em revestimento externo do corpo e interno das cavidades de diversos órgãos. Exemplos: a epiderme, camada mais externa da pele é um tecido epitelial o endotélio, tecido que reveste internamente os vasos sanguíneos, também é um tecido epitelial

12 Tecidos Epiteliais O bom desempenho da função de revestimento dá-se pelo fato de suas células perfeitamente ajustadas umas às outras e bastante unidas por pouca quantidade de material cimentante (intersticial). Nos tecidos epiteliais, não há vasos sanguíneos, suas células recebem oxigênio e nutrientes por difusão a partir de tecidos próximos. Gás carbônico e excretas passam no sentido inverso. São os tecidos conjuntivos que realizam esse auxilio.

13 Anexos do Tecido Epitelial
Pele -epiderme (tecido epitelial); -derme (tecido conjuntivo); -apresenta várias camadas de células, sendo chamada de epitélio estratificado; -melanócitos (células que pigmentam a pele e dão proteção contra os raios U.V.A. e U.V.B). -queratina ( proteína que atua como impermeabilizante natural da pele, também encontrada em unha e pêlos).

14 Epitélios Glandulares ou de Secreção
Constituem as glândulas, que são especializadas na produção e eliminação de substâncias úteis ao organismo, as SECREÇÕES.

15 Epitélios Glandulares ou de Secreção - Tipos
EXÓCRINAS Eliminam suas secreções para fora do corpo ou para cavidades internas de órgãos, através de canais ou ductos. A ação é fora da corrente sanguínea. Ex: Lacrimais, mamárias, sudoríparas, salivares, sebáceas ENDÓCRINAS Não possuem ductos e eliminam suas secreções ou hormônios diretamente na corrente sanguínea. Ex: Tireóide, supra-renais, hipófise, paratireóides MISTAS ou ANFÍCRINAS Desempenham simultaneamente funções endócrinas e exócrinas. Ex: Pâncreas, testículos, ovários

16 Tecido Conjuntivo Unem e sustentam outros tecidos, dando “conjunto” ao corpo. Não apresentam células justapostas e elas possuem um material gelatinoso que as separa, denominado MATRIZ INTERCELULAR ou EXTRACELULAR, que elas mesmas produzem e secretam. São quase sempre vascularizados, à exceção do tecido cartilaginoso.

17 Tecido Conjuntivo Classificação:
Tecido conjuntivo propriamente dito: a)Frouxo O tecido conjuntivo frouxo dá sustentação aos epitélios e preenche os espaços entre tecidos e órgãos). b)Denso – modelado / não modelado: O tecido conjuntivo denso modelado ou tendinoso, tem fibras grossas, paralelas, sendo muito resistente (fibras colagenas) e pouco elástico (poucas fibras elásticas). Formam os tendões e ligamentos. O tecido conjuntivo denso não modelado ou fibroso, é mais consistente que o frouxo, mas sem forma definida, acompanhando a forma do órgão do qual faz parte.

18 Tecido Conjuntivo Classificação:
Especiais O tecido conjuntivo frouxo dá sustentação aos epitélios e preenche os espaços entre tecidos e órgãos. Os tecidos conjuntivos especiais são: adiposo, cartilaginoso, ósseo, hematopoiético ou hemocitopoiético.

19 Tecidos Conjuntivos Especiais
Tecido Adiposo É um tecido conjuntivo frouxo, no qual há células (adipócitos) especializadas no armazenamento de gordura e também auxiliam o isolamento térmico. Sua principal localização no corpo é sob a pele, formando a tela subcutânea (hipoderme). A principal função é a reserva de energia para momentos de necessidade. O tecido adiposo preenche diversos espaços entre órgãos internos, constituindo uma proteção principalmente contra choques mecânicos. OBS: A disposição nos indivíduos do sexo masculino pode ser abaixo do tecido muscular ao invés de abaixo da pele. A essa disposição damos o nome de Gordura Visceral e suas funções como tecido, permanecem as mesmas.

20 Tecidos Conjuntivos Especiais
Tecido Cartilaginoso Forma o esqueleto no estágio embrionário; à medida que o embrião amadurece, as cartilagens são substituídas por ossos. Algumas cartilagens são mantidas como nariz, orelha, traquéia, brônquios e também revestem a superfície de alguns ossos, permitindo um deslizamento suave entre ossos nas articulações móveis. Ainda encontramos tecido cartilaginoso entre as vértebras, que amortece o impacto dos movimentos sobre a coluna vertebral. É um tecido avascular, os nutrientes e gases passam à matriz cartilaginosa a partir dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo que envolve a cartilagem.

21 Tipos de Cartilagem Cartilagem Hialina
É a mais comum, com matriz homogênea e poucas fibras colágenas; esse tipo é encontrado na laringe, traquéia, brônquios, costelas e extremidades , ósseas que se articulam. Cartilagem Elástica Semelhante à hialina, mas além das fibras colágenas apresenta também fibras elásticas entrelaçadas e são mais elásticas. Presente no pavilhão auricular, septo nasal e epiglote. Cartilagem Fibrosa ou Fibrocartilagem Muitas fibras colágenas, é a mais resistente das três. Presente entre os ossos do púbis (sínfise púbica) e entre as vértebras (discos intervertebrais).

22 Tecido Ósseo Constitui os ossos, é um tipo especial de tecido conjuntivo, onde as células ósseas ficam dentro de uma matriz extracelular rica em fibras colágenas e fosfato de cálcio, íons minerais como magnésio, potássio e sódio Endósteo – membrana interna de revestimento ósseo; Periósteo – membrana externa de revestimento ósseo; Diáfise – região correspondente ao corpo do osso; Epífise – região correspondente às extremidades ósseas.

23

24 Funções do Tecido Ósseo
Sustentação esquelética 206 ossos que correspondem a 14% da massa corporal Maior osso – fêmur (45cm) Menores ossos – orelha média (bigorna, martelo e estribo) Medula óssea vermelha (hematopoiese) e amarela (tecido adiposo) – “tutano” Ossos – reservatório de cálcio (99%)


Carregar ppt "É o estudo das células, incluindo suas estruturas e funções."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google