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A SAP no Mundo Faturamento SAP Global em 2005 : €8.5 bi

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Apresentação em tema: "A SAP no Mundo Faturamento SAP Global em 2005 : €8.5 bi"— Transcrição da apresentação:

0 Inovação – Uma realidade na pauta de todas as empresas
José Ruy Antunes Federasul Agosto 2006 30s Para aqueles que estiveram no SAP Forum esta apresentação já é conhecida. Para nossos atuais clientes o tema também não é novo. Entretanto, nosso objetivo hoje é abrir o tema para discussão em um foro mais reduzido. Certamente, o assunto permeia a agenda dos CIOs em maior ou menor escala.

1 A SAP no Mundo Faturamento SAP Global em 2005 : €8.5 bi
Mais de companhias utilizam software SAP Soluções disponíveis para mais de 25 segmentos da indústria; funcionários (Dez, 2005) 12 milhões de usuários em mais de 120 países trabalham conosco para: Integrar os processos de sua empresa Expandir suas capacidades competitivas Obter melhores retornos sobre os investimentos com custos inferiores Ecossistema Único de Parceiros Mais de Parceiros Mais de consultores certificados pela SAP © SAP AG 2006, Federasul/1

2 A SAP Global muito bem posicionada para crescer
Clientes SAP Global © SAP AG 2006, Federasul/2

3 A SAP no Brasil Faturamento em 2005: R$ 469 Mi
Mais de 547 instalações Mais de 500 companhias utilizam SAP no Brasil 468 funcionários (31/12/2005) Mais de consultores certificados em SAP Soluções focadas em 25 Segmentos de Indústria SAP Labs – Rio Grande do Sul: Desenvolvendo soluções customizadas e fornecendo suporte para localização de aplicativos. SAP Brasil - Performance em Aplicações de Back Office (Fonte: IDC Brasil 2006) Market Share (Brasil): 34,5% 47% nas Grandes Empresas; 32% nas Médias Empresas; 8% nas Pequenas Empresas © SAP AG 2006, Federasul/3

4 Clientes SAP no Brasil 45% das empresas presentes nas 500 Maiores e Melhores da Exame (Exame Melhores e Maiores 2006) 50% das empresas entre as 100 Empresas Mais Ligadas do Brasil (InfoExame 2005) 60% do PIB do Brasil é gerado por clientes SAP Clientes com presença em 16 estados brasileiros © SAP AG 2006, Federasul/4

5 Distribuição dos Clientes por Faixa de Faturamento
Small Medium Large 40 % 30 % © SAP AG 2006, Federasul/5

6 Clientes SAP no Brasil Destas 100 empresas 12 são brasileiras.
O Boston Consulting Group realizou um estudo apresentando as 100 empresas de países emergentes que mais se destacaram no mundo globalizado buscando posições em direção a liderança em seus segmentos. Destas 100 empresas 12 são brasileiras. Destas 12 empresas 10 são clientes SAP. © SAP AG 2006, Federasul/6

7 A experiência com a SAP A SAP constrói a sua experiência no relacionamento com seus Clientes que são reconhecidos no mercado pela sua excelência e capacidade de inovação. 60s Relacionando as fases de evolução dos processos com a realidade de TI..... Para as aplicações que suportam processos maduros e que já estão na fase de Padronização e Consolidação, os ERPs são soluções amplamente utilizadas. Fica então apenas a seleção do ERP que oferece as funcionalidades mais adequadas aos processos a serem suportados. Best practices. Os ERPs também são as ferramentas que suportam os players de mercado que se especializam em processos que eventualmente são oferecidos como Outsourcing. Para suportar a inovação, TI tem a alternativa de desenvolver as novas soluções no mesmo ambiente / tecnologia dos ERPs para facilitar a integração e a padronização. Para novas aplicações o risco não é muito alto. Entretanto, quando a solução exige a customização das funcionalidades já existentes no ERP ou em outro sistema legado, o esforço de TI para garantir a integridade e a evolução futura é muito maior (Teste, Performance, Documentação). Este custo normalmente penaliza duramente os orçamentos de TI. © SAP AG 2006, Federasul/7

