A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÃO CORRA RISCO, CONHEÇA OS PRODUTOS QUÍMICOS ANTES DE MANUSEÁ-LOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÃO CORRA RISCO, CONHEÇA OS PRODUTOS QUÍMICOS ANTES DE MANUSEÁ-LOS."— Transcrição da apresentação:

1 NÃO CORRA RISCO, CONHEÇA OS PRODUTOS QUÍMICOS ANTES DE MANUSEÁ-LOS.
Treinamento de Produtos Químicos xxxx de fevereiro de 2006 NÃO CORRA RISCO, CONHEÇA OS PRODUTOS QUÍMICOS ANTES DE MANUSEÁ-LOS.

2 O QUE É FISPQ? Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR

3 OBJETIVO Apresentar informações sobre os cuidados na operação, transporte e manuseio dos produtos químicos existentes na Empresa.

4 INTRODUÇÃO A FISPQ foi criada para fornecer informações sobre vários aspectos dos produtos químicos (substância ou preparados) quanto à proteção, à segurança, à saúde e meio ambiente. Em alguns países, essa ficha é chamada Material Safety Data Sheet, MSDS.

5 RESPONSABILIDADES Fornecedor:
Manter a FISPQ sempre atualizada e tornar disponível ao usuário/receptor a edição mais recente. Usuários: Agir de acordo com uma avaliação de risco, tomando as medidas de precaução necessárias, e as recomendações relevantes das FISPQs.

6 RESPONSABILIDADES Gerencial:
Prover listas atualizadas (inventário) dos produtos químicos em uso nos processos industriais. Garantir que novos produtos/amostras de produtos químicos de usos diversos que forem entrar na CIA sejam submetidos previamente à aprovação do Laboratório Químico/ Segurança.

7 PROCEDIMENTO PARA FISPQ
Laboratório Químico: Providenciar a FISPQ para os produtos químicos Produtos químicos de usos diversos: As áreas de uso dos produtos devem conter as FISPQ que devem estar disponíveis aos colaboradores e contratados nas áreas de trabalho.

8 VIAS DE PENETRAÇÃO DOS PRODUTOS QUÍMICOS NO CORPO HUMANO:
Respiratória - atingem as vias aéreas superiores podendo atingir os pulmões (gases, vapores, poeiras, fumaças, etc.) Cutânea - Há vários grupos que penetram pelos poros fixando-se no tecido adiposo subcutâneo, podendo atingir a circulação sangüínea. Digestiva - os casos encontrados são de manifestação dentária, da mucosa, tubo digestivo e fígado. Certos hábitos tais como roer as unhas ou limpá-las com os dentes são as principais causas de ingestão de substâncias químicas.

9 1-ESTOCAGEM DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
Estocar em área bem ventilada protegida de extremos de temperatura e fontes de ignição Assegurar que as substâncias químicas não serão manipuladas por pessoas não autorizadas Inspecionar o estoque de tempos em tempos e retirar as substâncias em deterioração (prazo de validade vencida)

10 1-ESTOCAGEM DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (Cont....)
Dividir o estoque quanto a classificação das substâncias para reduzir riscos (Ex.: inflamáveis, etc.) Não fumar onde substâncias químicas estão estocadas Transportar com cuidado embalagens com resíduos perigosos

11 2- MANUSEIO Ler o rótulo antes de abrir a embalagem
Verificar se a substância é realmente aquela desejada Considerar o perigo de reações entre as substâncias químicas e utilizar equipamentos e roupas de proteção apropriada Abrir a embalagem em área ventilada

12 2- MANUSEIO Cont... Tomar o cuidado durante a manipulação e uso de substâncias químicas: evitar a inalação, contato com a pele e olhos e ingestão Fechar bem a embalagem após a utilização Não comer, beber ou fumar enquanto estiver manuseando substâncias químicas

13 2- MANUSEIO Cont... Lavar as mãos e áreas expostas regularmente, trocando as roupas contaminadas Em caso de vazamento do produto, isolar a área e acionar o ramal 6600 Procurar atendimento médico imediatamente, se afetado por substâncias químicas, utilizando as técnicas de primeiros socorros apropriadas até a chegada do médico.

14 3- CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Usar devidamente os EPI’s necessários para a manipulação dos produtos Lavar bem os EPI’s (luvas, óculos de segurança avental, botas, etc.) antes de retirá-los, pois pode ocorrer contaminação da pele. Lembre-se, sua segurança depende de VOCÊ!

15 4- MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS
Em caso de inalação: remover a vítima da área contaminada para um local mais ventilado. Se necessário acionar a Brigada de Primeiros Socorros Em caso de ingestão: se a vítima estiver consciente encaminhá-la ao Ambulatório Médico. Se a vítima estiver inconsciente acionar a Brigada de Primeiros Socorros Em caso de contato com a pele: remover a vítima para um chuveiro de emergência e retirar as roupas contaminadas. Lavar as partes atingidas com água e sabão. Não colocar qualquer medicamento ou produto químico. Encaminhar a vítima ao Ambulatório Médico ou ao Hospital.

