A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 640 a 609 a.C) Estudo 06.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 640 a 609 a.C) Estudo 06."— Transcrição da apresentação:

1 Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 640 a 609 a.C) Estudo 06

2 Neste domingo passamos ao livro do quarto profeta dos chamados “menores” nesta nossa segunda etapa.
Depois de termos visto os livros de Miquéias, Naum e Habacuque, fazemos hoje o estudo do profeta Sofonias com seus 3 capítulos.

3 A genealogia de 1,1 é extraordinariamente completa, comparada com a dos outros profetas: por ela remonta-se até Ezequias, que poderia ser o rei de Judá que governou de 727 a 698 a.C.. Se assim fosse, Sofonias seria de ascendência real. Mas esta identificação não é segura. As referências a Jerusalém e o conhecimento que revela das diversas partes da cidade (1,10-11) parecem confirmar que o profeta era de Judá e atuou em Jerusalém durante o reinado de Josias ( a.C.).

4 A reforma que Josias vai empreender, ao descobrir o Livro da Lei (622 a.C.), teve principalmente em vista o plano religioso e, nessa altura, deve ter sofrido a influência da pregação de Sofonias que viveu por esta época (2 Rs 22). Tudo isto faz supor que a sua atividade se tenha desenvolvido entre 640 e 630, alertando o reino, o rei, e o próprio sacerdote Hilquias, para a necessidade das reformas.

5 No reinado de Josias, Judá estava sujeito à Assíria havia quase um século, quando Acaz pediu ajuda a aquele reino contra Damasco e a Samaria, em 734 a.C. Durante o longo reinado de Manassés ( ), o jugo assírio pesou sobre Judá e as influências estrangeiras penetraram em todo o lado, tanto nos costumes como nas práticas religiosas. Em 2 Rs é narrada a introdução de cultos estrangeiros: reconstrução dos lugares altos, altares a Baal, prática de adivinhação e magia e outros cultos idolátricos.

6 Quando o rei Josias subiu ao trono, Judá necessitava de uma série de reformas, tanto no plano social e político como no plano religioso. Sofonias deve ter dado um impulso a estas reformas, pois denuncia a situação de calamidade espiritual e moral em que vinha se arrastando o reino de Judá.

7 Um povo que confia no Senhor
Estudo 06 Um povo que confia no Senhor Texto bíblico Sofonias 1 a 3 Texto áureo Sofonias 3.9,12 “Pois então darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, e o sirvam com o mesmo espírito... Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do Senhor ”

8 O livro de Sofonias pode dividir-se em três seções:
I. O «Dia do Senhor» em Judá ( ), um dia de juízo universal, que afeta principalmente Judá. II. Profecias contra as nações (2.4-3,8), vizinhas de Judá, e contra Jerusalém (3.1-8). III. Promessa de restauração (3.9-20). É uma mensagem de alegria pela presença do Senhor em Jerusalém e pelo «resto de um povo pobre e humilde» (3.12), salvo por Ele. Israel Egito Judá Pelo menos em quatro aspectos ele aponta para os males de Israel e faz um alerta e um apelo

9 A introdução de costumes
Primeira acusação: A introdução de costumes estrangeiros (1.8): “E no dia do sacrifício do Senhor, castigarei os oficiais, e os filhos do rei, e todos os que se vestem de trajes estrangeiros.”

10 O sincretismo religioso
Segunda acusação: O sincretismo religioso (1.4-5): “E estenderei a minha mão contra Judá, e contra todos os habitantes de Jerusalém; e exterminarei deste lugar o resto de Baal, e os nomes dos sacerdotes de ídolos, juntamente com os sacerdotes e os que sobem os telhados, adoram o exército dos céus, e aqueles adoradores que juram ao Senhr, e juram por Milcom”

11 A violência dos poderosos (1.9.12; 3,3):
Terceira acusação: A violência dos poderosos (1.9.12; 3,3): “Castigarei também naquele dia, todos aqueles que saltam sobre o umbral, que enchem de violência e de dolo a casa do seu senhor... Castigarei os homens que se embrutecem com o vinho, que dizem no seu coração: o Senhor não faz o bem nem faz o mal... Os seus oficiais são leões rugidores, no meio dela, os seus juízes são lobos da tarde, que nada deixam para o dia seguinte.”

12 A infidelidade da classe religiosa, profetas e sacerdotes
Quarta acusação: A infidelidade da classe religiosa, profetas e sacerdotes (3.3-4). “Os seus profetas são levianos, homens aleivosos, os seus sacerdotes profanam o santuário, e fazem violência à lei

13 O nome Sofonias significa "o Senhor o escondeu".
Quinta palavra; Um alerta e um apelo: O nome Sofonias significa "o Senhor o escondeu". O propósito do livro é a ameaça severa ao seu povo sobre a aproximação do dia do Senhor, e o apelo ao arrependimento, endereçado ao remanescente de Israel (Sf. 2.3 – ver ao lado). "O dia do Senhor", é descrito 18 vezes no livro como um dia de julgamento Sf 1.2,3; 7-16,18; 3.20. ”Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor”

14 Versículos em destaques no livro de Sofonias:
1.4,6 – E estenderei a minha mão... Contra os que deixam de seguir ao Senhor, e aos que não buscam ao Senhor, nem perguntam por ele.. 1.7 – Cala-te diante do Senhor Deus, porque o Dia do Senhor está perto; pois o Senhor tem preparado um sacrifício, e tem santificado os seus convidados. 3.14 – Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila ó Israel; regojiza-te e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém. 2.14 – Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar. O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, rgozijar-se-á em ti, com júbilo.

15 1.Você tem resistido à invasão do pecado em nosso viver?
Conclusão 1.Você tem resistido à invasão do pecado em nosso viver? 2.Você tem medo do “dia do Senhor”? 3. Para você, o que significa este dia? 4.Dia de horror ou dia de louvor? 5. Você está preparado para quando este dia chegar? 6. E os seus amigos e parentes? Estão preparados?...


Carregar ppt "Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 640 a 609 a.C) Estudo 06."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google