8 Os Modelos de Negócio estão Mudando …
Até 2010, tendências generalizadas do mercado transformarão muito da cadeia de valor rígida atual em redes de negócio flexíveis e adaptáveis. REDES DE NEGÓCIO ADAPTÁVEIS ESPECIALIZAÇÃO & CONSOLIDAÇÃO CADEIA DE VALOR RÍGIDA Globalização Contínua Consolidação e Especialização Modelos de negócio Inovadores Eficácia de Governança corporativa como diferencial competitivo Delegar poderes e manter a integridade das informações é um desafio crescente 60s A última década tem apresentado uma tendência importante na evolução dos modelos de negócios. Saindo de modelos onde a busca pela competitividade era individualizada e rígida evoluiu-se para modelos onde a Especialização busca a eficiência e a Consolidação visa ganhos de escala. Entretanto a globalização tem trazido novos estímulos e oportunidades para modelos cada vez mais flexíveis. A dinâmica dos mercados é mais rápida e a capacidade de adaptação é razão de sobrevivência. Inovação é tema de todas as organizações. O movimento na direção do modelo de Redes de Negócios Adaptáveis exige da estrutura das organizações enorme flexibilidade. © SAP AG 2006, Federasul/8

9 Globalização, Competitividade e Inovação
As necessidades de Negócio atuais motivam a próxima Evolução CEO CIO Crescimento lucrativo com mercado em permanente mutação Novos mercados – geografias e produtos Ciclo de vida de produto mais curto Aumento continuo da pressão de custo Arquiteto para o futuro Conter custos através de consolidação e terceirização de tarefas Alavancar investimentos já existentes Proporcionar a infra-estrutura para novos processos de negócios 60s Desta forma, mais uma vez, as necessidades dos negócios representa a mola propulsora da adoção das inovações tecnológicas. E o CIO tem a missão de estar preparado para oferecer a flexibilidade exigida pelo negócio e Inovar. Porém, nem sempre a realidade dos orçamentos oferece o espaço para reagir com a velocidade necessária. © SAP AG 2006, Federasul/9

10 Lacuna de Execução Estratégia de Negócio Círculo Vicioso
A TI de hoje não foi construída para suportar Negócio Adaptável, criando uma “Barreira de Eficiência e Flexibilidade” Crescimento e Adaptabilidade (CEO) Compliance e Integridade (CFO) Visibilidade em Tempo-Real (LOB) Estratégia de Negócio Círculo Vicioso Custo proibitivo e tempo para redesenhar TI no longo prazo Levando a correções apressadas e mais complexidade / custos > 80% do orçamento de TI gasto em status quo, enquanto pressões de TCO (Custo Total de Propriedade) continuam a subir Lacuna de Execução Demanda por Flexibilidade de TI, Proteger e maximizar Investimentos Passados (CIO) 60s A agenda dos diferentes níveis de executivos é diversificada e exige da área de TI capacidade de resposta rápida às mudanças. Entretanto historicamente as soluções de TI não oferecem a flexibilidade necessária devido às tecnologias envolvidas. Deixando o CIO preso em um círculo vicioso onde 80% do orçamento é gasto na manutenção do legado deixando-o restrito para inovações. Requisitos de negócio para rápida mudança e crescimento ampliam as demandas de capacidade dos sistemas atuais de TI que não foram construídos tendo em mente a flexibilidade, resultando em complexidade de TI e custos mais altos Habilidade de TI Executar © SAP AG 2006, Federasul/10

11 Desenvolvimento personalizado
Dilema do CIO Construir Comprar Desenvolvimento personalizado Pacote de aplicações X 15s © SAP AG 2006, Federasul/11

