Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuana Fortunato Sousa Alterado mais de 9 anos atrás
1
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS
2
Definição de EAD no decreto anterior Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto- aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação.
3
Definição de EAD proposta no novo decreto (5622/2005) caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
4
Regulamentação DECRETOS Decreto 5622/2005: regulamentação da EAD em todos os seus níveis (alterado pelo Dec. 6303/2007) Decreto N.º 5.773/2006: regulamentação das ações de avaliação, regulação e supervisão
5
Regulamentação PORTARIAS Portaria 01/2007: ciclo avaliativo do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior Portaria 02/2007: dispõe sobre os procedimentos de regulação e avaliação da educação superior na modalidade a distância. Portaria 40/2007: institui o sistema e-MEC Portaria 10/2009: Fixa critérios para dispensa de avaliação in loco
6
Regulação da EAD Cursos Livres Credenciamento da instituição Ensino Básico Educação Profissional Educação Superior Cursos Seqüenciais Graduação Pós-Graduação Autorização e reconhecimento de cursos Sistema Federal Sistemas Estaduais
7
Papel da regulação Barreiras de entrada no sistema Mecanismos de exclusão do sistema
8
Política de qualificação Mecanismos de avaliação “Asseguramento” da qualidade Relação com a regulação e com a supervisão
9
Desafios a serem enfrentados O problema da territorialidade Pode haver limites? Riscos e perspectivas O problema da qualidade da aprendizagem O problema do controle da qualidade Competências Parâmetros O contexto internacional
10
Planeja Ministra Orienta Avalia Professor Tutor ? ? ? Qual a diferença entre a atuação do tutor e a do professor? Tutor Orientador Acadêmico Professor-Tutor Diferentes concepções Diferentes soluções
11
Universidade – Educação a Distância Hoje Educação a Distância e Tecnologias estão profundamente imbricadas Educação Superior a Distância é ainda novidade no Brasil Governo Federal define como estratégico investir em educação a distância no sistema público
12
Abrindo caminhos Tecnologias de comunicação Uso das tecnologias na sala de aula Extensão universitária 20% no ensino presencial
13
Educação superior no Brasil
14
Subversão de conceitos.. Abrangência Geográfica Limites da territorialidade Fronteiras Unidade da Federação Sistema de ensino Presencialidade – Virtualidade Regras de carga horária Duração de eventos; Padronização de cargas temporais; Sincronicidade;
15
Regulação e Supervisão em EAD Ensino Superior – A SEED tem competência para: Credenciamento para EAD – todas as IES Credenciamento de pólos regionais – todas as IES Autorização de cursos de Faculdades Reconhecimento de cursos – todas IES do sistema federal Supervisão de cursos – todas IES do sistema federal Novos marcos para regulação de EAD no Brasil: Referenciais de qualidade para EAD Instrumentos para o credenciamento de instituições e pólos de EAD, autorização e reconhecimento de cursos adequados às portarias 1, 2 e 40.
16
Competências – Ed. Superior Credenciamento para EAD – Sistema Federal Necessidade de credenciar polos e autorizar, pelo menos, um curso superior Autorizações e reconhecimentos de cursos nos respectivos sistemas de ensino
17
Organização Institucional para EAD
18
Oferta de graduação na modalidade a distância Corpo Social Professores Coordenadores (de pólo e IES) Tutores (presenciais e a distância)
19
Modelo comum: INST. CREDENCIADA SEDE POLO – EAD (1) POLO – EAD (2) POLO – EAD (3) POLO – EAD (n) ok CONVÊNIOS
20
Irregularidades e problemas: INST. CREDENCIADA SEDE POLO – EAD (1) POLO – EAD (2) POLO – EAD (3) POLO – EAD (n) ok CONVÊNIOS: Espúrios Terceirização Condicionais Não ok
21
Pressuposto: No Brasil, EAD não é educação 100% virtual Necessário: Material didático de qualidade, impresso, em vídeo e no computador. Trata-se de uma educação superior com momentos presenciais obrigatórios em polos de apoio presencial: Laboratórios didáticos de física, biologia, etc... Laboratório(s) de informática em rede; Biblioteca com bom acervo; Salas de tutoria; Salas de estudo em grupo, etc...
22
Interação permanente nos estudos: Presencial nos polos: Tutoria Presencial nos polos; Laboratórios didáticos nos polos; Tutoria a distância, pelo 0800 e pela plataforma virtual: Interação assíncrona, Forum, Chat, etc... Material didático em meio digital; Informações e troca de material, etc... Exames presenciais nos polos.
23
Referenciais de Qualidade para EAD Dimensões importantes (i) Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem; (ii) Sistemas de Comunicação; (iii) Material didático; (iv) Avaliação; (v) Equipe multidisciplinar; (vi) Infra-estrutura de apoio; (vii) Gestão Acadêmico-Administrativa; (viii) Sustentabilidade financeira.
24
Cursos a Distância Podem ter qualidade? Que cursos podem ser a distância? O que pode ser a distância em cada curso? Ganhos e perdas em cursos a distância Quem pode ser aluno de curso a distância
25
A EAD e o SINAES O curso é avaliado pela sua finalidade e não pela sua modalidade. Desafios da avaliação Pólos Barrigas-de-Aluguel Corpo docente Tutoria
26
Educação a Distância perspectivas Uso das tecnologias como oportunidade de aperfeiçoamento pedagógico Educação a distância como uma demanda dos alunos e da comunidade Fim da distinção entre ensino presencial e a distância
27
Obrigado!
28
Regulação é realizada por atos administrativos autorizativos (credenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento) do funcionamento de instituições e de cursos
29
Supervisão tem o fim de zelar pela conformidade da oferta de educação no sistema de ensino com a legislação aplicável
30
Avaliação constitui referencial básico para os processos de regulação e supervisão da educação, a fim de promover a melhoria de sua qualidade
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.