Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
2
CUIDADOS NECESSÁRIOS QUE GARANTEM UMA BOA PRODUÇÃO TEXTUAL
3
Quando escrevemos podemos ser claros ou obscuros no uso da linguagem e na articulação das idéias. Algumas dificuldades teimam em permanecer conosco quando nos vemos na obrigatoriedade de escrever.
4
Baseado em algumas atividades elaboradas por alunos, encontramos uma incidência significativa e relevante de ‘pecados’ que comprometeram o entendimento das respostas, relacionados diretamente a:
5
Pontuação; Clareza; Coesão e Coerência
6
Ao escrever, o autor deve preocupar-se em ser compreendido pelo leitor
Ao escrever, o autor deve preocupar-se em ser compreendido pelo leitor. Exercite isso lendo e relendo o que escreveu. Ponha-se no lugar de outra pessoa. Ela compreenderia seu texto? Acharia-o claro? Encontraria alguma dificuldade em interpretá-lo? Esse exercício permite aperfeiçoar a capacidade de pôr no papel aquilo que temos muito bem elaborado na mente.
7
Escrever exige compreensão do que se está discorrendo, conhecimento do assunto; ter idéias, posições.
8
Antes mesmo de começar a escrever, o processo de escrita já começou
Antes mesmo de começar a escrever, o processo de escrita já começou. Existem muitas estratégias que auxiliam no processo criador: Fazer anotações soltas, independentes; Fazer uma lista de palavras-chave; Anotar tudo o que vem à mente, desordenadamente, para depois cortar e ordenar; Construir um primeiro parágrafo para desbloquear e depois ir desenvolvendo as idéias ali expostas.
9
Escrever sobre algo desconhecido aumentou a dificuldade de dar uma boa resposta?
10
Contemplar o que é pedido na questão
Contemplar o que é pedido na questão. Perguntar-se se sua resposta corresponde ao que foi proposto refletir. Sempre reler o que escreveu. Ele poderá sempre ser modificado. Cuidado com as contradições. Dizer algo e defender outra coisa; cometer equívocos.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.