A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pequeno Explorador 8º Ano Escola Municipal Suzana Imbassahy

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pequeno Explorador 8º Ano Escola Municipal Suzana Imbassahy"— Transcrição da apresentação:

1 Pequeno Explorador 8º Ano Escola Municipal Suzana Imbassahy
Salvador – BA Orientação: Profa. Tatiane Fróes

2 Pequeno Explorador Introdução Tarefas Recursos Avaliação

3 Introdução Texto 1 Que é um geógrafo? perguntou o principezinho.
É um sábio que sabe onde se encontram os mares, os rios, as cidades, as montanhas, os desertos. É bem interessante, disse o principezinho. Eis, afinal, uma verdadeira profissão! E lançou um olhar em torno de si, no planeta do geógrafo. Nunca havia visto planeta tão majestoso. O seu planeta é muito bonito. Haverá oceanos nele? Como hei de saber? disse o geógrafo. Ah! (O principezinho estava decepcionado.) E montanhas? -Como hei de saber? disse o geógrafo. -E cidades, e rios, e desertos? -Como hei de saber? disse o geógrafo pela terceira vez. -Mas o senhor é geógrafo! -É claro, disse o geógrafo; mas não sou explorador. Há uma falta absoluta de exploradores. Não é o geógrafo que vai contar as cidades, os rios, as montanhas, os mares, os oceanos, os desertos. O geógrafo é muito importante para estar passeando. Não deixa um instante a escrivaninha. Mas recebe os exploradores, interroga-os, anota as suas lembranças(...) -Mas tu vens de longe. Tu és explorador! Tu me vais descrever o teu planeta! E o geógrafo, tendo aberto o seu caderno, apontou o seu lápis. Anotam-se primeiro a lápis as narrações dos exploradores.

4 Introdução Texto 2 “Outra coisa importante para pensar é que não é apenas de futebol que vive a Copa do Mundo: economia e política também fazem parte do pacote! A escolha do país-sede do evento ocorre a partir de acordo entre investidores provados e instituições governamentais, a partir de interesses políticos e econômicos comuns.” Texto 3 “Você pode estar se perguntando por que o secretário-geral das Nações Unidas está escrevendo sobre futebol. Mas a Copa do Mundo faz com que nós, nas Nações Unidas, morramos de inveja. Como o único jogo realmente global, praticado em todos os países, por todas as raças e religiões, é um dos poucos fenômenos tão universais quanto as Nações Unidas. Podemos até dizer que é ainda mais universal. A FIFA tem 207 membros. Nós temos 191.(...)” Trecho retirado de artigo escrito por Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU, para a Folha de São Paulo, em 09 de junho de 2006.

5 Introdução Já imaginaram a importância dos investigadores (exploradores) para as descobertas históricas? Assim como o Pequeno Príncipe indagava o papel do Geógrafo, e o seu conhecimento, que tal pararmos para pensar sobre o nosso papel enquanto “investigadores”? Os textos 2 e 3 nos apresentam a temática mais discutida em nosso pais atualmente. Até que ponto somos informados sobre este tema? É preciso despertar o interesse sobre o tema.Imagine que você deverá descrever atualmente ao geógrafo do Pequeno Príncipe sobre os acontecimentos referentes a temática Lembrem-se vocês serão investigadores e buscarão as informações de maneira mais clara possível para apresentar ao Geógrafo, convencendo-o que vivemos atualmente em um mundo globalizado em que os fluxos de informações nos aproximam cada vez mais dos demais continentes.

6 Vocês são os exploradores e vão trazer as informações necessárias para o Geógrafo para que o mesmo
escreva sobre a Copa do Mundo em Será preciso que vocês façam a pesquisa seguindo os seguintes passos: Tarefa 1 - Um levantamento dos países que participarão da Copa do Mundo 2014 com sede no Brasil 2 - A capital de cada um desses Países 3- Localização dos países quanto aos Continentes ( América, África, Ásia, Europa e Oceania) 4- Qual a Regionalização desses Países quanto ao tipo de desenvolvimento (Desenvolvido, subdesenvolvidos, “Emergente”) 5 – Idioma Oficial de cada País Atenção! Vocês deverão apresentar de maneira criativa, utilizando recursos como: data show, slides, vídeo, mapas

7 Recursos Recursos Como exploradores da era digital
vocês terão a disposição uma rede de informações em tempo real. Seguem algumas sugestões de pesquisa: conheca-os-detalhes-das-32-selecoes- participantes-da-copa-do-mundo-de-2014

8 Avaliação Objetivo plenamente atingido -2 pontos
Objetivo parcialmente atingido 1 ponto Objetivo não atingido Não pontua Pontuação Pesquisa A pesquisa contempla os itens propostos A pesquisa contempla em partes os itens propostos A pesquisa foi insuficiente não contempla os itens propostos Organização dos conteúdos propostos Os conteúdos aparecem de maneira clara e objetiva Os conteúdos não foram organizados de maneira objetiva e clara Não organizou a atividade Apresentação dos resultados Os resultados foram apresentados com objetividade e de maneira criativa Os resultados foram apresentados incompletos sem criatividade Não atingiu a proposta Trabalho em Grupo A equipe foi organizada e eficiente dividindo tarefas A equipe deixou a desejar na organização com concentração de tarefas em alguns membros Equipe desorganizada


Carregar ppt "Pequeno Explorador 8º Ano Escola Municipal Suzana Imbassahy"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google