A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas econômicos e sociais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas econômicos e sociais"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas econômicos e sociais
Professor Luciano Henrique

2 O que é um sistema econômico e social?
É a organização da economia de uma determinada sociedade, seu conjunto de regras e formas de comércio e circulação de dinheiro e mercadoria. Também podemos definir como um conjunto de elementos, entre os quais se possa encontrar, ou definir alguma relação. Disposição das partes, ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como estrutura organizada.

3 Quais são os sistemas? Capitalismo Comunismo Socialismo

4 CAPITALISMO Tem origem em 1500, na transição do feudalismo para o capitalismo. Sua origem é Europeia. Visa sempre o lucro.

5 + características Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual.  Economia de mercado: livre iniciativa da regulação do mercado, sem ou pouca intervenção do estado. Esse processo ocorre por meio da oferta e da procura, que regula os preços e os estoques das mercadorias, o estado tem a responsabilidade de intervir somente em casos delicados e também na implantação de medidas que garantem instabilidade econômica. 

6 Divisão de classes: esse é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo, é a distinção entre duas classes sociais, de um lado está uma minoria denominada de capitalistas ou donos dos meios de produção e de capitais, e do outro lado a maioria chamada proletários, que vende sua força de trabalho em troca de um salário que garanta saúde, alimentação, transporte, lazer, etc

7 Fases do capitalismo - 1ª
Capitalismo comercial: De até 1.800, marcada pela expansão marítima. Acúmulo de capitais através da troca de mercadorias. País rico era o que tinha mais ouro e prata, METALISMO. Estado tinha o controle, estado forte com poder centralizado

8 2ª fase Capitalismo Industrial:
A partir de 1.800, com início da Revolução industrial. Aspecto marcante foi o aumento da capacidade de produção, uso das máquinas com queima de carvão. Expansão das redes de transportes: trem e barco a vapor.

9 Trabalho assalariado com necessidade de expansão do mercado.
Estado Não tinha tanto poder, o mercado era controlado pela concorrência . Surgia o liberalismo: Com Adam Smith, que defendia que cada um deveria buscar seu espaço contra o estado.

10 3ªfase Capitalismo financeiro: século XIX
Concentração de poder na mão das grandes empresas: multinacionais. Formação de monopólios e oligopólios. Avanços tecnológicos , descoberta da eletricidade e motores a combustão movimentavam o mercado.

11 Cartel: conjunto de empresas de um mesmo setor, que controlam o mercado através de tabelas de preços fechados. Holding: Empresas que detém a maioria das ações de outras empresas em diferentes setores. Truste: Reunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma nova empresa com poder maior de influência sobre o mercado. 

12 Símbolos do capitalismo

13 COMUNISMO Ideologia ou corrente de pensamento que enxerga tudo como público. Tem origem com Karl Marx, no século XIX. Tenta abolir as desigualdades. A culpa dos problemas sociais tem origem no capitalismo, que gera as desigualdades.

14 Objetiva gerar riqueza para que todos possam viver bem.
Normalmente tem um ditador no governo. Países comunistas:Coréia do Norte, Cuba, China e alguns africanos.

15 Karl Marx

16 Socialismo Linha de pensamento que vai contra o liberalismo e capitalismo. Estado não existiria, ou seria uma classe de trabalhadores que trabalharia pela igualdade Cada um deveria trabalhar arduamente, para ter o necessário para sobreviver

17 Não existiria distinção de classes e nem riqueza.
O estado controlaria tudo determinando os preços, os estoques, salários, regulando o mercado como um todo. Com as mesmas oportunidades para todos. Países socialistas: Rússia em 1917.

18 Lênin

19

20 Che Guevara


Carregar ppt "Sistemas econômicos e sociais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google