16 4- MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORRROS CONT.
Em caso de contato com os olhos: remover as lentes de contato, se for o caso. Lavar os olhos no lava-olhos imediatamente com grande quantidade de água fresca e limpa por pelo menos 15 minutos. Não colocar qualquer medicamento ou produto químico. EM TODOS OS CASOS CITADOS PROCURAR ASSISTÊNCIA MÉDICA IMEDIATAMENTE

17 5- INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE
Transportar somente produtos químicos identificados (com rótulos) Observar as recomendações para transporte de peso Usar os EPI’s apropriados

18 6- MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO
Abandonar a área imediatamente Desativar todas as fontes de ignição (faíscas ) Ventilar a área ao máximo Permitir somente o acesso de pessoas especializadas com equipamentos de proteção adequados (botas, luvas, avental de PVC, óculos de segurança e proteção respiratória) Pequenos vazamentos devem ser absorvidos em papel toalha ou outro material absorvente

19 6- MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO
Em grandes vazamentos ou derramamentos, conter o produto em diques. Se não houver diques, circundar o produto com areia ou terra. Transferir para recipiente apropriado e identificado

20 FIQUE ATENTO Nas informações que possam ser importantes do ponto de vista da segurança, saúde e meio ambiente Classificações e recomendações que deverão ser colocadas no rótulo Restrições ao produto químico Em caso de dúvidas, consultar a Ficha de Segurança dos produtos químicos existentes em seu setor.

21 F.I.S.P.Q. SEGURANÇA , SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRODUTO Nome comercial:
INTEROX H 2 O Nome técnico: Peróxido de Hidrogênio soluções aquosas nº de risco: 58 nº da ONU: 2014 Características Líquido incolor e límpido Odor picante característico Corrosivo Agente Oxidante Não é inflamável

22 Aplicação No alvejamento da lona Função Alvejante / oxidante Setor: Tinturaria Cuidados no m a nuseio Evitar vazamentos Evitar exposição ao calor e materiais combustíveis e inflamáveis Em caso de incêndio, usar somente água Pode incendiar materiais combustíveis (papel, madeira, graxas, óleo combustível, etc) É compatível com vidro, porcelana, PVC, polietileno, aço inox e alumínio de alto grau de pureza É INCOMPATÍVEL com álcalis, ácidos concentrados, substâncias redutoras e oxidantes, sais de metais pesados, poeira, cinzas, ferrugem, tecidos e papéis. Ferro, cobre, níquel, titânio, chumbo, ma n - ganês, cromo, prata, zinco e suas ligas, borracha n tural e sintética Saúde Sendo um produto corrosivo, pode provocar irrit ções e queimaduras químicas dolorosas

23 Em altas concentrações pode afetar o meio ambiente, Meio ambiente principalmente os cursos d’água, porém após decomposição i (diluído), não deixa resíduos poluentes Protetor facial, luvas de PVC e óculos de segurança EPI’s obrigatórios Devem ser instalados chuveiro de emergência e lava-olhos nas proximidades dos locais de manuseio do produto Pele: remover a roupa contaminada, de preferência sob ducha, e lavar as partes atingidas com água Procedimento de corrente em abundância primeiros Olhos: lavar com água corrente por pelo menos 15 socorros minutos. Procurar um oftalmologista Ingestão: beber água em abundância. Procurar assistência médica Isolar a área próxima do veículo Procedimento em Manter os curiosos afastados caso Estancar o vazamento, tomando cuidado quanto à de derramamento proteção individual e diluindo com grande ou vazamento quantidade i de água Não descarregar o produto onde existam materiais combustíveis ou inflamáveis

24 CLASSES DE PRODUTOS QUÍMICOS
Todos os produtos químicos são divididos em classes:  Inflamáveis (Solventes)  Corrosivos  Tóxicos  Ácidos  Alcalinos  Irritantes  Oxidantes A mistura de produtos de classes diferentes pode ocasionar reações químicas indesejáveis!

25 CUIDADO INFLAMÁVEIS EDS MANTER LONGE DE FONTES DE CALOR E FAÍSCAS Utilizar os EPI’s adequados (o não uso pode ocasionar irritações na pele, olhos e mucosas) EVITAR CONTATO COM OUTRAS CLASSES DE PRODUTOS (RISCO DE INCÊNDIO / EXPLOSÃO)

26 CUIDADO CORROSIVO EDS EVITAR CONTATO COM MEIO AMBIENTE. Utilizar os EPI’s adequados (o contato pode ocasionar queimaduras na pele e olhos; pode ser nocivo se inalado) SE EM CONTATO COM FOGO, EMITE GASES NOCIVOS E/OU VENENOSOS.

