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TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Profa. Ms. Luciene de Andrade Bianchi Lopes Aula Inaugural do Curso de Pós-Graduação Gestão de Agronegócios: Citricultura e Indústria Canavieira Bebedouro, 25 de março de 2008.
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AGRONEGÓCIO 1957 (USA); Décadas de 50/60 (França);
É a somatória das atividades de produção e distribuição de suprimentos agrícolas; operações de produção nas unidades agropecuárias; armazenamento; processamento e distribuição de produtos agrícolas e derivados.
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IMPORTÂNCIA DO AGRONEGÓCIO NACIONAL
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PIB DO AGRONEGÓCIO: PARTICIPAÇÃO POR SEGMENTOS
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AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
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OS 10 MAIORES PROBLEMAS PARA A HUMANIDADE NOS PRÓXIMOS 50 ANOS
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PRINCIPAIS TENDÊNCIAS
Mudanças nas demandas: sabor, qualidade, rastreabilidade, saúde, meio ambiente e produtos orgânicos; Tendências demográficas: 1960 a 1990 • Redução da fome em 20%; • Crescimento na produção de alimentos em 1.000%; • Crescimentos no consumo per capita em 25%.
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DEMANDA MUNDIAL POR ALIMENTOS
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EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA E RURAL NO MUNDO
Fonte: ONU (2006)
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PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA NA POPULAÇÃO TOTAL
Fonte: ONU (2006)
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PRINCIPAIS TENDÊNCIAS
Renda Crescimento da economia mundial para os próximos 10 anos: 3% a.a.; - Países desenvolvidos: 2,4%; - Países em desenvolvimento: 4,6%. Tecnologia Meio ambiente: sustentabilidade; mudanças climáticas e práticas conservacionistas; Biotecnologia.
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MUDANÇAS NO PADRÃO DE CONSUMO
Fonte: Rabobank Ásia (2005)
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PRODUÇÃO DOS PRINCIPAIS SEGMENTOS DA AGRICULTURA BRASILEIRA
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EXPORTAÇÕES AGRÍCOLAS BRASILEIRAS
Fonte: MDIC (2007)
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BRASIL NO RANKING MUNDIAL
Fonte: USDA (2007)
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EXPORTAÇÕES AGRÍCOLAS DO BRASIL POR DESTINO
Fonte: SECEX-MDIC (2007)
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BALANÇA COMERCIAL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Fonte: MAPA (2007)
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TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
CITRICULTURA TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
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PRODUÇÃO DO SUCO DE LARANJA EM 2005
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EXPORTAÇÃO MUNDIAL DE SUCO DE LARANJA EM 2005
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DESTINO DO SUCO DE LARANJA BRASILEIRO EM 2005
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PRODUÇÃO DE CITRUS NO ESTADO DE SÃO PAULO E NA FLÓRIDA
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PRODUÇÃO DE LARANJAS NOS ESTADOS UNIDOS
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CITROS NO ESTADO DE SÃO PAULO (PRODUTORES X PLANTAS)
Nota: Exclui produção própria das indústrias. Fonte: PENSA (2006)
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DESAFIOS Contrato padrão de longo prazo entre indústrias e produtores, com regras mais transparentes e auto-regulamentadas; Formas de pagamento (sólido solúvel); Implementar sistema de controle de qualidade; Irrigação; Investimento em pesquisa e novas tecnologias (reestruturar Fundecitrus); Disponibilização de recursos financeiros; Criar um Sistema de Inteligência da Citricultura Brasileira (geração e divulgação de dados confiáveis de produção e comercialização de citros).
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TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
INDÚSTRIA CANAVIEIRA TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
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SÉCULO XXI: O INÍCIO DE UMA NOVA ERA
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POTENCIAL BRASILEIRO
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MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA
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CANA-DE-AÇÚCAR
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AÇÚCAR
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ETANOL
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PRODUTIVIDADE E CUSTO DE PRODUÇÃO DE ETANOL
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INVESTIMENTOS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DA CANA-DE-AÇÚCAR
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POTENCIAL PARA EXPANSÃO DA PRODUÇÃO
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CANA: TENDÊNCIAS Fonte: IEA (2007)
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TENDÊNCIAS NO SETOR DA CANA-DE-AÇÚCAR
Expansão dos biocombustíveis no mundo por pressão dos consumidores e interesse dos governos; Impactos na agricultura podem ser expressivos em decorrência da competição global entre os 4 Fs (Food X Feed X Fiber X Fuel) em um contexto de forte expansão da demanda mundial; Brasil é o país que tem melhores condições de expandir biocombustíveis sem afetar o preço de alimentos e rações através da incorporação de novas tecnologias agrícolas e industriais; Oscilações no mercado de açúcar, petróleo e álcool continuarão provocando prejuízos cíclicos para empresas tradicionais menos eficientes. Prejuízos para novos entrantes não profissionais.
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TENDÊNCIAS AGRONEGÓCIO ATÉ 2012
Continuada importância do agronegócio para o país; Nova dinâmica do desenvolvimento rural; Crescimento do mercado interno; Reconfiguração profissional do agronegócio nacional; Desenvolvimento de novas matrizes energéticas; Aumento da competitividade internacional da agricultura brasileira; Participação do Brasil como ator importante na transferência de tecnologia para outros países; Fortalecimento da política de exportação, ocupação de novos mercados e ampliação da pauta de produtos exportados.
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Contato: bianchilopes@uol.com.br
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