A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programas e Microprogramas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programas e Microprogramas"— Transcrição da apresentação:

1 Programas e Microprogramas
Fluxograma (DFD) Algorítimo Linguagem de Programação Alto nível Baixo nível

2 Fluxograma Fluxograma - é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo.

3 Fluxogramas ou DFDs Esta forma de representação de algoritmos emprega várias formas geométricas para descrever cada uma das possíveis açoes durante a execução do algoritmos. Existem algumas formas geométricas que são empregadas normalmente e que estão mostradas na Figura ao lado. Cada uma destas formas se aplica a uma determinada ação como está indicado. Existem outras formas que podem ser aplicadas, no entanto nesta apostila estas formas serão suficientes para os exemplos que serão mostrados.

4 Algorítimos Algorítimo – Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.

5 Algorítimos Exemplo para o Fluxograma ao lado: LINGUAGEM PASCAL
Algorítimo EQ 1ºGrau Declarações: a, b, x : REAL -Início -Digite o valor de a -Digite o valor de b -Se a = 0 faça -Imprima “Não existe raiz” -Caso contrário faça X = - (b/a) -Imprima o valor de x -Fim LINGUAGEM PASCAL PROGRAM Equacao1grau;   Var     a,b,X: real; Begin     writeln('Digite o valor de a,b’); read(a,b); if a=0     then writeln(`não existe raiz’);         else     X:=-(b/a);     writeln(‘o valor de X é’=,X); End.

6 Linguagem de Programação
Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Estão divididas em: - Linguagem de Alto nível. Ex: basic, Pascal, C. - Linguagem de Baixo Nível (ou linguagem de máquina). Ex: Assembly, Fortran.

7 Linguagem de Programação
Linguagem de Alto Nível: Define-se como sendo a linguagem mais próxima da humana. Assim como uma receita, todos as instruções do programa se referem a uma tarefa mais complexa, mas não se preocupa com as micro instruções do processador. Ex: Basic – Vbasic – Pascal – C/C++ - Asp – Java etc. Linguagem de Baixo Nível: É a linguagem de máquina utilizada somente nas instruções do processador. Normalmente já foi gravada em uma memória não volátil sómente para leitura. Ex: Assembly, que trabalha diretamente com os registradores

8 Linguagem de baixo nível
Microprograma – conjunto de instruções organizadas com o objetivo de informar ao processador qual operação deverá ser executada por vez. Microinstrução – é a única ação que o microprocessador pode executar por vez por ciclo de tempo do contador.

9 Microprograma Linguagem Assembly


Carregar ppt "Programas e Microprogramas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google