27 EVITAR MISTURA COM OUTROS PRODUTOS, PRINCIPALMENTE SODAS E ÁCIDOS.
CUIDADO OXIDANTE EDS CUIDADO, PODE INCENDIAR MATERIAIS COMBUSTÍVEIS (Papel, madeira, óleos, graxas, etc.) Utilizar os EPI’s adequados (o contato pode ocasionar queimaduras GRAVES e dolorosas na pele e irritações). EVITAR MISTURA COM OUTROS PRODUTOS, PRINCIPALMENTE SODAS E ÁCIDOS.

28 CUIDADO TÓXICO EDS EVITAR VAZAMENTO/ CONTATO COM O MEIO AMBIENTE. Utilizar os EPI’s adequados (a inalação, ingestão ou contato com a pele pode causar ferimentos graves ou morte. Os efeitos do contato ou inalação podem não ser imediatos). EVITAR MISTURA COM OUTROS PRODUTOS.

29 CUIDADO ÁCIDO EDS EVITAR VAZAMENTO/ CONTATO COM O MEIO AMBIENTE. Utilizar os EPI’s adequados (o contato com a pele pode ocasionar queimaduras e irritações). EVITAR MISTURA COM OUTROS PRODUTOS.

30 CUIDADO ALCALINOS EDS EVITAR VAZAMENTO/ CONTATO COM O MEIO AMBIENTE. Utilizar os EPI’s adequados (o contato com a pele pode ocasionar queimaduras e irritações). EVITAR MISTURA COM ÁCIDOS, PERÓXIDOS, ETC.

31 Utilizar os EPI’s adequados
IRRITANTES Todos os produtos químicos são irritantes para pele, olhos e mucosas, dependendo da sensibilidade de cada um. Utilizar os EPI’s adequados

32 COMO MANIPULAR PRODUTOS QUÍMICOS EM CASA

33 COMO MANIPULAR PRODUTOS QUÍMICOS EM CASA
Na tentativa de deixar a casa tinindo de limpa, muitas donas de casa ou donos de casa cometem erros que podem ser fatais. Um deles é a mistura de produtos com fórmulas diferentes que produz uma nova substância química. Alguns exemplos mais comuns:

34 COMO MANIPULAR PRODUTOS QUÍMICOS EM CASA (CONT.)
ÁGUA SANITÁRIA X AMÔNIA: produz o gás cloro-amônia, extremamente irritante e explosivo (pode queimar o rosto e a córnea). Ao ser inalado, provoca danos na traquéia e brônquios. Pode ser fatal para quem já tem problemas respiratórios

35 COMO MANIPULAR PRODUTOS QUÍMICOS EM CASA (CONT. )
INSETICIDA X INSETICIDA: a mistura de dois ou mais inseticidas de fato aumenta o poder de fogo desses produtos contra os insetos - e contra os humanos e animais domésticos também, podendo causar convulsões, parada cardíaca e morte. Aliás, o uso freqüente e contínuo de apenas um inseticida a longo prazo pode causar leucemias

36 COMO MANIPULAR PRODUTOS QUÍMICOS EM CASA (CONT. )
SODA CÁUSTICA X ÁCIDOS: a soda cáustica dos desentupidores de pia por si só já é corrosiva. Misturada com ácidos, além de tornar-se ainda mais irritante, pode provocar uma explosão DESINFETANTES X DESINFETANTES: o uso de dois desinfetantes com bases químicas diferentes (petróleo, creolina, formol ou fenol) gera gases perigosos. Só para se ter uma idéia, a mistura fenol com creolina, quando usada em ambiente fechado, provoca catarata.

37 COMO MANIPULAR PRODUTOS QUÍMICOS EM CASA (CONT. )
ATITUDES QUE PARECEM INOCENTES, MAS...

38 COMO MANIPULAR PRODUTOS QUÍMICOS EM CASA (CONT. )
Usar produtos indevidos: cada tipo de limpeza requer um produto específico. O uso de lustra móveis para limpar o interior de geladeiras e microondas é um erro comum e perigoso: os hidrocarbonetos presentes na fórmula são cancerígenos e acabam se incorporando nos alimentos Usar e abusar do QUEROSENE: ele libera gases que com o tempo, podem provocar leucemia.

39 Nunca esquecer de ob ser var: Em caso de dúvidas, consulte a FISPQ
RECAPITULANDO... Nunca esquecer de ob ser var: 1 - RÓTULO (Identificação) 2 - SUA SEGURANÇA 3 - FORMA DE TRANSPORTE Em caso de dúvidas, consulte a FISPQ

40 LEMBRE-SE químicos em seu setor. Você é responsável pelos produtos
Cuide para que as regras sejam cumpridas! Dessa forma você estará garantindo a SUA segurança e de seus colegas de trabalho.


Carregar ppt "NÃO CORRA RISCO, CONHEÇA OS PRODUTOS QUÍMICOS ANTES DE MANUSEÁ-LOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google