A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pré-História: os primeiros povos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pré-História: os primeiros povos"— Transcrição da apresentação:

1 Pré-História: os primeiros povos

2 Austrolopithecus africanus
Em 1924, Raymond Dart descobriu, na África do Sul, um fóssil primata que ficou conhecido como Australopithecus (que significa "macaco do sul"). As análises provaram que não se tratava de ossada de macaco, mas sim de um hominídeo. Estudos posteriores concluíram que se tratava de um ancestral humano com as seguintes características: bípede de postura semi-ereta, altura entre 1 m e 1,5 m, mãos livres que lhes permitia usar objetos (pedras, madeira) para melhor defender-se e sobreviver (WIKIPÉDIA, 2012). Fonte:

3 Biface – machado de mão Um biface é um instrumento lítico pré-histórico que caracteriza, sobretudo, o período Acheulense (etapa da Idade da Pedra), embora tenha uma cronologia muito mais longa (tendo-se também datado no Paleolítico Médio e ainda com posterioridade). O seu nome vem de que o modelo arquetípico seria uma peça de talhe, geralmente, bifacial (ou seja, com duas faces), de morfologia amendoada e tendente à simetria segundo um eixo longitudinal e segundo um plano de esmagamento. Os bifaces mais comuns têm a base arredondada e terminam em ponta, o qual confere a sua forma tão representativa, que se acrescenta ao talhe bifacial que cobre ambas as caras, total ou parcialmente (WIKIPÉDIA, 2012a). Fonte:

4 Artefatos do período Neolítico
O Neolítico caracteriza-se essencialmente pelo surgimento da pedra polida, que era usada em machados e outros instrumentos. Técnicas como a cerâmica, a tecelagem, cestaria, moagem, a descoberta da roda e a tração animal mostram os grandes progressos técnicos que se observaram neste período. isto se chama progressos técnicos (WIKIPÉDIA, 2012b). Fonte:

5 Referências Bibliográficas
WIKIPÉDIA. Pré-história. Disponível em < Acesso em 13 de fev WIKIPÉDIA. Biface. Disponível em < Acesso em 13 de fev. De 2012a. WIKIPÉDIA. Biface. Disponível em < Acesso em 13 de fev. De 2012b. Imagens da capa:


Carregar ppt "Pré-História: os primeiros povos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google