A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hidrografia dos países em desenvolvimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hidrografia dos países em desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 Hidrografia dos países em desenvolvimento

2 Rios tipos de drenagem O curso do rio define seu tipo de drenagem: Endorréica: O rio corre para dentro do continente. Causa a concentração de sais. (Mar de Aral, Exorréica: O rio corre para fora do continente. Arréica: O rio não possui uma direção certa, simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração. (Existem rios que desaparecem no meio do deserto) Criptorréica: Caracterizada por rios subterrâneos, como em áreas calcárias(grutas).

3 Rios de clima árido e semiáridos
Em função da ausência de chuvas nas áreas áridas e semiáridas a maioria dos rios são intermitentes, ou seja, secam na estiagem. Existem rios que mesmo atravessando áreas áridas se mantêm perenes em função das áreas onde a pluviosidade é suficiente para abastecê-los. Como os rios São Francisco no Brasil e Nilo na África.

4 Rios

5 Rios em áreas tropicais
São rios perenes por se localizarem em áreas onde as chuvas são abundantes. Nas áreas equatoriais encontramos os rios com os maiores volumes de água do planeta como o rio Amazonas e o rio Congo. Nas áreas tropicais onde há alternância entre estações chuvosa e seca os rios apresentam menor volume de água durante uma época do ano. Essa dinâmica também ocorre em rios de regime nival como por exemplo. Hoang Ho (Amarelo) Yang Tsé-Kiang (Azul) e Si-Kiang (Vermelho) na China. Estes rios favorecem a prática da agricultura (irrigação e regime de cheias com a fertilização natural) Rios sagrados Rios Ganges (Índia); tigres e Eufrates (Oriente Médio) Jordão (Israel) Rios de áreas frias Congelam durante o inverno.

6 LAGOS LAGO TITICACA – FRONTEIRA DA BOLÍVIA COM O PERU A 3812 METROS DE ALTITUDE É CONSIDERADO O MAIS ALTO DO MUNDO. LAGO MARACAIBO – VENEZUELA DESTACA-SE PELA SUA UTILIZAÇÃO PARA A NAVEGAÇÃO E POR SE LOCALIZAR EM ÁREA DE EXTRAÇÃO DE PETREÓLEO. LAGO GATÚN – Panamá. É um lago artificial na passagem marítima entre os oceanos Atlâncico e Pacífico no canal do Panamá. Lagos africanos – Tanganica e Malavi. Lagos de origem tectônica. Lago Vitória e Chade. Lagos asiáticos- Baikal se destaca pela extensão e volume de água.

7 PARTES DE UM RIO


Carregar ppt "Hidrografia dos países em desenvolvimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google