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TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

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Apresentação em tema: "TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO"— Transcrição da apresentação:

1 TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Profa. Ms. Luciene de Andrade Bianchi Lopes Aula Inaugural do Curso de Pós-Graduação Gestão de Agronegócios: Citricultura e Indústria Canavieira Bebedouro, 25 de março de 2008.

2 AGRONEGÓCIO 1957 (USA); Décadas de 50/60 (França);
É a somatória das atividades de produção e distribuição de suprimentos agrícolas; operações de produção nas unidades agropecuárias; armazenamento; processamento e distribuição de produtos agrícolas e derivados.

3 IMPORTÂNCIA DO AGRONEGÓCIO NACIONAL

4 PIB DO AGRONEGÓCIO: PARTICIPAÇÃO POR SEGMENTOS

5 AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

6 OS 10 MAIORES PROBLEMAS PARA A HUMANIDADE NOS PRÓXIMOS 50 ANOS

7 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS
Mudanças nas demandas: sabor, qualidade, rastreabilidade, saúde, meio ambiente e produtos orgânicos; Tendências demográficas: 1960 a 1990 • Redução da fome em 20%; • Crescimento na produção de alimentos em 1.000%; • Crescimentos no consumo per capita em 25%.

8 DEMANDA MUNDIAL POR ALIMENTOS

9 EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA E RURAL NO MUNDO
Fonte: ONU (2006)

10 PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA NA POPULAÇÃO TOTAL
Fonte: ONU (2006)

11 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS
Renda Crescimento da economia mundial para os próximos 10 anos: 3% a.a.; - Países desenvolvidos: 2,4%; - Países em desenvolvimento: 4,6%. Tecnologia Meio ambiente: sustentabilidade; mudanças climáticas e práticas conservacionistas; Biotecnologia.

12 MUDANÇAS NO PADRÃO DE CONSUMO
Fonte: Rabobank Ásia (2005)

13 PRODUÇÃO DOS PRINCIPAIS SEGMENTOS DA AGRICULTURA BRASILEIRA

14 EXPORTAÇÕES AGRÍCOLAS BRASILEIRAS
Fonte: MDIC (2007)

15 BRASIL NO RANKING MUNDIAL
Fonte: USDA (2007)

16 EXPORTAÇÕES AGRÍCOLAS DO BRASIL POR DESTINO
Fonte: SECEX-MDIC (2007)

17 BALANÇA COMERCIAL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Fonte: MAPA (2007)

18 TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
CITRICULTURA TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS

19 PRODUÇÃO DO SUCO DE LARANJA EM 2005

20 EXPORTAÇÃO MUNDIAL DE SUCO DE LARANJA EM 2005

21 DESTINO DO SUCO DE LARANJA BRASILEIRO EM 2005

22 PRODUÇÃO DE CITRUS NO ESTADO DE SÃO PAULO E NA FLÓRIDA

23 PRODUÇÃO DE LARANJAS NOS ESTADOS UNIDOS

24 CITROS NO ESTADO DE SÃO PAULO (PRODUTORES X PLANTAS)
Nota: Exclui produção própria das indústrias. Fonte: PENSA (2006)

25 DESAFIOS Contrato padrão de longo prazo entre indústrias e produtores, com regras mais transparentes e auto-regulamentadas; Formas de pagamento (sólido solúvel); Implementar sistema de controle de qualidade; Irrigação; Investimento em pesquisa e novas tecnologias (reestruturar Fundecitrus); Disponibilização de recursos financeiros; Criar um Sistema de Inteligência da Citricultura Brasileira (geração e divulgação de dados confiáveis de produção e comercialização de citros).

26 TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
INDÚSTRIA CANAVIEIRA TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS

27 SÉCULO XXI: O INÍCIO DE UMA NOVA ERA

28 POTENCIAL BRASILEIRO

29 MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

30 CANA-DE-AÇÚCAR

31 AÇÚCAR

32 ETANOL

33

34 PRODUTIVIDADE E CUSTO DE PRODUÇÃO DE ETANOL

35 INVESTIMENTOS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DA CANA-DE-AÇÚCAR

36 POTENCIAL PARA EXPANSÃO DA PRODUÇÃO

37 CANA: TENDÊNCIAS Fonte: IEA (2007)

38 TENDÊNCIAS NO SETOR DA CANA-DE-AÇÚCAR
Expansão dos biocombustíveis no mundo por pressão dos consumidores e interesse dos governos; Impactos na agricultura podem ser expressivos em decorrência da competição global entre os 4 Fs (Food X Feed X Fiber X Fuel) em um contexto de forte expansão da demanda mundial; Brasil é o país que tem melhores condições de expandir biocombustíveis sem afetar o preço de alimentos e rações através da incorporação de novas tecnologias agrícolas e industriais; Oscilações no mercado de açúcar, petróleo e álcool continuarão provocando prejuízos cíclicos para empresas tradicionais menos eficientes. Prejuízos para novos entrantes não profissionais.

39 TENDÊNCIAS AGRONEGÓCIO ATÉ 2012
Continuada importância do agronegócio para o país; Nova dinâmica do desenvolvimento rural; Crescimento do mercado interno; Reconfiguração profissional do agronegócio nacional; Desenvolvimento de novas matrizes energéticas; Aumento da competitividade internacional da agricultura brasileira; Participação do Brasil como ator importante na transferência de tecnologia para outros países; Fortalecimento da política de exportação, ocupação de novos mercados e ampliação da pauta de produtos exportados.

40 Contato: bianchilopes@uol.com.br
OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Contato:


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