12 O ciclo de vida de um processo de negócios
EXECUÇÃO DA VISÃO FOCO EM DIFERENCIAÇÃO EFICIÊNCIA DA COMPANHIA FOCO EM PRODUTIVIDADE CONSOLIDAÇÃO DA VANTAGEM COMPETITIVA Desenvolvimento de processos de missão crítica INOVAÇÃO PADRONIZAÇÃO CONSOLIDAR ESCALAR TERCERIZAR GERAÇÃO DA VANTAGEM COMPETITIVA INVENÇÃO COMMODITY 5 min Um processo de negócios tem um ciclo de vida com distintas fases. Em uma primeira fase trata-se de algo que nasce por via da busca de elementos de diferenciação do negócio (é o elemento VISÃO ou uma nova ESTRATÉGIA que possui um papel preponderante nestes momentos). Assim se dá o primeiro passo: o INVENTAR (alguém tem uma visão e encontra o meio de levá-la à prática ou encontra uma forma diferente de fazer). Uma vez provada a idéia se passa a fase seguinte que é a de fazê-la ESCALAR para que passe a ser viável e uma VANTAGEM competitiva (fluxo principal do negócio). O CONSOLIDAR é um passo natural quando a inovação passou a ser um standard (é algo necessário porém não vale mais a pena ter este custo uma vez que o mercado não está disposto a pagar mais por algo que todos dispõem). É necessário CONSOLIDAR. Quando surgem no mercado players que fazem destes processos seu processo CORE e com isto podem aportar vantagem competitiva importante (tempo, custo, qualidade, inovação, etc) este é o momento de se implementar a TERCEIRIZAÇÂO. Exemplo de como um processo passa pelas distintas fases: INVENTAR – A criação do self service de check-in ESCALAR – Distribuir máquinas de check-in pelo aeroporto (este serviço se transformou em uma clara vantagem competitiva para aquelas empresas que o possuíam. Fazer o check-in mais rápido é um dos elementos mais valorizados pelos clientes (DIFERENCIAL). CONSOLIDAR – A partir do momento em que todas as empresas disponibilizam a mesma ferramenta deixa de ser um elemento diferenciador. Já não faz sentido que se mantenha como exclusivo – pode-se consolidar, e decidir migrá-lo para formas ou ferramentas que sejam as melhores práticas do mercado, conseguindo com isto importantes economias (AUMENTAR A PRODUTIVIDADE) OUTSOURCING – Com a comoditização da tecnologia faz sentido juntar e operar diferentes companhias em um mesmo terminal e o que é o melhor, fazer outsourcing do self check-in. Criação de novas Áreas de negócio estratégicas INVENTAR DESCONTINUAR Cortesia a G. Moore’s “Living on the fault line” © SAP AG 2006, Federasul/12

13 TI enquanto facilitador para inovação da empresa
EXECUÇÃO DA VISÃO DESENVOLVIMENTO PERSONALIZADO EFICIÊNCIA DA COMPANHIA APLICAÇÕES PADRONIZADAS INOVAÇÃO INVENÇÃO PADRONIZAÇÃO COMMODITY Foco das companhias inovando com TI Área de aplicação de um sistema ERP 60s Relacionando as fases de evolução dos processos com a realidade de TI..... Para as aplicações que suportam processos maduros e que já estão na fase de Padronização e Consolidação, os ERPs são soluções amplamente utilizadas. Fica então apenas a seleção do ERP que oferece as funcionalidades mais adequadas aos processos a serem suportados. Best practices. Os ERPs também são as ferramentas que suportam os players de mercado que se especializam em processos que eventualmente são oferecidos como Outsourcing. Para suportar a inovação, TI tem a alternativa de desenvolver as novas soluções no mesmo ambiente / tecnologia dos ERPs para facilitar a integração e a padronização. Neste caso tecnologia flexível e atualizada é fundamental (SOA). © SAP AG 2006, Federasul/13

