A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de sistemas operacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de sistemas operacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de sistemas operacionais
Aula 07 Estrutura de diretórios Linux Diretórios de usuários Prof. Esp. Diovani Milhorim

2 Diretórios de usuários
Por padrão, em sistemas linux os usuários (com exceção do root) tem um diretório de trabalho de uso restrito. Todos os diretórios de usuários são hierarquicamente localizados abaixo do diretório /home. O usuário root possui um diretório de trabalho fora da hierarquia do diretório /home. Este diretório se situa abaixo da raiz do sistema de arquivos, sendo denominado de /root.

3 Diretórios de usuários
Encontramos no diretório de cada usuário os seguintes arquivos ocultos relacionados com o processo de início de sessão do usuário: ~/.bash_profile ~/.bash_login ~/.profile Quando o sistema é disponibilizado através de um shell que requer login (nome e senha), o bash procura estes arquivos em seqüência e executa os comandos contidos, caso existam. obs: O sinal “.” colocado no início do nome do arquivo o torna oculto para o sistema. O sinal “~” indica o diretório do usuário.

4 Diretórios de usuários
Encontramos também no diretório do usuário o arquivo .bash_logout, onde se colocam os comandos que se deseja executar quando o usuário finaliza sua sessão no sistema. Existe ainda o arquivo ~/bashrc em que são colocados os comandos que devem ser executados ao se disponibilizar um shell sem login ao usuário.

5 Diretórios de usuários
Figura 01 : arquivos típicos de diretório de usuário

6 Diretórios de usuários
Encontramos também no diretório de usuário o arquivo oculto ./bash_history onde estão armazenados os últimos comandos digitados pelo usuário. Por padrão, são armazenados os últimos 500 comandos digitados numa mesma sessão e isto é controlado pela variável de shell $HISTSIZE. Se for necessário modificar esse limite, modifique o valor da variável. veja o comando: #echo $HISTSIZE

7 Diretórios de usuários
Sempre que uma sessão de terminal é encerrada, o histórico (que durante a sessão fica somenta na memória) é gravado em disco, no arquivo ~/.bash_history. Alguns comandos úteis e relacionados: $ history -c => Limpa histórico da memória $ history -w => Grava histórico no arquivo ~/.bash_history

8 Diretórios de usuários
Existe a possibilidade de se criar usuários sem diretório no sistema de arquivo utilizando o comando adduser. Exemplo: #adduser –-no-create-home usuario Podemos também criar um usuário com diretório já existente. Isto é útil para fazer com que vários usuários compartilhem um mesmo diretório. exemplo: #adduser –d publico usuario

9 Diretórios de usuários
Segurança. Cada usuário tem direito de escrita apenas em seu diretório home, ou seja, não é possível escrever em arquivos pertencentes a outros usuários e nem mesmo gravar novos arquivos em outras pastas. O usuário root é uma exceção à regra. Por ser administrador do sistema tem acesso a todos diretórios e arquivos do sistema.

10 Diretórios de usuários
Exercício: 1) Aumente o número de comandos do histórico de todos os usuários do sistema para o número 1000. Faça que esta mudança seja permanente.

11 Diretórios de usuários
Exercício: 2) Crie uma mensagem de boas-vindas que deverá ser exibida apenas ao seu usuário quando este fizer o login e não apareça a outros usuários.

12 Diretórios de usuários
Exercício: 3) Crie três usuários (ana, jose e jonas) que tenham em comum o diretório home /home/publico.

13 Diretórios de usuários
Exercício: 4) Crie o usuário visitante sem diretório home e configure o sistema de forma que ao se logar este usuário receba a mensagem de que sua conta é uma “conta restrita”.


Carregar ppt "Administração de sistemas operacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google