14 No mundo dos negócios o tamanho é relativo
Para todas as organizações: Há eficiências a adquirir Novos mercados a conquistar Concorrentes para controlar Inovação representa sobrevivência 15s © SAP AG 2006, Federasul/14

15 No mundo dos negócios o tamanho é relativo
Todas as organizações buscam: ... que todas as áreas da empresa trabalhem com uma única ferramenta, tenham acesso à mesma informação e adaptem os seus processos de gestão às melhores práticas de negócio vigentes. 15s © SAP AG 2006, Federasul/15

16 Eficiência em todos os processos
Ferramentas básicas na busca por excelência 15s © SAP AG 2006, Federasul/16

17 Eficiência em todos os processos
Ferramentas básicas na busca por excelência Eficiência e produtividade do Fornecedor Eficiência e Produtividade do Serviço de Logística Aprimorar o sistema de gestão interna Atendimento ao Cliente com maior Satisfação Segurança das Informações Melhores custos e Produtividade ERP Sistema Inteligente Indicadores Inteligentes 15s © SAP AG 2006, Federasul/17

18 Capacidade decisória e Sistema Inteligente
Visão de Negócios Visão de Tecnologia Competitividade ERP Processos Inteligentes B. Dados Estruturada Indicadores Inteligentes Processos Integrados Capacidade decisória Linguagem única 60s Relacionando as fases de evolução dos processos com a realidade de TI..... Para as aplicações que suportam processos maduros e que já estão na fase de Padronização e Consolidação, os ERPs são soluções amplamente utilizadas. Fica então apenas a seleção do ERP que oferece as funcionalidades mais adequadas aos processos a serem suportados. Best practices. Os ERPs também são as ferramentas que suportam os players de mercado que se especializam em processos que eventualmente são oferecidos como Outsourcing. Para suportar a inovação, TI tem a alternativa de desenvolver as novas soluções no mesmo ambiente / tecnologia dos ERPs para facilitar a integração e a padronização. Para novas aplicações o risco não é muito alto. Entretanto, quando a solução exige a customização das funcionalidades já existentes no ERP ou em outro sistema legado, o esforço de TI para garantir a integridade e a evolução futura é muito maior (Teste, Performance, Documentação). Este custo normalmente penaliza duramente os orçamentos de TI. Eficiência e Produtividade © SAP AG 2006, Federasul/18

19 Não há mais “one size fits all”
Para todas as organizações: mySAP Business Suite All in one Business one 15s © SAP AG 2006, Federasul/19

20 A maior biblioteca mundial de Inteligência de Negócios
A experiência com a SAP A SAP constroi a sua experiência no relacionamento com seus Clientes que são reconhecidos no mercado pela sua excelência e capacidade de inovação. A maior biblioteca mundial de Cultura Empresarial e Inteligência de Negócios 60s Relacionando as fases de evolução dos processos com a realidade de TI..... Para as aplicações que suportam processos maduros e que já estão na fase de Padronização e Consolidação, os ERPs são soluções amplamente utilizadas. Fica então apenas a seleção do ERP que oferece as funcionalidades mais adequadas aos processos a serem suportados. Best practices. Os ERPs também são as ferramentas que suportam os players de mercado que se especializam em processos que eventualmente são oferecidos como Outsourcing. Para suportar a inovação, TI tem a alternativa de desenvolver as novas soluções no mesmo ambiente / tecnologia dos ERPs para facilitar a integração e a padronização. Para novas aplicações o risco não é muito alto. Entretanto, quando a solução exige a customização das funcionalidades já existentes no ERP ou em outro sistema legado, o esforço de TI para garantir a integridade e a evolução futura é muito maior (Teste, Performance, Documentação). Este custo normalmente penaliza duramente os orçamentos de TI. © SAP AG 2006, Federasul/20

21 SAP Inovação na Pauta de todas as empresas José Ruy Antunes
15s 20 min debate + perguntas


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